1ª Edição
Braga 14h Sem informação de idioma

Terapia Aquática em Geriatria

01 Jan 2015 - 31 Dez 2015

Terapia Aquática em Geriatria

Indisponível

Inscreve-te neste curso com um amigo e ambos usufruem de 10% de desconto!
Contacta-nos para + info

Terapia Aquática em Geriatria

C/ membro da IATF - International Aquatic Therapy Faculty Exercícios terapêuticos. Controlo motor. Dinâmica de grupos

DESTINATÁRIOS

Fisioterapeutas, Médicos, Terapeutas Ocupacionais, Técnicos Superiores de Educação Física, Técnicos Superiores de Reabilitação (tb. Estudantes)

VAGAS

0 formandos

DATAS

01 Jan 2015 - 31 Dez 2015

LIMITE DE INSCRIÇÃO

01 Dez 2014

HORÁRIOS

Sem informações
LOCALIZAÇÃO

Ginásio Flexgym

Rua dos Barbosas 119

4715-086 Braga, Braga

COORDENADAS

Latitude: 0

Longitude: 0

A IATF - International Aquatic Therapy Faculty - é uma entidade que visa a iniciação, o fomento e o desenvolvimento da terapia aquática em todo o mundo. Quererá perder um curso com uma formadora membro da IATF? A MASTER decidiu apostar em duas áreas de relevo em simultâneo ? a Geriatria e a Terapia Aquática. Perceba porquê! O ritmo do crescimento da população idosa em Portugal tornou-se quatro vezes superior ao da população jovem, o que torna essencial a diferenciação do profissional no mercado de trabalho numa área de efectivo crescimento. O Diário Económico diz-nos ainda que os adultos séniores são tidos como um grupo facilitador de emprego a curto prazo. É assim necessário que os profissionais conhecam os mecanismos inerentes ao envelhecimento de forma a estarem preparados para potenciarem ao máximo a intervenção junto de um público-alvo tão específico. O desafio do envelhecimento bem-sucedido pode ser promovido através de estratégias em meio aquático. Pela ausência de impacto osteoarticular num meio sem gravidade a pessoa idosa, depois de adaptada, refere a Terapia Aquática como o grande facilitador da mobilidade/estabilidade e do controlo motor. A evidência terapêutica cada vez mais validada, comprova a melhoria de qualidade de vida e controlo motor na intervenção aquática em grupos de pessoas idosas. O terapeuta deve dominar conceitos e técnicas específicas de manuseio, exercícios terapêuticos e dinâmica de grupos de forma a optimizar os resultados terapêuticos. Estes resultados devem ainda ser recolhidos num procedimento de rotina para planear a intervenção e corrigir desvios dos objectivos. Esta formação constitui-se como um investimento com repercussões na intervenção terapêutica em pessoas idosas pelos conteúdos teórico-práticos e prática entre pares. Neste curso direccionado à geriatria, a presença de um grupo de alunos multidisciplinares irá valorizar a aprendizagem do formando. Razão pela qual os destinatários são de áreas distintas. Boa formação!

Ver Mais

Objectivo Geral Promover conhecimentos e experiências de terapia aquática em geriatria que facilitem uma intervenção consciente e eficaz na população geriátrica com diferentes condições funcionais e clínicas. Objectivos Específicos Habilitar os formandos de saberes específicos na metodologia de intervenção em geriatria. Demonstrar bases de evidência na intervenção em terapia aquática na população idosa. Informar de medidas de avaliação adequadas à intervenção.
Guidelines pela IATF - International Aquatic Therapy Faculty 1º dia 08.45 h - Abertura de secretariado 09.15 h - Abertura oficial 09.30 - Sessão teórica 1. Enquadramento da Hidroterapia Geriátrica para resolução de problemas de equilíbrio, coordenação e relaxamento 2. Desenvolvimento de metodologias de intervenção (Halliwick, jogos e obstáculos e Ai-chi clínico a pares) 3. Bases de evidência da intervenção na prevenção de quedas 11.30 - Intervalo 12.00 - Sessão prática em piscina - Halliwick 13.00 - Almoço 14.00 h - Ai-chi Pares - movimentos em terra 14.30 - Sessão prática em piscina - jogos e sequências de obstáculos 15,30 - Sessão prática em piscina - Ai-chi Duo 17,00 - Intervalo 17.30 - Encerramento dos trabalhos 2º dia 09.00 - Sessão teórica 1. Objectivos específicos para resolução de problemas de força, mobilidade e condicionamento cardiovascular em geriatria 2. Estratégias de terapia de grupo e de motivação dos utentes geriátricos 3. Metodologias: Halliwick, jogos com obstáculos e marcha aquática 4. Materiais: música, número de repetições, materiais utilizados 5. Bases de evidência da Terapia Aquática Específica (TAE) em Geriatria 6. Medição de resultados no programa de terapia aquática 11.30 - Intervalo 12.00 - 1ª Sessão prática em piscina (TAE) 13.00 - Almoço 14.00 - Vídeos 14.30 - 2ª Sessão prática em piscina (corrida aquática e mobilização passiva a pares) 17.00 - Intervalo 17.30 - Avaliação da acção de formação e entrega de certificados

Ver Mais

Sem informação
Sem informação

Modo de pagamento

Totalidade

100%

na inscrição

Faseado

50%
na inscrição
50%
até 26.12.2014
Sem informação

Newsletter Fica a saber tudo para seres cada vez melhor. Regista-te aqui!