1ª Edição
Porto 2h30 Sem informação de idioma

A charneira obstétrica cervical (C0-C3)

23 Fev 2017

A charneira obstétrica cervical (C0-C3)

A charneira obstétrica cervical (C0-C3)

Propina 10€ (dedutível curso Osteopatia Pediátrica). C/ Marco Mastrillo (Itália). Vertebras cervicais C0-C3: fundamentais nas dinâmicas do parto. Lesões intra-ósseas. Disfunções em lateralidade vertebral.

DESTINATÁRIOS

Fisioterapeutas, Médicos, Osteopatas e Quiropatas (tb. Estudantes)

VAGAS

0 formandos

DATAS

23 Fev 2017

LIMITE DE INSCRIÇÃO

23 Jan 2017

HORÁRIOS

Sem informações
LOCALIZAÇÃO

Campus Académico - Jean Piaget

Alameda Jean Piaget

4405-678 Gulpilhares, Porto

COORDENADAS

Latitude: 0

Longitude: 0

(Propina dedutível na inscrição no curso de Osteopatia Pediátrica, a decorrer em Março 2017, no Porto - Mais info aqui.) Nesta MasterClass, Marco Mastrillo falará da charneira obstétrica, uma zona de elevado interesse médico. A atenção será dada às 3 primeiras vértebras cervicais, fundamentais nas dinâmicas do parto, sobretudo na saída do feto, pelo canal uterino, pela capacidade de acomodação da cervical alta. As vertebras cervicais C0-C3 apresentam, inúmeras vezes, disfunções de vários tipos (flexão, extensão, inclinação lateral) e podem ser causa de disfunções à distância, por exemplo nos côndilos occipitais, uma vez que a vértebra Atlas é mais forte e resistente do que os côndilos e pode causar lesões intraósseas que perturbam a dinâmica da cervical alta, ou seja alteram a dinâmica dos movimentos que permitem a flexão e rotação cervical e afectam a zona de passagem de artérias fundamentais, nervos cranianos e músculos, sendo, por isso, interessante trabalhar o osso occipital e C1. Lesões intraósseas ou disfunções em lateralidade vertebral podem permanecer na charneira obstétrica e criar compensações no corpo da paciente. Abordar-se-á, por isso, os distúrbios posturais, digestivos e cranianos e haverá demonstração, pelo formador, de técnicas meníngeas, articulares e intraósseas, que utiliza regularmente em todas as faixas etárias. Esta MasterClass vai ser propedêutica ao curso de Osteopatia Pediátrica, a decorrer no próximo mês de Março, uma vez que abordará uma das zonas mais importantes do corpo humano ? a charneira obstétrica -, sobretudo a nível pediátrico, porque além de melhorar a saúde do recém-nascido, um bom trabalho neste âmbito poderá desempenhar uma função preventiva (ex: está demostrado que um torcicolo no recém-nascido poderá originar uma escoliose na adolescência).

Ver Mais

Sem informação
- Anatomia e fisiologia C0-C3 - Palpação e Teste C0-C3 - Mecanismos lesionais no parto - Disfunções específicas C0-C3 - Técnicas C0-C3 - Pensamento osteopático
Sem informação
Sem informação

Modo de pagamento

Totalidade

100%

na inscrição

Faseado

50%
na inscrição
50%
até 17.02.2017
Sem informação
1. Conhecer técnicas osteopáticas para avaliar e tratar as principais disfunções da C0-C3. 2. Conhecer a anatomia e a fisiologia da charneira obstétrica. 3. Conhecer uma abordagem clínica à distância, por intermédio de nervos cranianos, meninges e fluidos.

Newsletter Fica a saber tudo para seres cada vez melhor. Regista-te aqui!