1ª Edição
Braga 30h Sem informação de idioma

Osteopatia nas Cervicalgias e Cervicobraquialgias

11 Mar 2016 - 13 Mar 2016

Osteopatia nas Cervicalgias e Cervicobraquialgias

Osteopatia nas Cervicalgias e Cervicobraquialgias

Abordagem articular, muscular, neural e postural | Relação entre ATM/oclusão e cervical | Vertigens | Suturas cranianas | Cervicobraquialgia | Certificado internacional

DESTINATÁRIOS

Fisioterapeutas, Osteopatas e Quiropatas (tb. Estudantes)

VAGAS

0 formandos

DATAS

11 Mar 2016 - 13 Mar 2016

LIMITE DE INSCRIÇÃO

11 Fev 2016

HORÁRIOS

Sem informações
LOCALIZAÇÃO

Ginásio Flexgym

Rua dos Barbosas 119

4715-086 Braga, Braga

COORDENADAS

Latitude: 0

Longitude: 0

A dor cervical é regra persistente, muito limitativa e infelizmente muitas vezes torna-se crónica. Para realizar um tratamento eficaz é vital identificar a origem da disfunção. Não é mais possível que o profissional esteja continuamente centrado apenas num conjunto de sintomas, desvalorizando perguntas tão elementares como ?porque dói? Porque é que o músculo elevador da omoplata tem necessidade de estar contracturado? Porque é que os músculos escalenos se encontram tão rígidos??. É definitivamente urgente ir ao encontro da causa da disfunção, para que os quadros de dor cervical crónica diminuam. Assim, eis uma formação específica para responder às várias questões e dúvidas associadas às disfunções do complexo crânio-cervical. Serão fornecidas ferramentas muito eficazes para o exame clínico, diagnóstico diferencial e tratamento das patologias cervicais, baseando-se na adequada compreensão da anatomia, biomecânica e dos mecanismos que originam a dor.´ É imprescindível estabelecer uma visão global da avaliação e tratamento, tendo em conta o sistema muscular, articular e neural, assim como a relação da coluna cervical com as estruturas adjacentes (crânio, ATM e coluna torácica) e a postura. Utilizando as técnicas mais eficazes de cada método, será possível solucionar estas patologias de forma segura e eficaz. É portanto proposto um curso acessível com uma abordagem estruturada, simples e baseada na melhor evidência disponível, centrada no desenvolvimento de competências manuais a nível da avaliação e intervenção que permitam aos formandos desenvolver não só a sua manualidade como também o raciocínio clínico e o seu espírito crítico face aos problemas, ciência e mitos que existem nesta área.

Ver Mais

Objectivos gerais 1. Desenvolver conhecimento teórico a nível da avaliação subjectiva. 2. Desenvolver estratégias de exame objectivo tendo como base a avaliação subjectiva. 3. Desenvolver competências manuais a nível da avaliação e intervenção nas patologias da coluna cervical. Objectivos especificos 1. Entender a biomecânica articular normal e patológica 2. Conhecer a fisiopatologia cervical para possibilitar um correcto raciocínio clínico 3. Rever a anatomia palpatória para reforçar as habilidades manuais, permitindo uma avaliação eficiente 4. Aprender os testes clínicos que permitem identificar a disfunção que está na base da patologia cervical 5. Compreender as discopatias e as alterações neurais associadas 6. Usar as técnicas manuais mais eficazes para o tratamento e resolução da disfunção 7. Saber delinear um plano de intervenção adaptado à especificifdade da patologia 8. Ter uma visão global atendendo aos factores articulares, musculares, neurais e posturais

Ver Mais

Todos os conteúdos leccionados obedecem a padrões definidos pelo European Osteophatic Project de Itália - Anatomia e fisiologia da coluna cervical (T) - Biomecânica vertebral da coluna cervical (T) - Anatomia palpatória da coluna cervical (T-P) - As lesões osteopáticas da coluna cervical, fisiopatologia clínica e diagnóstico diferencial (T-P) - Leões simples (com curvatura normal e verticalizada) - Lesões complexas (compromisso discal, mielopatias) - Testes de avaliação e tratamento das lesões de coluna cervical - Lesões simples - Lesões complexas - Integração do tratamento de coluna cervical com trabalho das colunas de pressão (T-P) - Vertigens de origem cervical, fisiopatologia, clínica e tratamento (T-P) - Nevralgias, cervicobraquiais de origem osteopática (nevralgias de Arnold, enxaquecas músculo tensivas, braquialgias) (T-P) - Nevralgias cervicobraquiais de origem discal (T-P) - Mielopatias cervicais (síndrome do canal estreito) (T-P) - Referência às suturas cranianas e a importância do tratamento da ATM e dentes (T-P)

Ver Mais

Sem informação
Sem informação

Modo de pagamento

Totalidade

100%

na inscrição

Faseado

50%
na inscrição
50%
até 04.03.2016
Sem informação
1. Conseguir realizar um diagnóstico diferencial dos pacientes portadores de cervicalgia e/ou cervicobraquialgia, e excluir patologias que não são de interesse osteopático e os casos com indicação cirúrgica; 2. Realização de uma eficaz anamnese e avaliação clínica; 3. Saber como recorrer ao diagnóstico por imagem na avaliação clínica e para definição do processo terapêutico; 4. Conhecer como intervir com uma estratégia de tratamento global, segundo os princípios da mecânica vertebral numa visão holística; 5. Obterá um conhecimento minucioso e científico sobre uma patologia multifatorial que afecta uma percentagem elevada de indivíduos; 6. Ficará dotado de ferramentas para ultrapassar eficazmente as difíceis cervicalgias e cervicobraqualgias; 7. Terá como professor o prestigiado osteopata e docente do European Osteopatic Project, Dr. Massimo Lombardozzi; 8. Receberá um certificado internacional pela Associazione Italiana per la Divulgazione delle Cultura Osteopatica e um certificado de formação profissional emitido pela MASTER®.

Ver Mais

Newsletter Fica a saber tudo para seres cada vez melhor. Regista-te aqui!