1ª Edição
Porto 18h Português

Reabilitação de Cirurgia Estética

14 Set 2019 - 15 Set 2019

Reabilitação de Cirurgia Estética

O sucesso de uma cirurgia plástica não depende apenas do planeamento cirúrgico

Assim como os profissionais de saúde podem intervir na reabilitação de qualquer outra cirurgia, a cirurgia estética e reconstrutiva não é diferente. Conhecer as principais cirurgias da face e de corpo e a intervenção adequada no pós-cirúrgico é o que te propomos nesta formação.

DESTINATÁRIOS

Fisioterapeutas e estudantes de fisioterapia.

VAGAS

25 formandos

DATAS

14 Set 2019 - 15 Set 2019

LIMITE DE INSCRIÇÃO

13 Set 2019

HORÁRIOS

8h00-19h00

sábado

8h00-17h00

domingo

LOCALIZAÇÃO

Hotel Black Tulip

Avenida da República, nº 2038

4430-195 Vila Nova de Gaia, Porto

COORDENADAS

Latitude: 41,1204304

Longitude: -8,6064404

FORMADOR
Numa cirurgia plástica o corpo é sujeito a uma série de intervenções que lesam os tecidos, principalmente cutâneo e adiposo. É na preparação e reabilitação do tecido sujeito à intervenção, parte essencial do sucesso da cirurgia, que entra a fisioterapia com um papel de destaque.

Na fase pré-cirúrgica, a preparação da pele ao nível da hidratação, elasticidade local dos tecidos e eliminação das toxinas, pode fazer toda a diferença no sucesso do procedimento cirúrgico, potenciando uma recuperação mais rápida e funcional.

No pós-operatório, a análise do atrofismo cutâneo e muscular, do edema, do estágio da cicatrização face ao tipo de cirurgia realizada são parte da avaliação minuciosa que permitirá estabelecer um rigoroso protocolo individualizado para auxiliar na aceleração do processo de reabilitação, na restauração da funcionalidade e na melhora do quadro álgico, ansiedade e edema.

A preparação e/ou recuperação pós-cirúrgica são especialmente indicadas em casos de mamoplastia, abdominoplastia, lipoaspiração, lifting facial, blefaroplastia e cirurgias reconstrutivas.

Ver Mais

Objectivos gerais
- Conhecer as principais cirurgias estéticas
- Compreender os mecanismos de resposta neurofisiológica à lesão tecidular cirúrgica
- Compreender a anatomo-fisiologia dos tecidos tegumentar, fascial, conjuntivo e linfático
- Compreender as alterações associadas à formação de aderências e fibroses
- Conhecer os tipos de cicatrizes e os processos biológicos associados
- Aprender técnicas de terapias manuais: libertação e mobilização tecidular, mobilizações mioarticulares e fasciais e drenagem linfática adaptada
- Saber estruturar e aplicar técnicas de reeducação postural direcionadas às retrações provocadas pelas diferentes cirurgias
- Conhecer os recursos eletrónicos de eletroterapia e fototerapia aplicados ao pré e ao pós-cirúrgico. Compreender a aplicação desses recursos na eliminação de aderências e fibroses
- Enquadrar a cirurgia estética no conjunto holístico que é o paciente, relacionando os seus sintomas e compreendendo os mecanismos de compensação

Ver Mais

1.º Dia
1. Principais cirurgias plásticas
2. Anatomo-fisiologia dos tecidos conjuntivo, tegumentar, fascial e linfático.
3. Lesão tecidular e processo de cicatrização
4. Miofibroblastos e o seu papel na regeneração tecidular.
5. Formação de aderências e fibroses
6. Tipos de cicatrizes e diferenças entre cicatrizes atróficas, hipertróficas e quelóides.
7. Mecanismos neurofisiológicos de resposta tecidular à ação mecânica e térmica da terapia manual - fundamentação teórico-prática.
8. Técnicas de libertação manual aplicadas aos tecidos cicatriciais e adjacentes: Libertação e Mobilização Tecidular; Mobilizações Mioarticulares e Fasciais; Drenagem Linfática Adaptada

2.º Dia
9. Aplicação dos recursos tecnológicos de eletroterapia e fototerapia no pré e no pós-operatório da cirurgia plástica e reconstrutiva - a evidência científica aplicada às técnicas:
- Utrassom
- Laser e led
- Ondas de choque
- Correntes: microcorrente e TENS
- Radiofrequência e endermoterapia
10. A evidência científica da eletroterapia na eliminação de fibroses e aderências cirúrgicas
11. Técnicas de reeducação postural aplicadas à reabilitação da cirurgia estética - tratamento e prevenção de alterações posturais decorrentes das principais intervenções cirúrgicas.
12. Prática clínica: tratamentos de casos reais
13. Raciocínio clínico: compreensão das respostas neurofisiológicas do paciente à cirurgia estética e integração da sua sintomatologia numa abordagem holística
14. Educação do paciente no processo de reabilitação
15. Comunicação entre fisioterapeuta e cirurgião plástico

Ver Mais

Sem informação
Certificado de frequência de formação profissional, de acordo com o decreto 35/2002, de 23 de abril.

Modo de pagamento

Totalidade

100%

na inscrição

Faseado

50%
na inscrição
50%
até 06.09.2019

Notas

Inclui documentação de apoio + certificado + coffee-break (água, café e chá)

Neide Costa

Licenciada em Fisioterapia (CESPU), com master académico em terapias manuais e em análise biomecânica do movimento. Actualmente a frequentar doutoramento em Ciências Biológicas aplicadas à Saúde (CESPU). Fundadora, directora técnica e fisioterapeuta no grupo Clínica do Corpo. Encontra na fisioterapia dermatofuncional e na intervenção no pré e pós-operatório de cirurgia plástica e reconstrutiva a sua paixão profissional, sendo estas as suas áreas de especialização clínica. Na Master é a coordenadora científica e uma das formadoras do Master em Saúde Estética Avançada. Convidada frequente em programas televisivos, nos quais comenta temas da sua área de intervenção.

Leila Marques

Licenciada em Fisioterapia (ESSVS) e mestranda em Fisioterapia Dermatofuncional pela Escola Superior de Saúde do Politécnico do Porto. A par da sua formação académica, cumula uma extensa formação complementar em dermatofuncional, cosmetologia e tecnologias médico-estéticas. Além do seu exercício profissional em clínica privada, é ainda formadora na área da electroterapia médico-estética. Foi palestrante no 1.º e 3.º Congresso Ibero-americano de Fisioterapia Dermatofuncional, em Portugal.

Ver Mais

1. Vais torna-te um profissional mais completo e com maior capacidade para avaliar e correlacionar as disfunções do teu utente.
2. Vais preparar-te para as novas demandas do mercado. Em particular, nos pós-operatórios de cirurgia estética, os utentes não se importam de investir, para garantirem optimização de resultados.
CERTIFICAÇÕES E APOIOS
Certificado 1 - Master Science Lab

Formação Complementar

240€
Rocktape Functional Movement Taping - FMT 1 E 2

FORMADOR Luís Ribeiro

Homologação IPDJ (3.2 UC). Taping neuromuscular. Fáscia. Controlo postural. Cadeias musculares. Dor. Edemas. Cicatrizes. Movement Screening. Power e Performance Taping

1254€

Método Pold de Terapia Manual

30 Out - 13 Dez 2020 90h Porto

Método Pold de Terapia Manual

FORMADOR Ricardo Amorim, Juan López Díaz

C/ criador do Método POLD + 1.º instrutor europeu do International POLD Institute. Técnicas cutâneas, sub-cutâneas, fasciais, musculares e articulares.

Newsletter Fica a saber tudo para seres cada vez melhor. Regista-te aqui!