1ª Edição
Braga 28h Sem informação de idioma

TMI Concept: Terapia Manual Integral no Ombro

25 Out 2014 - 26 Out 2014

TMI Concept: Terapia Manual Integral no Ombro

TMI Concept: Terapia Manual Integral no Ombro

C/ co-criador TMI Concept - Prof. Dr. Fermin Valera

DESTINATÁRIOS

Fisioterapeutas, Médicos, Osteopatas e Quiropratas (tb. Estudantes)

VAGAS

0 formandos

DATAS

25 Out 2014 - 26 Out 2014

LIMITE DE INSCRIÇÃO

25 Set 2014

HORÁRIOS

Sem informações
LOCALIZAÇÃO

Ginásio Flexgym

Rua dos Barbosas 119

4715-086 Braga, Braga

COORDENADAS

Latitude: 0

Longitude: 0

FORMADOR

Espanha

Fermin Valera

Procedimentos invasivos

Fisioterapeuta especialista em fisioterapia invasiva e fisioterapia desportiva

Fermin Valera - Master Science Lab
Inovação, rigor científico, tendências atuais e excelente raciocínio clínico, são alguns dos muitos pormenores que encontrará neste curso. Tal como dizia Alfred Einstein “Se procuras resultados distintos não faças sempre o mesmo”. TMI Concept® foi criado e desenvolvido tendo por base a integração do raciocínio clínico enquadrado na Terapia Manual, tendo como foco principal a análise da funcionalidade do individuo - estudo da função articular, miofascial, neural e visceral. Pertinência do TMI Concept® Atualmente, sem dúvida que o fisioterapeuta dispõe de um vasto leque de técnicas de terapia manual. Contudo, será que se conhece realmente a efetividade de cada uma dessas técnicas? Conhecem-se ainda várias baterias de testes ou provas que avaliam parâmetros como a dor, estabilidade, etc… mas conhece-se a sua fiabilidade e validez? De todas as técnicas que o profissional dispõe qual será a mais indicada para um paciente em particular? Que teste vai decidir se de facto se se está perante uma instabilidade da gleno umeral? A formação em TMI Concept® foi organizada por forma a oferecer respostasa muitas das questões com que o fisioterapeuta se confronta diariamente… O curso teórico prático TMI Concept® pretende aprofundar todo o processo de avaliação e diagnóstico de Fisioterapia no Quadrante Superior (articulação do ombro, cotovelo, punho e mão) e no Quadrante Inferior (coxo femoral, joelho, tibio-társica e pé) integrando as técnicas de terapia manual articular, miofascial e neural com as atividades motoras mais efetivas através da melhor evidência científica e clínica.A formação geral TMI Concept® inclui 4 módulos distintos: Módulo A: TMI Concept® Ombro; Módulo B: TMI Concept® Cotovelo, Punho e Mão; Módulo C: TMI Concept® Coxo femoral e Joelho; Módulo D: TMI Concept® Tibio-társica e Pé. O curso que aqui se apresenta,TMI Concept®: Terapia Manual Integral no Complexo Articular Ombro, é de elevado nível, onde não se pretende ensinar nenhum método ou técnica completa, mas sim a integração entre o diagnóstico e a aplicação clínica, aprendendo a utilizar as diferentes ferramentas de que o Fisioterapeuta dispõe, tendo sempre como base a evidência, a experiência do professor e o processo científico. Portanto, é o curso ideal para Fisioterapeutas que: 1. Já possuem conhecimento de várias técnicas e desejam aprofundar a integração clínica das mesmas ou o aperfeiçoamento de determinadas manobras ou aplicações avançadas; 2. Entendem que a acção do Fisioterapeuta deve basear-se na combinação adequada e científica de múltiplas ferramentas em função de um diagnóstico funcional. O que esperar de um docente, que é co-autor do 1º livro da história da fisioterapia, sobre Fisioterapia Invasiva? Cientificidade e rigor absoluto é o que se espera em todas as formações com este docente. A 3ª edição do curso TMI Concept®: Terapia Manual Integral no Ombro não será certamente excepção. Veja a apresentação do livro aqui.

Ver Mais

1. Adquirir conhecimentos avançados sobre as bases neurofisiológicas, fisiopatológicas e biomecânicas no complexo articular do ombro; 2. Adquirir e desenvolver a destreza necessária para aplicar as técnicas de terapia manual avançada de avaliação (diagnóstico em fisioterapia integrando os procedimentos manuais com imagem radiológica) e tratamento articular, miofascial e neural do complexo articular do ombro.
I. Introdução à Terapia Manual do Ombro II. Bases concetuais e relevância clínica dos transtornos músculo-esqueléticos do ombro: - Raciocínio clínico em Fisioterapia (exame subjectivo, exame físico estático e dinâmico, provas clínicas baseadas em evidência científica). - Fisiologia e fisiopatologia da dor no ombro - Biomecânica e patomecânica clínica do ombro - Diagnóstico de Fisioterapia. - Imagem radiológica (Rx, RMN, ecografia…) - Procedimentos de tratamento manual avançado do ombro III. Descrição e tipos de técnicas: - Evidências científicas e experiência clínica. Critérios de indicação e de progressão. - Técnicas de terapia manual articular (Baixa velocidade, alta velocidade). - Técnicas de terapia manual miofascial. - Técnicas de terapia manual neural. IV. Controlo motor nas principais entidades clínicas do ombro. V. Casos práticos: síndrome subacromial, tendinose da coifa dos rotadores, SLAP lesions, prótese de ombro invertida, entre outros.

Ver Mais

Sem informação
Sem informação

Modo de pagamento

Totalidade

100%

na inscrição

Faseado

50%
na inscrição
50%
até 17.10.2014

Fermin Valera

Fisioterapeuta especialista em fisioterapia invasiva e fisioterapia desportiva. É Doutor “Cum Laude” mencionado pela Asociación Española de Fisioterapeutas (AEF) e pelo Consejo General de Colegios de Fisioterapeutas (CGCF). Além do reconhecimento enquanto Fisioterapeuta, é como docente, acreditado pela ACAP, em várias pós-graduações de diferentes universidades, e investigador, com várias publicações e comunicações apresentadas em congressos nacionais e internacionais, que é distinguido. É formador sénior de electrólise percutânea músculo-esquelética, co-director do master oficial em fisioterapia invasiva da Universidade CEU San Pablo (Madrid), co-autor dos livros “Fisioterapia Invasiva” (Elsevier, 2016) e “Advanced Techniques in Musculoskeletal Medicine & Physiotherapy using minimally invasive therapies in practice” (Elsevier, 2015) e editor chefe das revistas “Fisioterapia Invasiva” e “Journal of Invasive Techniques in Physical Therapy” (Thieme).

Ver Mais

Algumas razões para frequentar este curso: 1. Toda a prática será baseada em evidência científica; 2. Análise anátomo-fisiológica profunda do problema; 3. Diagnóstico em fisioterapia integral, baseado no raciocínio clínico e avaliação criteriosa; 4. Seleção dos pontos-chave terapêuticos com base nas disfunções verificadas; 5. Apresentação das diferentes técnicas de fisioterapia adequadas para o tratamento dos pontos-chave terapêuticos; 6. Demonstração e prática das técnicas selecionadas; 7. Sessão clínica para a reflexão e integração das intervenções realizadas; 8. Possibilidade de tratamento a pacientes reais.

Newsletter Fica a saber tudo para seres cada vez melhor. Regista-te aqui!