2ª Edição
Porto 18h Sem informação de idioma

Terapia Manual Desportiva - Casos Clínicos

01 Jul 2017 - 02 Jul 2017

Terapia Manual Desportiva - Casos Clínicos

Terapia Manual Desportiva - Casos Clínicos

C/ Juan Muro Zabaleta - FT. Selecção Nacional de Futebol (Espanha). Ênfase no raciocínio clínico. Estudo de 12 casos clínicos frequentes. Cadeias lesionais. Lesões musculares, tendinosas e articulares.

DESTINATÁRIOS

Fisioterapeutas (tb. estudantes finalistas)

VAGAS

0 formandos

DATAS

01 Jul 2017 - 02 Jul 2017

LIMITE DE INSCRIÇÃO

01 Jun 2017

HORÁRIOS

Sem informações
LOCALIZAÇÃO

Hotel Black Tulip

Avenida da República, nº 2038

4430-195 Vila Nova de Gaia, Porto

COORDENADAS

Latitude: 41,1204304

Longitude: -8,6064404

(Propina dedutível na inscrição no curso Master em Fisioterapia Desportiva, a decorrer em Novembro 2017, no Porto - Mais info aqui.) A fisioterapia desportiva engloba principalmente a restauração das estruturas músculo-esqueléticas traumatizadas e a sua eficácia determina o grau e o sucesso da futura performance desportiva. Assim, é de suma importância que o fisioterapeuta contacte antecipadamente com diferentes tipos de lesões causadas a partir de práticas desportivas, para que saiba definir um programa de reabilitação sustentado numa avaliação credível e em técnicas apropriadas à lesão que acomete o atleta. Além do mais, as lesões sofridas durante a competição são, em geral, produzidas em circunstâncias inerentes ao desporto que pratica. Deste modo, o atleta poderá ficar exposto a um traumatismo recidivante similar, o que torna mais provável uma nova lesão. Este potencial para sofrer uma nova lesão justifica a necessidade de um tratamento fisioterapêutico exaustivo e completo. Juan Muro Zabaleta, prestigiado fisioterapeuta espanhol e dos profissionais mais requisitados pelos maiores desportistas da actualidade, considera fundamental esta experiência prévia, bem como uma boa combinação de diferentes tipos de técnicas, para a máxima eficácia do tratamento clínico. Por este motivo, estruturou a presente formação, de modo a oferecer o seu ponto de vista, fruto da sua extensa experiência e dos diferentes casos clínicos que tem acompanhado, para que os formandos possam ter acesso a uma base teórico-prática consistente, que os permita solucionar, com eficácia, as principais lesões desportivas do aparelho locomotor. Em suma, o curso que agora se apresenta visa dotar os fisioterapeutas de conhecimentos anatómicos e biomecânicos, sob o ponto de vista da lesão, bem como de um conjunto de técnicas necessárias para realizar um tratamento integral das lesões desportivas. A aprendizagem estará baseada na análise e discussão de casos clínicos reais, de modo a preparar o formando a aplicar o conhecimento adquirido em protocolos de tratamento de lesões desportivas. Com estes conceitos Juan Muro Zabaleta quer ainda estabelecer bases para a actuação do ?sioterapeuta dentro do balneário de uma equipa desportiva. Conceitos que, por vezes, passam despercebidos, mas que são de vital importância para o tratamento e recuperação do atleta.

Ver Mais

Objectivos: 1. Conhecer a visão global da lesão e do mecanismo lesional. 2. Conhecer os procedimentos básicos para realizar um correcto raciocinio clínico. 3. Conhecer as bases para a actuação do fisioterapeuta dentro do balneário. 4. Conhecer o âmbito de actuação de outros profissionais da equipa técnica no balneário e a sua relação com o fisioterapeuta. 5. Conhecer as competências de terapia manual exigidas para o desenvolvimento profissional do fisioterapeuta.
Caso clínico 1: Pubalgia - Relação entre a lesão da coxo-femoral e pubalgia - Técnicas manuais e instrumentais de mobilização da coxo-femoral, entre as quais "técnica de descoaptação manual segundo o eixo do colo femoral" Caso clínico 2: Tendinopatia bilateral do bíceps femoral - Obter uma visão abrangente do atleta e da estratégia clínica a aplicar com segurança e eficácia - Técnica de mobilização manual da apófises espinhosas lombares com fim diagnóstico e terapêutico Caso clínico 3: Patologia somatovisceral - Relação entre lesões desportivas e disfunção somato-visceral - Perceber a importância do músculo iliopsoas - Prática da técnica de normalização funcional do cólon descendente e sigmóide Caso clínico 4: Lesão do recto femoral anterior - Estruturas anatómicas com relação biomecânica com o músculo recto femoral do quadricípite - Protocolo de prevenção da lesão do recto femoral - Técnica manual de libertação activa do músculo iliopsoas Caso clínico 5: Lesão meniscal - Técnicas de mobilização do joelho - Técnica de libertação do menisco medial Caso clínico 6: Lesão do médio-társica - Prática da técnica de ligadura de controlo do arco plantar interno (nas suas duas versões, incluindo e excluindo a articulação do tornozelo) Caso clínico 7: Nervo ciático e extremidade inferior - Reconhecer as estruturas anatómicas na região glútea por palpação manual - Técnica de alongamento/mobilização neuromeníngea do nervo ciático Caso clínico 8: Lesão do ombro - Técnica de tracção e inibição muscular para a parte clavicular do músculo peitoral maior" e técnica de libertação activa do mesmo músculo Caso clínico 9: Disfunção da articulação sacroilíaca - Técnica de manipulação directa para tratamento de uma disfunção ílio-sacral posterior e técnica dos tecidos moles para reduzir a tensão sobre os ligamentos sacro-ilíacos Caso clínico 10: Lombalgia do futebolista - Reduzir a hipermobilidade do nível L5-S1 - Técnicas manuais passivas de mobilidade global e analítica para a coluna toracolombar Caso clínico 11: Tendinopatia rotuliana - Processo fisiopatológico de joelho de saltador, sem considerar apenas a condição patológica do tendão - Técnica de descoaptação articular global - Técnica manual de deslizamento ântero-posterior do tálus - Técnica de mobilização manual passiva sobre a articulação em Chopart Caso clínico 12: Joelho de corredor - Importância do músculo glúteo médio no controlo da estabilidade funcional do membro inferior. - Técnica de mobilização caudal da rótula e técnica manual de descolamento fascial sobre o retináculo externo do joelho

Ver Mais

Sem informação
Sem informação

Modo de pagamento

Totalidade

100%

na inscrição

Faseado

50%
na inscrição
50%
até 23.06.2017
Sem informação
1. Privar com o actual fisioterapeuta principal da selecção nacional de futebol (Equipa A) de Espanha e antigo fisioterapeuta da equipa principal de futebol do Real Madrid C.F durante 19 épocas (1996 - 2015), Juan Muro Zabaleta, um dos profissionais mais requisitados pelos maiores desportistas da actualidade. 2. Todos os casos clínicos são únicos, tendo sido elegidos e desenvolvidos para que o formando adquira um raciocínio clínico adequado. 3. Serão apresentados casos clínicos cujas causas se encontram à distância, o que permite estabelecer diferentes cadeias lesionais, com o objectivo de estabelecer não só um diagnóstico, mas também um tratamento adequado a cada desportista.

Newsletter Fica a saber tudo para seres cada vez melhor. Regista-te aqui!