1ª Edição
Porto 2h Sem informação de idioma

Força, Mobilidade e a Metodologia REP

03 Fev 2018

Força, Mobilidade e a Metodologia REP

Lançamento do Artigo Paradigma Inflexível – Perspectiva acerca do Treino da Flexibilidade

A conferência gratuita Força, Mobilidade e a Metodologia REP fará o lançamento da mais recente revisão narrativa de João Moscão ? contando como colaboradores José Afonso Neves (PhD) e José Vilaça-Alves (PhD).

DESTINATÁRIOS

Técnicos de Exercício Físico, nomeadamente quem preste Treino Personalizado. Terapeutas que trabalhem com Treino com Resistências. Estudantes finalistas da Licenciatura em Ciências do Desporto, Educação Física ou Fisioterapia.

VAGAS

0 formandos

DATAS

03 Fev 2018

LIMITE DE INSCRIÇÃO

01 Jan 2018

HORÁRIOS

Sem informações
LOCALIZAÇÃO

Hotel Black Tulip

Avenida da República, nº 2038

4430-195 Vila Nova de Gaia, Porto

COORDENADAS

Latitude: 41,1204304

Longitude: -8,6064404

FORMADOR

Portugal

João Moscão

Exercício

Criador e formador do REP

João Moscão - Master Science Lab
A capacidade motora designada de flexibilidade é uma componente importante do movimento humano. Contudo, a forma de desenvolvimento desta capacidade não tem sido consensual, principalmente no que respeita às causas da sua pouca expressividade. A diminuída flexibilidade tem sido atribuída à falta de extensibilidade muscular antagonista.

Não obstante, a utilidade do alongamento do tipo passivo estático, com o objectivo do aumento da amplitude do movimento articular (entre outros objectivos), tem sido colocada em causa.

Esta conferência terá, assim, a finalidade de efectuar uma reflexão crítica sobre esta problemática tendo como base o raciocínio lógico e a revisão da literatura científica.

Será dada ênfase aos efeitos do treino da flexibilidade: nos níveis de força, na prevenção de lesões, no desempenho desportivo e na estrutura e função muscular.

Será, igualmente, efectuada uma reflexão sobre o efeito das diferentes técnicas de treino da flexibilidade, tais como a facilitação neuromuscular proprioceptiva (PNF) e a dinâmica, e serão abordados os efeitos do treino com resistências na flexibilidade e na capacidade de produzir força.

A segunda parte da palestra será dedicada à apresentação da visão metodológica do autor, João Moscão, relativamente à melhor forma de avaliar, melhorar e treinar a mobilidade ? no que concerne à disponibilidade neuro-músculo-articular ? temas abordados no seu mais recente curso Resistance Exercise Performance (REP), pela Master.

Será dado a conhecer o fundamento por trás do raciocínio de avaliação da mobilidade, bem como a via mais segura para a sua restituição e estimulação ? tendo em conta somente técnicas voluntárias, sem manipulação.

Em suma, o João Moscão deixará patente a preponderância da força, como primordial e essencial à mobilidade humana, como gerador e modulador da qualidade do movimento.

Por fim, fará ainda uma breve apresentação da estrutura e conteúdos do REP, dando a conhecer como estão abordados os temas do artigo.

Próxima edição da certificação Resistance Exercise Performance (REP) - Março | Lisboa

Ver Mais

1. Lançar a última versão do artigo Paradigma Inflexível ? Perspectiva acerca do treino da flexibilidade (Moscão, Neves, Vilaça-Alves, 2018).
2. Dar a conhecer os fundamentos metodológicos da avaliação, melhoria e treino da disponibilidade neuro-músculo-articular.
3. Apresentar o curso Resistance Exercise Performance (REP).
1.ª parte - Flexibilidade e Alongamento, Mobilidade e Força.
2.ª parte - Melhorar realmente a Mobilidade com a Metodologia REP.
Sem informação
Certificado de presença, em formato digital, emitido pela Master.

Modo de pagamento

Notas

Participação gratuita, mas com inscrição obrigatória.

João Moscão

Actualmente é o criador e formador do programa de ensino profissional Resistance Exercise Performance – REP. Iniciou actividade como treinador particular em 2005, tendo sido coordenador e consultor técnico de vários health clubs em Lisboa. É formador profissional desde 2011, tendo sido um dos fundadores da EXS Exercise School, onde foi formador e Director Pedagógico durante 4 anos. Foi representante para Portugal, entre 2014 e 2017, da escola de treino internacional Resistance Training Specialist (RTS®). Dedica o seu estudo à mobilidade em exercício, bem como às ciências da anatomia e fisiologia do sistema neuro-músculo-articular aplicadas ao exercício com resistências, temas sobre os quais tem palestrado em diversos eventos internacionais de exercício.

Ver Mais

Sem informação
CERTIFICAÇÕES E APOIOS
Certificado 1 - Master Science Lab

Newsletter Fica a saber tudo para seres cada vez melhor. Regista-te aqui!