1ª Edição
Porto 12h Português

Neoplasias malignas: papel preventivo e terapêutico do exercício físico regular

13 Jul 2019 - 14 Jul 2019

Neoplasias malignas: papel preventivo e terapêutico do exercício físico regular

Investimento

89€

ATÉ 13 DE MAIO

Cancro e exercício: o que revela a mais recente evidência científica?

Dados epidemiológicos revelam que a actividade física regular ou o treino físico têm um papel preventivo no aparecimento de diferentes tipos de neoplasias malignas, entre as quais se contam as da mama, do cólon e recto, da próstata, do pulmão e as gastroesofágicas, entre outras. Neste curso, José Alberto Duarte, reputado médico e professor catedrático da FADEUP, apresentará as evidências científicas que suportam estes conceitos/juízos, com exemplos de programas de treino para aplicação clínica, e analisará as situações onde o exercício físico, considerando o quadro clínico, poderá trazer mais desvantagens para o utente.

DESTINATÁRIOS

Fisioterapeutas, osteopatas, enfermeiros, médicos, profissionais do exercício (tb. estudantes)

VAGAS

50 formandos

DATAS

13 Jul 2019 - 14 Jul 2019

LIMITE DE INSCRIÇÃO

10 Jun 2019

HORÁRIOS

9h00-18h00

sábado

9h00-13h00

domingo

LOCALIZAÇÃO

Campus Académico - Jean Piaget

Alameda Jean Piaget

4405-678 Gulpilhares, Porto

COORDENADAS

Latitude: 0

Longitude: 0

FORMADOR

Portugal

José Alberto Duarte

Exercício

Médico e professor catedrático na FADEUP

José Alberto Duarte - Master Science Lab
Durante um longo período de tempo, as recomendações para utentes com cancro centraram-se em propostas de repouso e evicção de esforço físico.

Dados epidemiológicos revelam que a actividade física regular ou o treino físico têm um papel preventivo no aparecimento de diferentes tipos de neoplasias malignas, entre as quais se contam as da mama, do cólon e recto, da próstata, do pulmão e as gastroesofágicas, entre outras.

Para além desta prevenção primária, nos indivíduos que desenvolvem neoplasias, o exercício/actividade física regular possuem ainda uma acção modeladora favorável na sua evolução clínica, diminuindo não só a progressão tumoral e a sintomatologia, mas também a ocorrência de complicações, de recorrências e a taxa de mortalidade específica.

A ocorrência e/ou a severidade da caquexia também estão mais atenuadas nos doentes fisicamente activos, com um aumento da tolerância aos efeitos colaterais dos quimioterápicos ou da terapia radiológica e/ou cirúrgica.

Neste curso, José Alberto Duarte, reputado médico e professor catedrático da FADEUP, apresentará as evidências científicas que suportam estes conceitos/juízos, com exemplos de programas de treino para aplicação clínica, e analisará as situações onde o exercício físico, considerando o quadro clínico, poderá trazer mais desvantagens para o utente.

Ver Mais

- Fornecer evidências científicas sobre a interacção, e respectivos mecanismos subjacentes, entre neoplasias malignas e actividade física/exercício físico regular.
1. Neoplasias: da histologia à clínica
1.1. Carcinogénese
1.2. Classificação tumoral e estadiamento
1.3. Diagnóstico e tratamento
2. Exercício físico e neoplasias: mecanismos de interacção
2.1. Dados epidemiológicos e experimentais
2.2. Microambiente tumoral
3. Caquexia neoplásica: efeito do exercício físico regular
3.1. Quadro clínico e implicações terapêuticas
3.2. Fisiopatologia e vias de sinalização
3.3. Efeito preventivo e terapêutico do exercício regular
4. Influência do exercício regular na toxicidade dos agentes terapêuticos
4.1. Toxicidade dos agentes terapêuticos
4.2. Efeito preventivo vs. terapêutico do exercício físico regular
4.3. Mecanismos de proteção pelo exercício
Sem informação
Certificado de frequência de formação profissional, de acordo com o decreto 35/2002, de 23 de abril.

Formação homologada pelo Instituto do Desporto e Juventude (IDP, I. P) para efeitos da renovação de cédula (PROCAFD/TEF e DT) com 2.4 Unidades de Crédito Presenciais.

Modo de pagamento

Totalidade

100%

na inscrição

Faseado

50%
na inscrição
50%
até 05.07.2019

Notas

Inclui coffee-break (água, chá e café) + certificado + 2.4 UC (PROCAFD/TEF e DT)

José Alberto Duarte

Médico e professor catedrático na FADEUP desde 2003. Publicou 217 artigos em revistas especializadas e 94 trabalhos em actas de eventos. Orientou 16 teses de doutoramento e co-orientou 9 nas áreas de Medicina Básica e Medicina Clínica. É editor de revistas internacionais conceituadas: Journal of Sports Medicine (IJSM) e Archives of Exercise in Health and Disease (AEHD). Membro do Conselho Editorial da European Review of Aging and Physical Activity (Springer). Membro do Conselho Editorial da "Revista Andaluza de Medicina del Deporte" (Elsevier). Membro do Conselho Editorial do Journal of the Sports Medicine Association of Greece. Membro do Conselho Editorial do Jornal Português de Ciências do Desporto.

Ver Mais

1. Ficarás actualizado quanto às mais recentes guidelines sobre a prescrição de actividade física regular em utentes com neoplasias malignas, enquanto coadjuvante terapêutico durante as fases de quimioterapia/radioterapia e potenciador da função aeróbia/muscular e da qualidade de vida.
2. Vais compreender o impacto do exercício em três grandes sistemas: cardiovascular, muscular e ósseo.
3. Vais compreender que o exercício físico, supervisionado e controlado na intensidade, pode diminuir a pró-inflamação tumoral.
4. Vais conhecer os mecanismos inerentes ao papel preventivo e terapêutico da actividade física/exercício físico regular no aparecimento/evolução das neoplasias malignas.
4. Estarás preparado para conceber propostas de treino físico ajustados a pacientes acometidos com neoplasias malignas.
CERTIFICAÇÕES E APOIOS
Certificado 1 - Master Science Lab
Certificado 2 - Master Science Lab

Formação Complementar

FORMADOR José Alberto Duarte, Filipa Kendall

Homologação IPDJ (3.2 UC). Síndromes obstrutiva e restritiva. Função pulmonar: provas e avaliação. Reabilitação respiratória. Prescrição do exercício.

65€
Exercício físico e diabetes mellitus

FORMADOR José Alberto Duarte

Homologação IPDJ (1.6 UC). Efeito do treino no controlo glicémico. Pilares terapêuticos. Papel do exercício clínico: preventivo e terapêutico.

FORMADOR José Alberto Duarte

Homologação IPDJ (2.4 UC). Miopatia do exercício. Adaptações agudas ao exercício. Reparação muscular esquelética. Alterações fenotípicas.

Newsletter Fica a saber tudo para seres cada vez melhor. Regista-te aqui!