1ª Edição
Porto 17h Espanhol

Especialização em Ecografia Músculo-Esquelética do Membro Superior

29 Set 2018 - 30 Set 2018

Especialização em Ecografia Músculo-Esquelética do Membro Superior

Rigor científico na exploração ecográfica do membro superior.

A organização da Especialização em Ecografia Músculo-Esquelética do Membro Superior pretende cimentar e fomentar o aumento de competências em ultrassonografia, de modo a proporcionar um desempenho profissional mais eficaz e eficiente no que respeita ao diagnóstico das lesões músculo-esqueléticas do membro superior.

DESTINATÁRIOS

Fisioterapeutas, Médicos, Técnicos de Radiologia e Osteopatas (tb. Estudantes)

VAGAS

24 formandos

DATAS

29 Set 2018 - 30 Set 2018

LIMITE DE INSCRIÇÃO

12 Set 2018

HORÁRIOS

08h00-19h30

Sábado

08h00-14h30

Domingo

LOCALIZAÇÃO

Hotel Black Tulip

Avenida da República, nº 2038

4430-195 Vila Nova de Gaia, Porto

COORDENADAS

Latitude: 41,1204304

Longitude: -8,6064404

GALERIA
FORMADOR

Espanha

Membro docente do Musculosketletal Ultrasound In Physical Therapy (MUP)

Métodos complementares e de diagnóstico

Grupo de estudo avançado em ultrassonografia músculo-esquelética para fisioterapeutas

Membro docente do Musculosketletal Ultrasound In Physical Therapy (MUP) - Master Science Lab
A organização da Especialização em Ecografia Músculo-Esquelética do Membro Superior pretende cimentar e fomentar o aumento de competências em ultrassonografia, de modo a proporcionar um desempenho profissional mais eficaz e eficiente no que respeita ao diagnóstico das lesões músculo-esqueléticas do membro superior.

Para inscrição na Especialização em Ecografia Músculo-Esquelética do Membro Superior é requisito obrigatório a frequência prévia de uma formação essencial em ecografia músculo-esquelética mínima de 30 horas.

Talvez desconheças que foi apenas no século XX que se começaram a estudar as primeiras intervenções do ultrassom na área da saúde. Não obstante, é hoje um facto inegável a importância da utilização da ecografia enquanto complemento da avaliação e intervenção clínicas. A ecografia possibilita o estudo dinâmico e a mensuração objectiva, rápida, eficaz, indolor e inócua, em tempo real, do tecido músculo-esquelético lesionado.

Como extensão da avaliação e diagnóstico permite ainda programar o tratamento, de modo controlado, e medir a evolução da lesão e validar as diferentes técnicas terapêuticas, aumentando deste modo o êxito da intervenção. Será disponibilizado um número suficiente de ecógrafos por forma a favorecer uma prática intensa e rigorosa.

Ver Mais

- Melhorar as habilidades técnicas na exploração ecográfica do membro superior.
- Aprofundar o conhecimento ecográfico normal e patológico dos tecidos do membro superior, de modo a apoiar a selecção de uma estratégia de intervenção adequada.
NOTA: É requisito obrigatório a frequência prévia de uma formação essencial em ecografia músculo-esquelética mínima de 30 horas.

Caso o curso frequentado não tenha sido ministrado por um dos formadores do Musculoskeletal Ultrasound in Physical Therapy (MUP), será solicitado o envio do programa da formação de origem, de modo a ser avaliado previamente à inscrição, garantindo que o formando é detentor do conhecimento mínimo necessário.

1. Evolução artrológica
A. Artrologia do complexo articular do ombro
- Compartimento anterior. Cápsula anterior, labrum glenoidal e ligamentos glenoumerais. Ligamento coraco-umeral. Ligamento coraco-acromial. - Compartimento posterior. Cápsula posterior e labrum glenoidal.
- Avaliação das fossas escapulares e seu conteúdo.
- Articulação esternoclavicular. Avaliação articular e cápsula-ligamentosa.

B. Artrologia do complexo articular do cotovelo
- Compartimento anterior. Reforço da cápsula-ligamentar anterior
- Compartimento posterior. Reforço da cápsula-ligamentar posterior
- Compartimento medial. Divisão fascicular do ligamento colateral medial
- Compartimento lateral. Divisão fascicular do ligamento colateral lateral
- Reforço da cápsula-ligamentar radiocubital superior

C. Artrologia do complexo articular do punho e da mão
- Compartimento medial. Ligamento triangular, ligamento colateral cubital
- Compartimento lateral. Ligamento colateral radial
- Compartimento anterior.
Constituição óssea e cápsulo-ligamentar do fundo do túnel cárpico. Ligamento radiocubital anterior.
Ligamentos rádio e cubitocarpianos anteriores.
Ligamentos intercarpianos anteriores. Ligamentos carpometacarpianos anteriores.
- Compartimento posterior. Ligamento radiocubital posterior e ligamentos radio e cubitocarpianos posteriores. Ligamentos intercarpianos posteriores. Ligamento radioescafosemilunar. Ligamentos carpometacarpianos posteriores. Avaliação das placas volares.

2. Complexos miotendinosos do membro superior
A. Fossa infraclavicular - Músculo subclávio - Plexo braquial e feixe vascular subclávio
B. Axila - Inserção da cabeça longa do tricípete braquial no tubérculo infraglenoidal - Músculos subescapular, dorsal e redondo maior. - Plexo braquial e feixe vásculo-nervoso axilar.
C. Coifa dos Rotadores.
Ligação cápsulo-ligamentar.
D. Braço
- Compartimento anterior. Inserções umerais do peitoral maior, grande dorsal e redondo maior (compromisso do nervo radial). Inserção do coraco-braquial (arcada para o nervo músculo-cutâneo).
Origem do braquiorradial e extensor radial longo do carpo. Expansões fasciais do bicípite braquial. Trajectos vasculo-nervosos.
- Compartimento posterior. Origem dos vastos externo e interno do tricípite braquial. Trajectos vasculo-nervosos.
E. Antebraço - Compartimento lateral. Organização dos complexos miotendinosos epicondilares. Divisão fascicular do supinador (origem epicondilar e cubital) e a Arcada de Frohse. Nervo radial e artéria recorrente radial.
- Compartimento posterior. Trajecto e distribuição do sistema muscular superficial. Trajectória da artéria interóssea posterior e ramo profundo do nervo radial. Origem da musculatura do polegar e extensor do dedo indicador.
- Compartimento medial. Organização dos complexos miotendinosos epitrocleares. Divisão fascicular do pronador redondo (túnel do pronador). - Compartimento anterior.
Trajecto e distribuição do sistema muscular superficial.
Origens e divisão fascicular do flexor superficial dos dedos. Origens do flexor profundo dos dedos. Origem do flexor longo do polegar. Pronador quadrado e complexo vasculo-nervoso interósseo anterior.
F. Punho, mão e dedos - Inserção distal da musculatura do antebraço - Ligamento ulnar do carpo. Origens e disposição da musculatura tenar - Ligamento ulnar do carpo. Origens e disposição dos músculos hipotenares. - Disposição vasculo-nervosa da mão

Ver Mais

Sem informação
Certificado de frequência de formação profissional, de acordo com o decreto 35/2002, de 23 de abril.

Modo de pagamento

Totalidade

100%

na inscrição

Faseado

50%
na inscrição
50%
até 21.09.2018

Notas

Inclui coffee-break (água + café) + Documentação + Certificado de formação profissional

Membro docente do Musculosketletal Ultrasound In Physical Therapy (MUP)

Grupo de estudo avançado em ultrassonografia músculo-esquelética para fisioterapeutas, que reúne no seu corpo docente os investigadores e formadores de maior renome internacional nesta área, entre os quais Jacinto Payá, Ana de Groot, Cristina Sánchez Sobrino, Alberto García Godino.

1. Pertencerás a um grupo muito restrito de profissionais que utilizam a ecografia músculo-esquelética como recurso para melhor definir um diagnóstico funcional;
2. Adquirirás mais competências especializadas para dominar uma ferramenta de trabalho tida actualmente como imprescindível para melhor controlo da evolução da lesão e técnicas terapêuticas empregues;
3. Denotarás um enorme rigor científico na tua prática clínica, o que aumentará o teu êxito profissional. Actualmente, por exemplo em Espanha, todos os atletas de alta competição fazem questão de ser acompanhados por um fisioterapeuta com formação em ecografia músculo-esquelética funcional.
4. Incrementarás em muito a tua capacidade de raciocínio clínico.
CERTIFICAÇÕES E APOIOS
Certificado 1 - Master Science Lab
Certificado 2 - Master Science Lab
Certificado 3 - Master Science Lab

Formação Complementar

FORMADOR Ana de Groot

Recurso complementar de excelência. Fisiologia e patologia do tendão, músculo, ligamento e nervo.

Newsletter Fica a saber tudo para seres cada vez melhor. Regista-te aqui!