1ª Edição
Braga 22h Sem informação de idioma

Ginástica Abdominal Hipopressiva - Base (GAH 1)

01 Jan 2014 - 31 Dez 2014

Ginástica Abdominal Hipopressiva - Base (GAH 1)

Indisponível

Inscreve-te neste curso com um amigo e ambos usufruem de 10% de desconto!
Contacta-nos para + info

Formação oficial do Método Hipopressivo de Marcel Caufriez

Actualmente, são vários os estudos que demonstram o efeito negativo dos exercícios abdominais clássicos (fásicos) sobre o tónus do pavimento pélvico das mulheres e o impacto nas patologias de prolapsos pelvianos. Em contrapartida, existe cada vez mais comprovação científica da implicação terapêutica positiva da Ginástica Abdominal Hipopressiva em muitas patologias funcionais.

DESTINATÁRIOS

Fisioterapeutas, Enfermeiros e Médicos (tb. Estudantes)

VAGAS

0 formandos

DATAS

01 Jan 2014 - 31 Dez 2014

LIMITE DE INSCRIÇÃO

01 Dez 2013

HORÁRIOS

Sem informações
LOCALIZAÇÃO

Ginásio Flexgym

Rua dos Barbosas 119

4715-086 Braga, Braga

COORDENADAS

Latitude: 0

Longitude: 0

Factos:
1. A Ginástica Abdominal Hipopressiva (GAH) tornou-se moda.
2. Em Portugal não existem profissionais oficialmente formados em número suficiente para dar resposta às constantes solicitações de utentes que querem praticar GAH.
3. Importantes estudos laboratoriais e experimentais são constantemente desenvolvidos pelo seu criador, Prof. Dr. Marcel Caufriez.
4. A GAH é muito mais do que um conceito que tonifica a parede abdominal de modo saudável. É um método de reeducação postural, um método que optimiza performance, um método que reeduca o pavimento pélvico.
5. A GAH diminui a pressão abdominal e torácica. De que valerá solicitar contracções do pavimento pélvico (PP) se existem vísceras em ptose que sobrecarregam o PP? Não será lógico num primeiro momento reduzir essa pressão e depois sim solicitar contracções do PP? Em pouco mais de 1 minuto veja aqui uma breve apresentação da GAH. Englobando posturas e movimentos que visam a diminuição da pressão nas cavidades torácica, abdominal e pélvica e a tonificação muscular benéfica para a faixa abdominal sem prejuízo sobre o pavimento pélvico, as Técnicas Hipopressivas são utilizadas com comprovado êxito na normalização de disfunções pelvi-perineais, no pós-parto e na prevenção e obtenção de melhoras posturais, respiratórias e vasculares.

A formação em Técnicas Hipopressivas divide-se sumariamente em 2 áreas:
1. Hipopressivos para Terapia e Reabilitação - Ginástica Abdominal Hipopressiva (GAH)
2. Hipopressivos para o Fitness e Rendimento Desportivo - Hipopressivos Dinâmicos (RSF)

A GAH, formação aqui apresentada, corresponde a um conjunto ordenado de exercícios posturais rítmicos que permitem a integração (centro vestíbulo-cerebelosa) e a memorização (córtex somestésico) das "mensagens" propriocetivas sensitivas ou sensoriais associadas à adopção de uma dada postura. Descritas como sequências cronológicas rítmicas de exercícios posturais, provocam a diminuição da pressão intra-abdominal e intra-torácica, numa série de activação automática de neurodivergências dos músculos do períneo e da faixa abdominal, normalizando as tensões dos músculos respiratórios, relaxando em simultâneo grupos musculares antigravitacionais hipertónicos e estimulando o sistema neurovegetativo simpático. Ao serem realizados em apneia expiratória e em determinadas posturas que anteriorizam o centro de gravidade, os exercícios hipopressivos induzem uma diminuição da actividade tónica do diafragma torácico e consequentemente o relaxamento.

A diminuição da pressão intra-abdominal, provocada por via reflexa, potencia a tonificação da faixa abdominal, dos músculos do períneo e gera sucção sobre as vísceras pélvicas pela subida do diafragma, diminuindo assim também toda a tensão ligamentar (Esparza, 2002).

Efectividade dos exercícios hipopressivos, segundo investigações científicas:
1. Prevenção de lombalgias funcionais, hérnias discais lombares, vaginais, abdominais, crurais e inguinais
2. Redução do perímetro da cintura em cerca de 8%
3. Melhora da postura. Num mês diminui-se lordoses lombares (p=99,9%), cervicais (p=99,8%) e hipercifoses dorsais (p=99,5%)
4. Aumento do tónus do pavimento pélvico e da faixa abdominal em 58%
5. Incremento da força do pavimento pélvico em cerca de 20%
6. Melhora da resistência em 65%
7. Aumento da força explosiva e da capacidade anaeróbia ao elevar o metabolismo em 15%
8. Melhora da prestação sexual em mulheres e homens pelo incremento da vascularização no pavimento pélvico
9. Prevenção da incontinência urinária
10. Indução de uma correta distribuição das pressões abdominais durante o esforço
11. Evita prolapsos

Representado em Portugal desde 2010 pela Master, o Centro Internacional Marcel Caufriez inclui actualmente uma escola de formação associada à Academia Interdisciplinária das Ciências da Motricidade, entidade que agrupa diferentes escolas relacionadas com o campo especializado das ciências da motricidade, como objectivo de aumentar o nível de conhecimento baseado em investigação científica, publicação de artigos e o ensino de cursos de alto nível. Criadas pelo Prof. Doutor Marcel Caufriez, fisioterapeuta de nacionalidade belga, doutorado em ciências da motricidade e especializado em reabilitação, as Técnicas Hipopressivas englobam posturas e movimentos que visam a diminuição da pressão nas cavidades torácica, abdominal e pélvica.

Actualmente, são vários os estudos que demonstram o efeito negativo dos exercícios abdominais clássicos (fásicos) sobre o tónus do pavimento pélvico das mulheres e o impacto nas patologias de prolapsos pelvianos. Em contrapartida, existe cada vez mais comprovação científica da implicação terapêutica positiva da GAH em muitas patologias funcionais, em particular, aquelas relacionadas com o Síndrome de Deficiência Postural (Martines da Cunha - Lisboa 1979), como são exemplo as artralgias crónicas, dorsalgias, lombalgias, cervicalgias, ciatalgias, escolioses idiopáticas, fadiga crónica, etc.

A repetição diária destes exercícios gera, a longo prazo, circuitos neuronais autoexcitadores em situação postural e uma importante acção respiratória por estimulação dos centros expiratórios do tronco cerebral (pneumotáxico e bulbar ventral) e inibição dos centros inspiratórios (apneustico e bulbar dorsal). Esta estimulação postural e respiratória induz uma tonificação por via reflexa do pavimento pélvico (aumento em 85%) e da faixa abdominal (Caufriez, Fernanández, Deman e Wary-Thys, 2007) que se deve à manutenção da apneia expiratória durante a execução dos exercícios, provocando um estado próximo à hipercapnia (Hodges, Forster, Papanek, Dwinell e Hogan, 2002). A activação ou inibição dos centros respiratórios supraespinais permite modular a tensão postural do conjunto de músculos que com estes se relacionam (Rial e Villanueva, 2011).

Exalta-se assim a necessidade urgente de fomentar a aplicação de técnicas hipopressivas.

Ver Mais

Objectivos gerais:
Dotar os formandos na prática da GAH, de forma a possibilitar o tratamento de base de um paciente segundo os critérios terapêuticos do Método Hipopressivo, por exemplo em condições clínicas de:
1. Problemas funcionais pelvi-perineais (ex: ptose de órgãos pélvicos, incontinência urinária)
2. Pós-parto
3. Problemas funcionais da estática pelviana ou lombosacra (ex: lombalgias, sacralgias)
4. Escolioses idiopáticas; 5. Disfunções gastroenterológicas (ex.: refluxo gastro esofágico, obstipação)
5. Disfunções emocionais (ex.: ansiedade, depressão)


Objectivos específicos:
- Praticar o programa de Ginástica Hipopressiva de base no pós parto a médio prazo (a partir do terceiro mês após o parto)
- Praticar o programa de Ginástica Hipopressiva de base na rectificação postural do eixo vertebral (tratamento de base das dorsalgias e lombalgias funcionais)
- Praticar o programa de Ginástica Hipopressiva de base na drenagem vascular dos MI e da pélvis (tratamento das dores pélvicas e da congestão vascular segmentária, prevenção das varizes)
- Praticar o programa de Ginástica Hipopressiva de base na activação da faixa abdominal e do períneo (tratamento de base das disfunções uroginecológicas e anorectais)
- Praticar o programa de Ginástica Hipopressiva de base na normalização das tensões musculares da cadeia posterior (melhor mobilidade e diminuição dos riscos de artralgias e de artroses)

Ver Mais

Dia 1:
- Apresentação geral do Método Hipopressivo
- Revisão histórica e bases fundamentais das técnicas hipopressivas
- Centros respiratórios e neurodivergências
- Diafragma torácico - faixa abdominal - períneo
- Tónus - tónus postural - tónus fásico
- Pressão e noção de hiperpressão quantitativa e qualitativa

Dia 2:
- Critérios de inclusão das técnicas hipopressivas
- Organização clínica da Ginástica Hipopressiva de base
- Vestuário e meio
- Factores químicos: noção de base
- Exercícios respiratórios e apneia expiratória
- Exercícios Hipopresivos ortoestáticos (n.º 1 a 4)
- Exercício intermédio 1 (n.º 5)
- Exercícios Hipopressivos de joelhos (n.º 6 a 8)

Dia 3:
- Exercício intermédio 2 (n.º 9)
- Exercício intermédio 3 (n.º 10)
- Exercício intermédio genu-pectoral activo (n.º 11)
- Exercício intermédio 4 (n.º 12)
- Exercício intermédio 4 apoios (n.º 13)
- Exercício intermédio 5 (n.º 14)
- Exercício intermédio genu-pectoral passivo (n.º 15)
- Revisão de forma continuada dos exercícios (n.º 1 a 15)

Ver Mais

Sem informação
Certificado Internacional pela Academia Interdisciplinaria en Ciencias de la Motricidad del Dr. Caufriez

Certificado de frequência de formação profissional, de acordo com o decreto 35/2002, de 23 de abril.

Modo de pagamento

Totalidade

100%

na inscrição

Faseado

50%
na inscrição
50%
até 27.12.2013
Sem informação
CERTIFICAÇÕES E APOIOS
Certificado 1 - Master Science Lab
Certificado 2 - Master Science Lab

Formação Complementar

FORMADOR Chantal Fabre-Clergue

Sob tutoria da criadora do Método 5P, Chantal Fabre-Clergue (sexóloga e parteira francesa). Diagnóstico, tratamento e prevenção.

FORMADOR Ingrid Vargas

Homologação IPDJ (5.4 UC). Condições obstétricas. Avaliação funcional e postural. Fisiologia parto. Diástase. Exercícios aparelhos + matwork. Pilates mummy baby.

1489€
Tratamento Miofascial em Pelviperineologia - Conceito GDP

FORMADOR Maria Marta Jerez Sainz

Neuromodulação e bioffeedback. Gestação e Parto. Disfunções pudendo e coloproctológicas. Disfunção miccional, sexual e defecatória.

Newsletter Fica a saber tudo para seres cada vez melhor. Regista-te aqui!