2ª Edição
Braga 72h Sem informação de idioma

Acupunctura para Fisioterapeutas

10 Out 2015 - 13 Dez 2015

Acupunctura para Fisioterapeutas

Acupunctura para Fisioterapeutas

Certificado pela maior referência em Portugal - Escola de Medicina Tradicional Chinesa de Lisboa > 72 horas lectivas

DESTINATÁRIOS

Fisioterapeutas (tb. Estudantes)

VAGAS

0 formandos

DATAS

10 Out 2015 - 13 Dez 2015

Curso A: Introdução ao Sistema de Meridianos e Técnicas de Punctura

10 Out 2015 - 13 Dez 2015

Curso B: Acupunctura e Recuperação Neuromuscular da Face e Membro Superior

01 Jan 0001

Curso C: Acupunctura e Recuperação Neuromuscular do Membro Inferior e no Tratamento da Dor (SN)

01 Jan 0001

LIMITE DE INSCRIÇÃO

10 Set 2015

HORÁRIOS

Sem informações
LOCALIZAÇÃO

Ginásio Flexgym

Rua dos Barbosas 119

4715-086 Braga, Braga

COORDENADAS

Latitude: 0

Longitude: 0

FORMADOR

Portugal

Nuno Lemos

Procedimentos invasivos

Nuno Lemos - Master Science Lab
Curso Intensivo: Os mesmos conteúdos de excelência, em menos horas e com menor investimento. Certificado pela maior referência na área em Portugal - Escola de Medicina Tradicional Chinesa de Lisboa. Assista aqui à apresentação do curso pelo formador, Dr. Nuno Lemos.
A organização de um curso de acupunctura, especificamente pensado para o fisioterapeuta, só se torna possível quando se unem as maiores referências da área. Assim, através de uma parceria exclusiva da MASTER com a Escola de Medicina Tradicional Chinesa de Lisboa (ESMTC), a maior referência em Portugal (com protocolo de cooperação com a Universidade de Medicina Chinesa de Nanjing - China) tem sido possível ao longo dos últimos anos inovar muito o mercado e oferecer ainda maiores competências ao fisioterapeuta, através do apoio científico e pedagógico necessário para o efeito. Após um estudo incessante da melhor estratégia para adaptar todos os conteúdos da acupunctura à realidade do fisioterapeuta, a MASTER lançou em 2010, de modo pioneiro em Portugal, o 1º curso de Acupunctura para Fisioterapeutas.

A experiência daí decorrente permite-nos aprimorar cada nova edição, oferecendo indubitavelmente a proposta mais completa e ajustada do mercado.Sabe-se que este é um curso de referência, com alto impacto nos resultados alcançados com a prática da acupunctura, quando:
- Todos os conceitos ensinados são extremamente actuais e obedecem aos mais elevados padrões científicos que esta área de estudo particularmente impõe.
- Em 2014, seria completamente obsoleto ensinar-se acupunctura tendo apenas como referencial, por exemplo, o conceito de meridiano. Hoje, é obrigatório unir-se o avanço científico da medicina ocidental, com a sabedoria milenar da medicina oriental, já que esta união trouxe importantes desafios à medicina tradicional chinesa, mostrando assim novos caminhos no desenvolvimento da acupunctura.
- Levantam-se questões fulcrais no plano clínico, fazendo com que a selecção de pontos de acupunctura não se realize unicamente em termos de meridianos. Assim, todo o sistema de intervenção foi adaptado à miologia funcional, sendo que a selecção dos pontos realiza-se de acordo com os pontos motores o que é, por exemplo, um dos princípios de base da selecção de pontos em electroacupunctura.
- Além da adaptação ao conceito do ponto motor é ainda necessário, em muitas condições, associar o conceito do trajecto nervoso e/ou pontos-gatilho. strong>Embora se apresente como um sistema complexo, esta formação exclusiva da MASTER está acessível ao fisioterapeuta por todo o domínio que possui a nível de miologia funcional. O que pode esperar deste curso?

O que não será ensinado ao longo da formação?
1. O conceito-chave deste curso é raciocínio clínico.
2. Como tal não serão apresentados protocolos pré-determinados de tratamento. O aluno não sairá do curso com ?receitas de tratamento?.
3. O aluno aprenderá sim, como pensar em contexto clínico, para que em função dos sinais e sintomas do paciente possa definir quais os pontos mais importantes a trabalhar.

Ver Mais

Objectivos Gerais:
1. Aquisição de conhecimentos relativamente à localização dos pontos de acupunctura e sua selecção na recuperação neuromuscular e tratamento da dor.

Objectivos Específicos:
1. Saber localizar os pontos de acupunctura mais importantes na recuperação neuromuscular do membro superior, face, membro inferior e no tratamento da dor.
2. Saber seleccionar os pontos de acupunctura de acordo com os grupos musculares afectados no membro superior, face e membro inferior.
3. Saber seleccionar os pontos de acupunctura de acordo com o trajecto da dor - membro superior, membro inferior e coluna vertebral. 4. Conhecer os princípios da electroacupunctura.
Três módulos distintos mas altamente complementares
Módulo A:
Introdução ao Sistema de Meridianos e Técnicas de Punctura (De frequência obrigatória para ingresso nos módulos B e C)
1.Introdução ao curso
2.Introdução geral dos meridianos: percurso dos meridianos
3.Introdução ao sistema de medidas de cun
4.Introdução à inserção de agulhas
5.Inserção de agulhas 6.Marcação de pontos atendendo à importância dos marcos anatómicos
7.Marcação de pontos atendendo ao sistema de medidas de cun e aos marcos anatómicos
8.Inserção e manipulação de agulhas
9.Inserção e manipulação de agulhas no corpo humano A não esquecer:

Para o curso A, os alunos deverão levar uma maçã, um tupperware suficientemente profundo para a mação boiar, um livro para estragar e uma caneta para marcação de pontos.


Módulo B:
Acupunctura e Recuperação Neuromuscular da Face e Membro Superior (Inscrições abertas apenas para os formandos que frequentaram o Curso de Introdução ao Sistema de Meridianos e Técnicas de Punctura)
1.Localização anatómica dos pontos de acupunctura de interesse para a paralisia facial
2.Localização prática dos pontos de acupunctura mais relevantes 2B, 14VB, ausência de rugas frontais | Yuyao, Shangming, 1E - prolapso da pálpebra | 18ID, 20IG, 19IG, 4E, 24VC, jiachengjian - boca | 23VC, jinjinyuye - lingual | 6E, taiyang - mastigação
3.Seleção de pontos e prática de inserção de agulhas
4.Seleção de pontos de acordo com os grupos musculares na face
5.Avaliação do paciente para a selecção de pontos de acordo com os sintomas predominantes Prática na marcação de pontos de acordo com os sintomas do paciente
6.Marcação dos pontos do meridiano do pulmão, coração e mestre do coração
7.Continuação de aulas práticas com marcação salteada de pontos e análise de casos clínicos
8.Meridianos do membro superior e costas: bexiga, intestino delgado, grosso, triplo aquecedor, coração, mestre do coração, pulmão
9.Marcação dos pontos do triplo aquecedor, intestino grosso, intestino delgado
10.Exercícios sobre problemas musculares na face e membro superior.
11.Revisões teóricas e práticas

Módulo C:
Acupunctura e Recuperação Neuromuscular do Membro Inferior e no Tratamento da Dor (SN) (Inscrições abertas apenas para os formandos que frequentaram o Curso de Introdução ao Sistema de Meridianos e Técnicas de Punctura)
1.Localização dos pontos de acupunctura dos meridianos yin da perna
2.Localização dos pontos de acupunctura dos meridianos yang do membro inferior
3.Marcação dos pontos mais relevantes do membro inferior
4.Meridiano da vesícula biliar
5.Marcação de pontos do meridiano do estômago
6.Marcação de pontos meridianos yin da perna: fígado e baço e rim
7.Meridiano da bexiga
8.Marcação de pontos com inserção de agulhas
9.Revisões e técnicas de punctura com exercícios
10.Seleção de pontos de acordo com os grupos musculares Pélvis e coxa Coxa e perna Perna e pé
11.Estudos de casos clínicos de AVC e neuropraxia. Apresentação de vídeos e resolução de exercícios
12.Meridianos e sistema nervoso
13.Introdução à electroacupunctura
14.Seleção de jiaji (coluna) com aula prática associada
15.Pontos de acordo com o sistema nervoso ao longo do trajecto da dor
16.Marcação dos pontos mais importantes do membro superior
17.Marcação dos pontos mais importantes do membro inferior
18.Localização dos pontos mais importantes no tratamento da dor - revisões relativas a alguns pontos dos módulos anteriores dando igual atenção ao sistema de meridianos
19. Análise de casos clínicos, apresentação de vídeos, resolução de exercícios no tratamento da dor em casos clínicos como cervicalgia, cefaleia, dorsalgia, lombalgia, ciatalgia, hérnia discal, síndrome do túnel cárpico, etc.
20. Revisão dos diferentes módulos e introdução a uma abordagem integrada Selecção de pontos de acordo com - grupos musculares - pontos gatilho - sistema nervoso - sistema de meridianos
21.Avaliação Ao longo do curso serão efectuadas algumas apresentações paralelas como:
1. Introdução aspectos base da Medicina Chinesa e da Acupunctura.
2. Conceitos-base da Medicina Chinesa, os 3 pilares da acupunctura, ideais pré-determinadas sobre o que é e como funciona a Acupunctura e a Medicina Chinesa.
3. Acupunctura e evidência científica: o que a evidência científica refere acerca da eficácia da acupunctura e problemas relacionados com a investigação científica em acupunctura.
4. Acupunctura na dor: apresentação de estudos acercamecanismos neurofisiológicos da acupunctura.
5. Construção de meridianos: uma perspectiva histórica sobre a forma como os chineses desenvolveram o conceito de meridianos.
6. Matéria médica e pensamento clínico chinês: explicar a lógica inerente ao diagnóstico tradicional chinês.
7. Placebo e Medicina Chinesa: abordar problemas relacionados com o placebo derivados de aspectos histórico-culturais da China e pressupostos científicos.

Datas da Avaliação:

Ver Mais

Sem informação
Sem informação

Modo de pagamento

Totalidade

100%

na inscrição

Faseado

0%
na inscrição
0%
até 02.10.2015
0%
até 02.10.2015
0%
até 02.10.2015

Ver Mais

Nuno Lemos

Reputado professor da Escola de Medicina Tradicional Chinesa de Lisboa. Além de Acupunctor pela Universidade de Medicina Tradicional Chinesa de Nanjing (China) é também Licenciado em Medicina Nuclear pela ESTeSL e Mestre em Radiofarmácia pela mesma instituição. Tido como grande dinamizador da Acupunctura em Portugal, principalmente pelo constante lançamento de inovadoras metodologias de trabalho.

1. A MASTER é pioneira na criação do curso de Acupunctura para Fisioterapeutas. 2. Possuímos todo o apoio científico e pedagógico da maior referência em Portugal, na área- Escola de Medicina Tradicional Chinesa de Lisboa (ESMTC). 3. Certificação pela ESMTC. 4. Pertencerá à 6ª turma de formandos de um curso onde o rigor científico e novas estratégias de intervenção serão uma constante. Além dos meridianos, conhecerá os conceitos de pontos gatilho, trajecto nervoso e pontos motores. 5. Abordará ainda o conceito de eletroacupunctura. 6. Conseguirá assim, dominar através de meios actuais, uma nova ferramenta de trabalho, cujo impacto na resolução de dor e recuperação neuromuscular é avassalador. 7. Aprenderá com o reputado acupunctor pela Universidade de Nanjing da China - Dr. Nuno Lemos, também licenciado em Medicina Nuclear e Mestre em Radiofarmácia pela ESTeSL, usufruindo de todo o seu conhecimento e estudo permanente. A união de diferentes conceitos marcará a diferença. 8. O rigor na construção do raciocínio clínico será um dos aspectos mais importantes do curso que aqui se apresenta. 9. O sucesso das edições anteriores é uma constante. Vagas esgotadas e uma avaliação por parte dos alunos altíssima.

Ver Mais

Newsletter Fica a saber tudo para seres cada vez melhor. Regista-te aqui!