1ª Edição
Porto 25h Português

Estimulação Magnética Transcraniana

27 Set 2018 - 30 Set 2018

Estimulação Magnética Transcraniana

Estimulação Magnética Transcraniana - Uma ferramenta indiscutivelmente útil para a avaliação da actividade do cérebro

Estas técnicas têm ganho destaque no cenário mundial por auxiliarem tanto no diagnóstico e tratamento de uma série de condições clínicas, quanto no estudo do funcionamento do sistema nervoso.

DESTINATÁRIOS

Fisioterapeutas, Médicos, Osteopatas (c/ carteira profissional), Neurofisiologistas, Terapeutas Ocupacionais, Farmacêuticos (tb. outros profissionais de saúde).

VAGAS

20 formandos

DATAS

27 Set 2018 - 30 Set 2018

LIMITE DE INSCRIÇÃO

26 Set 2018

HORÁRIOS

09h00-18h00

de quinta-feira a domingo

LOCALIZAÇÃO

Hotel Black Tulip

Avenida da República, nº 2038

4430-195 Vila Nova de Gaia, Porto

COORDENADAS

Latitude: 41,1204304

Longitude: -8,6064404

GALERIA
FORMADOR

Brasil

Abrahão Fontes Baptista

Métodos complementares e de diagnóstico

Pós-doutoramento em neuromodulação e dor pela University of Western Sydney.

Abrahão Fontes Baptista - Master Science Lab
Ao longo das últimas décadas houve um avanço considerável na compreensão da fisiologia do cérebro. Recentes progressos nas técnicas para investigar a função cerebral de modo não invasivo, como ressonância magnética, electroencefalografia, estimulação magnética transcraniana e estimulação transcraniana por corrente contínua, têm permitido novos conhecimentos na fisiopatologia de várias doenças que afectam o cérebro.

Neste contexto, a Neuromodulação (com o uso de aparelhos que mudam a actividade cerebral através da estimulação eléctrica ou magnética, invasiva ou não invasiva) podem proporcionar uma interessante alternativa às formas de tratamento para transtornos neuropsiquiátricos e reabilitação após lesões cerebrais. Especialistas em Neuromodulação devem possuir conhecimentos especializados em metodologia clínica e pesquisas recentes, além de métodos de neuromodulação. Isso envolve conhecimento do mecanismo de acção das ferramentas de neuromodulação, efeitos clínicos e treino/prática. As estimulações transcranianas são técnicas baseadas na aplicação ou indução de correntes eléctricas no sistema nervoso de forma segura e não invasiva em indivíduos conscientes.

Estas técnicas têm ganho destaque no cenário mundial por auxiliarem tanto no diagnóstico e tratamento de uma série de condições clínicas, quanto no estudo do funcionamento do sistema nervoso. De entre as técnicas de neuromodulação cerebral, três têm sido amplamente estudadas, a estimulação transcraniana por corrente contínua (ETCC), a estimulação magnética transcraniana (EMT) e a electroestimulação periférica (EP). No curso que aqui se apresenta será abordada a Estimulação Magnética Transcraniana, que se baseia no princípio de indução electromagnética, descoberto por Faraday em 1838.Uma bobina pequena que recebe uma corrente eléctrica alternada, extremamente potente, é colocada sobre o crânio humano (KOBAYASHI e PASCUAL- LEONE, 2003).

A mudança constante da orientação da corrente eléctrica dentro da bobina é capaz de gerar um campo magnético que atravessa a pele e os ossos. Durante a aplicação da EMT, correntes eléctricas são induzidas em áreas corticais que podem despolarizar neurónios e gerar potenciais de acção que fazem a neuromodulação (KOBAYASHI e PASCUALLEONE, 2003). Por meio da observação e análise das características dos potenciais de acção induzidos pela EMT é possível avaliar diferentes aspectos da neuromodulação (KREUZER et al., 2011; PASCUAL-LEONE, 1994; ARAÚJO, 2011) com boa resolução temporal, espacial e funcional (BOGGIO et al., 2006).

Essas características tornam a EMT uma ferramenta indiscutivelmente útil para a avaliação da actividade do cérebro, fornecendo dados sobre plasticidade cerebral, representação de músculos e funções facilitadoras e inibidoras do cérebro. As técnicas de neuromodulação podem ser utilizadas de forma isolada, ou combinada com algum tipo de intervenção motora, com o intuito de maximizar os efeitos de técnicas terapêuticas subsequentes (SCHABRUN e CHIPCHASE, 2012). Estudos que associaram a estimulação cerebral com a terapia ocupacional (NAIR et al., 2011), com a terapia de contensão e indução do movimento (BOLOGNINI et al., 2011) e com o treino assistido robótico para o membro superior (HESSE et al.,2007) apresentaram bons resultados.

O mesmo aconteceu no caso do controlo da dor (SOLA et al., 2010; BECERRA et al., submetido). Iosa e colaboradores (2012) apontam a ETCC entre as sete tecnologias mais promissoras para o futuro da reabilitação de pacientes pós-AVE, e que pacientes poderão se beneficiar do seu uso através da combinação com outras intervenções convencionais, sugerindo que a associação destas tecnologias deve ser empregada.

Ver Mais

- Capacitar o formando para utilizar as técnicas de estimulação cerebral em contexto clínico.
- Dar a conhecer o embasamento científico sobre as perspectivas do uso das técnicas de neuromodulação no contexto da recuperação motora e cognitiva.
- Mostrar as principais aplicações e uso dos diferentes métodos de neuromodulação em vários transtornos, nos campos da Neurologia, Psiquiatria, Fisioterapia, Fonoaudiologia, entre outros.
- Dotar o formando de experiência prática e teórica acerca dos principais métodos de neuromodulação.
Dia 1:
1. Introdução à Neuromodulação Clínica:
- Apresentação das técnicas
- Aspectos históricos
2. Apresentação do sistema 10-20 EEG e correlações funcionais
3. Teórico-prática: Sistema 10-20 EEG
4. Princípios físicos e fisiológicos e fundamentos da TMS
5. Medidas eletrofisiológicas I: potencial evocado motor, limiar motor de repouso e limiar motor activo.
6. Prática: TMS - Medidas electrofisiológicas I (potencial evocado motor, limiar motor de repouso e limiar motor activo nos membros superiores e inferiores usando bobina circular e em oito)

Dia 2:
1. Prática: Hotspot/Limiar motor repouso/activo
2. Neuroplasticidade, metaplasticidade e plasticidade mal-adaptativa
3. Teórico-prática: rTMS e tabela de segurança
4. Aplicações clínicas (estimulação do córtex motor primário)
5. Simulação de atendimento (dor crónica e efeitos ergogénicos)

Dia 3:
1. Aplicações clínicas (estimulação da área motora suplementar e córtex pré-motor)
2. Simulação de atendimento (controlo motor)
3. Aplicações clínicas (estimulação do córtex pré-frontal dorsolateral)
4. Simulação de atendimento (distúrbios de humor e controlo cognitivo)
5. Combinação de estimulações no córtex motor primário e pré-frontal dorsolateral
6. Aplicações clínicas (estimulação do cerebelo)

Dia 4:
1. Simulação de atendimento (déficits de coordenação)
2. Medidas electrofisiológicas II: curva de recrutamento, tempo de condução central e periférico, medidas TMS de pulso pareado (inibição e facilitação intracortical) e limiar de fosfenos
3. Aplicações clínicas (córtex parietal posterior)
4. Simulação de atendimento (atenção visuespacial)
5. Uso livre dos equipamentos
6. Dúvidas gerais e encerramento do curso

Ver Mais

Sem informação
Certificado de frequência de formação profissional, de acordo com o decreto 35/2002, de 23 de abril.

Modo de pagamento

Totalidade

100%

na inscrição

Faseado

50%
na inscrição
50%
até 21.09.2018

Notas

Inclui coffee-break (café, chá e água) + Documentação + Certificado de formação profissional

Abrahão Fontes Baptista

Fisioterapeuta, com Mestrado e Doutoramento em Ciências Morfológicas e Pós-doutoramento em neuromodulação e dor pela University of Western Sydney. Tem ainda especialização em docência do ensino superior e em técnica operatória e cirurgia experimental. Os seus principais interesses relacionam-se com os tópicos dor, lesão e regeneração nervosa periférica, electroestimulação funcional e neuromodulação não-invasiva. Ocupa também a posição de vice-chefe do departamento de biomorfologia da UFBA Na Master será o coordenador científico do curso Estimulação Magnética Transcraniana, em parceria com a Magventure.

Ver Mais

- As técnicas de neuromodulação como a estimulação transcraniana não invasiva são capazes de promover a neuroplasticidade e têm ganho destaque pelos seus efeitos isolados ou em combinação com fármacos, técnicas de exercício e prática mental.
- Os resultados da EMT oferecem uma rica possibilidade para a avaliação clínica, fornecendo diversos dados importantes para o acompanhamento de pacientes, funcionando ainda como guia para o tratamento.
- Irás aprender com um dos mais reputados investigadores da área da neuromodulação clínica: Abrahão Fontes Baptista
- No final do curso estarás dotado de competências que te permitirão utilizar as técnicas de estimulação magnética transcraniana na tua prática clínica.
CERTIFICAÇÕES E APOIOS
Certificado 1 - Master Science Lab
Certificado 2 - Master Science Lab

Formação Complementar

219€

Neurofisiologia do Movimento

6 Jun - 7 Jun 2020 16h Porto

Neurofisiologia do Movimento

FORMADOR Tiago Rocha

Homologação IPDJ (3.2 UC). Psicomotricidade. Desenvolvimento Postural. Aprendizagem Motora. Treino Funcional. Estruturas do Movimento. Fáscia.

FORMADOR Jay P. Shah

Punção Seca Segmentária. C/ médico de Harvard Medical School. Avanços científicos. Neurociência da dor. C/ vencedor do prémio Janet Travell.

Newsletter Fica a saber tudo para seres cada vez melhor. Regista-te aqui!