1ª Edição
Braga 14h Sem informação de idioma

Treino Neuromuscular Reactivo (TNR): Estabilização articular dinâmica na prevenção e reabilitação de disfunções proprioceptivas

25 Out 2014 - 26 Out 2014

Treino Neuromuscular Reactivo (TNR): Estabilização articular dinâmica na prevenção e reabilitação de disfunções proprioceptivas

Treino Neuromuscular Reactivo (TNR): Estabilização articular dinâmica na prevenção e reabilitação de disfunções proprioceptivas

Com docente da MFT e da Thera Band Academy (EUA) e da 1ª pós graduação em fisioterapia no desporto da FMH. Homologação IPDJ

DESTINATÁRIOS

Fisioterapeutas, Médicos, Podologistas, Osteopatas, Professores Educação Física, PT´s, Treinadores (tb. Estudantes)

VAGAS

0 formandos

DATAS

25 Out 2014 - 26 Out 2014

LIMITE DE INSCRIÇÃO

25 Set 2014

HORÁRIOS

Sem informações
LOCALIZAÇÃO

Ginásio Flexgym

Rua dos Barbosas 119

4715-086 Braga, Braga

COORDENADAS

Latitude: 0

Longitude: 0

FORMADOR

Portugal

Celso Silva

Exercício

Docente na 1ª pós graduação em fisioterapia no desporto

Celso Silva - Master Science Lab
Provavelmente nunca antes se falou tanto em prevenção e recuperação de lesões como sucedeu com o Mundial de 2014 no Brasil… Saiba como o interessante conceito de TNR o pode ajudar - Curso com as actualizações científicas mais recentes da internacionalmente reconhecida Thera Band Academy (EUA).

Um pormenor que seguramente marcará a diferença na qualidade do treino de prevenção ou reabilitação, e muitas vezes negligenciado, é o entendimento dos diferentes modos que o SNC possui para integrar toda a informação recebida pelo sistema sensorial.
Existem 3 níveis de integração que obrigatoriamente devem ser trabalhados quando o tema é prevenir ou reabilitar uma disfunção proprioceptiva. São eles a medula espinal, cortéx e tronco cerebral…

O “treino proprioceptivo” tem sido usado com o objectivo de promover estabilidade e coordenação em determinadas articulações, porém é um termo que não tem sido bem explícito ao longo do tempo, sendo necessário introduzir nova nomenclatura que explique de forma coerente o mecanismo fisiológico de todo o processo que engloba este tipo de treino.

Sendo o objectivo primordial promover uma resposta motora para proteger a articulação, utiliza-se o termo “Treino Neuromuscular Reativo (TNR)”, ou “Treino Sensório-Motor”, já que a propriocepção é tão só como uma sensibilidade que será usada para desencadear a resposta neuromuscular. As instabilidades podem ser atribuídas, em parte, a uma deficiência na acção mecânica dos ligamentos e também a uma diminuição da descarga neural necessária para activar a protecção articular.

Em 1995, Prado, J.R. apresentou o termo “Treino de Proteção Articular” para este tipo de treino baseado no reflexo de protecção articular como mecanismo de estabilização articular. Outros autores, tendo em conta que o grande objectivo deste tipo de treino é a estabilização articular dinâmica da articulação, denominam-no de “Treino de Estabilização Articular Dinâmica”.
Independentemente do termo utilizado, existe consenso de que este parece ser o tipo de treino mais utilizado e com mais resultados no trabalho de estabilidade articular, tanto no processo de recuperação funcional de uma lesão como prevenindo futuras recidivas.

O principal objectivo do TNR passa assim pela obtenção de uma estabilização articular dinâmica. Para tal é necessário aumentar a apreciação cognitiva da articulação em relação à sua posição e ao movimento que nela ocorre e promover a co-contracção dos músculos estabilizadores dessa mesma articulação.

Ver Mais

Objectivo geral
Sensibilizar os formandos para a importância da temática e sua aplicação no âmbito desportivo.

Objectivos específicos
1. Estimular os formandos para a utilização do TNR.
2. Sensibilizar os formandos para os benefícios do TNR na reabilitação e prevenção das lesões articulares.
Dia 1
Treino Neuromuscular Reativo (TNR)
– estabilidade estrutural
- estabilidade funcional dinâmica
- estabilidade lombopélvica
- estabilidade nos membros superiores e inferiores (Teoria)
Progressão no TNR (Prática)
Níveis de Integração: medula espinal + cortéx e tronco encefálico (Prática)
TNR membro inferior (Prática)
TNR membro superior (Prática)
Treino Estabilização Articular Dinâmica Lombopélvica - TEAD (Teoria)

Dia 2
TEAD Lombopélvica (Prática)
Avaliação Sensório-Motora (Teoria)
TNR na prevenção de lesões articulares (Teoria)
Elaboração em grupo de um plano de TNR (Prática)
Entrega de Certificados e Encerramento do Curso
Sem informação
Sem informação

Modo de pagamento

Totalidade

100%

na inscrição

Faseado

50%
na inscrição
50%
até 17.10.2014

Celso Silva

Mestre em desporto, saúde e exercício, este fisioterapeuta apresenta um trajecto brilhante na área específica da prevenção e reabilitação de disfunções proprioceptivas. Algo que não passou despercebido a varias instituições de ensino superior. Foi docente na 1ª pós graduação em fisioterapia no desporto e no 1º mestrado em fisioterapia da FMH. É professor no mestrado em fisioterapia e na pós graduaçao em terapias manipulativas e osteopatia da ESTeSL. Aliado a um trajecto de relevo na área desportiva é ainda formador da Thera Band Academy (EUA) e da MFT Academy. Prelector em congressos nacionais e internacionais.

Ver Mais

1. Melhoria do seu raciocínio clínico para que possar planear com rigor um programa de prevenção e ou reabilitação de lesões, sejam ou não de cariz desportivo.
2. Obter informação científica sobre todo o processo inerente às condições que garantem boa estabilidade articular.
3. Conhecer o conceito de TNR e todo o seu potencial de intervenção.
4. Perceber que para prevenir ou reabilitar uma lesão não basta colocar o utente em apoio unipodal e de olhos fechados. É determinante conhecer os 3 níveis de integração do SNC para que este trabalho seja profundamente optimizado.

Newsletter Fica a saber tudo para seres cada vez melhor. Regista-te aqui!