1ª Edição
Braga 32h Sem informação de idioma

Osteopatia Radiológica

01 Jan 2015 - 31 Dez 2015

Osteopatia Radiológica

Osteopatia Radiológica

Radiologia funcional. Biomecânica. Visualizar sinais muitas vezes negligenciados. RX, TC, RM. Coluna vertebral e extremidades.C/ Ambrogio Pereti (PT, DO)

DESTINATÁRIOS

Fisioterapeutas, Médicos, Osteopatas e Quiropatas (tb. Estudantes)

VAGAS

0 formandos

DATAS

01 Jan 2015 - 31 Dez 2015

LIMITE DE INSCRIÇÃO

01 Dez 2014

HORÁRIOS

Sem informações
LOCALIZAÇÃO

Ginásio Flexgym

Rua dos Barbosas 119

4715-086 Braga, Braga

COORDENADAS

Latitude: 0

Longitude: 0

Saiba como seleccionar e interpretar cuidadosamente a informação dos exames que acompanham o seu paciente, para que a escolha das suas técnicas tenha em consideração o estudo destes exames. Sejamos sinceros? Quantas vezes não lhe foram entregues exames complementares e não os soube analisar do modo que sabe ser possível? Até hoje realizava palpação por exemplo para definir que uma dada vértebra apresentava uma rotação. O que pretendemos com este curso é ensinar-lhe a olhar para um RX, TC ou RM e conseguir perceber quais as alterações biomecânicas que o seu paciente apresenta. Por exemplo conseguir perceber se L3 está em rotação, se o sacro apresenta uma torção ou se o ilíaco está em retroversão, entre muitos outros exemplos que poderíamos citar. Falamos então numa análise radiológica funcional e não meramente tradicional. Falamos na análise de transtornos visíveis em exames complementares que tendencialmente a radiologia clássica tem por hábito negligenciar, mas que são decisivos para se fazer a distinção por exemplo entre uma disfunção primária e secundária.Neste curso, pretendemos claramente inovar e ir um pouco mais além. Pretende-se que o formando entenda a integração patológica das estruturas ósseas, dos tecidos moles, fasciais, vasculares, neurológicos e viscerais, relacionados sempre com os exames, anamnese e avaliação física. Torna-se assim num curso fundamental, uma vez que a abordagem ao conceito será distinta dos tradicionais cursos de diagnóstico por imagem, indo expressamente ao encontro das necessidades quotidianas da prática clínica de distintos profissionais como os fisioterapeutas, osteopatas, etc.

Ver Mais

Objectivo geral No final do curso o aluno terá de ser capaz de interpretar autonomamente os exames RX, TC e RM conseguindo assim adaptar a sua estratégia terapêutica em função da avaliação realizada. Objectivos específicos 1. Conseguir visualizar sinais, esquecidos pela radiologia clássica, mas que podem ser determinantes para o profissional distinguir as disfunções primárias e secundárias 2. Entender a integração patológica das estruturas ósseas, dos tecidos moles, fasciais, vasculares, neurológicos e viscerais, relacionadas às imagens, à clínica, à anamnese e aos sintomas referidos 3. Favorecer a identificação do melhor caminho terapêutico a implementar 4. Conseguir identificar os pontos chave para que se obtenha a correcção desejada
Todos os conteúdos leccionados obedecem a padrões definidos pela Associazione Italiana per la Divulgazione delle Cultura Osteopatica - Bases da radiologia clássica (RX, RM, TC) - Introdução aos conceitos básicos da radiologia osteopática e áreas de aplicação - Radiologia osteopática no exame dos pivots vertebrais, das linhas antero-posterior e postero-anterior da postura e das bio tipologias - Radiologia osteopática: sacro e pélvis - Radiologia osteopática: vértebras lombares - Radiologia osteopática: vértebras torácicas e escolioses - Radiologia osteopática: vértebras cervicais - Radiologia osteopática: complexo articular do ombro - Radiologia osteopática: cotovelo, punho e mão - Radiologia osteopática: coxo-femural - Radiologia osteopática: joelho - Radiologia osteopática: tibio-társica e pé - Revisão de todos os conteúdos - AvaliaçãO
Sem informação
Sem informação

Modo de pagamento

Totalidade

100%

na inscrição

Faseado

50%
na inscrição
50%
até 26.12.2014
Sem informação
1. Pertencerá ao 1º curso em Portugal de Osteopatia Radiológica com certificação internacional pela AIDCO - Associazione Italiana per la Divulgazione delle Cultura Osteopatica; 2. Saberá em que local específico será necessário aplicar uma manobra em particular. Será mais eficaz; 3. Conseguirá realizar uma leitura funcional/biomecânica dos exames do seu paciente. 3. Obtenção de um certificado internacipal pela AIDCO e de formação profissional; 4. Terá como docente um reputado osteopata pelo European Osteophatic Project de Itália - Dr. Ambrogio Peretti.

Newsletter Fica a saber tudo para seres cada vez melhor. Regista-te aqui!