1ª Edição
Braga 18h Sem informação de idioma

Diagnostic Practical Master Course

01 Jan 2015 - 31 Dez 2015

Diagnostic Practical Master Course

Indisponível

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Diagnostic Practical Master Course

Raciocínio e Diagnóstico em Fisioterapia. Curso ?Dr. House?. 3h teoria + 15 horas análise casos clínicos reais. C/ Juan Lopez Diaz (criador Método POLD®)

DESTINATÁRIOS

Fisioterapeutas, Médicos (tb. Estudantes)

VAGAS

0 formandos

DATAS

01 Jan 2015 - 31 Dez 2015

LIMITE DE INSCRIÇÃO

01 Dez 2014

HORÁRIOS

Sem informações
LOCALIZAÇÃO

Ginásio Flexgym

Rua dos Barbosas 119

4715-086 Braga, Braga

COORDENADAS

Latitude: 0

Longitude: 0

Depois de muitos pedidos de formandos da MASTER, conseguimos finalmente convencer o Dr. Juan Lopez Diaz a viajar até Portugal e leccionar aquele que será um dos mais importantes cursos de 2015. A MASTER apresenta uma nova forma de realizar formação. Baseada no acesso intenso a casos clínicos reais. Aprende-se praticando. Não se aprende uma infindável lista de testes clínicos mas sim a saber como os interpretar. Pretende-se dar a conhecer o processo de avaliação e diagnóstico, ensinando o profissional a pensar e resolver os dilemas que surjam durante a sua intervenção. Com toda a certeza em muitos casos ouviu o relato de um paciente expondo as suas queixas e ficou sem saber o que fazer e por onde começar a sua avaliação. Quantas vezes não sentiu dificuldades em saber exactamente o que apresenta o paciente? Será uma hérnia discal, uma discartrose, um síndrome facetário ou um síndrome miofascial? Perante estas interrogações quantas vezes não sentiu insegurança na definição da sua estratégia terapêutica? Quantas vezes não terá já confundido uma tendinopatia do supra-espinhoso com uma bursite sub-deltoideia ou com uma rotura parcial da coifa ou ainda uma lesão em Slap? E em quantas ocasiões não desejou ter ao seu lado um expert em raciocínio e diagnóstico em fisioterapia, que fosse capaz de o guiar e eliminar todas as dúvidas que sente? Sabemos muito bem que não basta conhecer todas as provas e testes de diagnóstico (facilmente aprendidos nas muitas dezenas de livros existentes para o efeito) se o profissional não é capaz de realizar a devida correlação (recorrendo a um elaborado raciocínio clínico) entre os sinais, sintomas e testes realizados. Se esta capacidade não está devidamente desenvolvida pelo profissional, chegar à conclusão de qual o tecido lesado e de qual a melhor técnica a aplicar pode ser um verdadeiro enigma, resultando muitas vezes em fracasso terapêutico. Vale reforçar que a actividade clínica do fisioterapeuta é realizada a 90% com o ?cérebro? e a 10% com as mãos... Quanto o tema é o raciocínio clínico a ?selecção? do profissional é determinante. ?Para onde devo olhar?? Dentro da ?seleccção? a ?percepção? é também fundamental. ?Como posso entender este sintoma de forma diferenciada? Será que um expert ao avaliar este mesmo paciente tem a mesma percepção que eu tenho?...? Este curso torna-se assim a chave para orientar o modo como pensa e decide em contexto clínico. Curso com 3 horas teóricas e 15 horas práticas com análise de casos reais. Daí o termo curso ?Dr. House?. Não perca. Por si e pelos pacientes que em si depositam confiança.

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1. O início do curso consiste numa parte teórica acerca do raciocínio clínico, com o objectivo de criar um esquema no processo a seguir durante a intervenção (3 horas de duração). 2. Posteriormente e até ao final do curso, serão realizadas sessões práticas com pacientes reais fornecidos pelos próprios alunos, guiadas pelo docente, que permitirão aos formandos desenvolver o diagnóstico mecânico, com contínuo apoio e explicação em cada escolha realizada. 3. Depois de cada caso, será realizada uma discussão sobre os mesmos, clarificando os detalhes do processo que poderão ficar pouco claros para alguns alunos. 4. Estima-se que cada paciente esteja presente no curso durante uma hora. Condições de Participação: 1. A chave deste curso é a presença de pacientes reais. Não é responsabilidade da MASTER fornecer estes casos reais. É sim responsabilidade do formando que se inscreve. 2. É obrigatório que cada formando inscrito indique 2 a 3 pacientes que apresentem disponibilidade e interesse em serem avaliados no decorrer do curso. É fundamental obter uma amostra diversa e o mais rica possível no que diz respeito à variedade de patologias a diagnosticar. 3. O formando deve indicar pacientes com patologias e sintomas diversos na área músculo-esquelética (coluna, extremidades, outros). 4. O formando ao indicar à MASTER os seus pacientes deve enviar uma pequena súmula dos sintomas que apresentam (queixa principal, duração, historial cirúrgico, entre outros) 5. A MASTER selecionará os pacientes a estarem presentes (tentando garantir diversidade na amostra) e informará o aluno do dia e a hora a que o paciente deve marcar presença no curso. 6. O papel do formando no enriquecimento do curso é vital ao proporcionar distintos casos. A MASTER não conseguirá controlar esta diversidade de casos, sendo esta da responsabilidade de todos os formandos presentes na formação.

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Totalidade

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