1ª Edição
Braga 25h Sem informação de idioma

Termografia Clínica Desportiva. Estudo estático e dinâmico. Nivel 1

01 Jan 2016 - 01 Dez 2016

Termografia Clínica Desportiva. Estudo estático e dinâmico. Nivel 1

Termografia Clínica Desportiva. Estudo estático e dinâmico. Nivel 1

Diagnóstico por imagem digital. Identificação precoce de lesões. Prevenção. Não invasivo. C/ médico e dos mais influentes profissionais no munda na área da termografia

DESTINATÁRIOS

Fisioterapeutas, Médicos, Enfermeiros, Podologistas, Técnicos de Radiologia, Osteopatas, Acupunctores, Quiropratas e Profissionais do Desporto e Exercício (tb. Estudantes)

VAGAS

0 formandos

DATAS

01 Jan 2016 - 01 Dez 2016

LIMITE DE INSCRIÇÃO

01 Dez 2015

HORÁRIOS

Sem informações
LOCALIZAÇÃO

Ginásio Flexgym

Rua dos Barbosas 119

4715-086 Braga, Braga

COORDENADAS

Latitude: 0

Longitude: 0

Já imaginou conseguir de modo inócuo, rápido e altamente fiável obter um registo clínico absolutamente minucioso de todo o corpo do seu paciente/atleta? Apresentamos-lhe um dos mais modernos métodos de diagnóstico por imagem digital da actualidade. A MASTER em parceria com InfraredMed do Brasil oferece pela 2ª vez em Portugal a formação base da técnica de Termografia Clínica Desportiva, leccionada pelo reputadíssimo médico, Prof. Dr. Marcos Brioschi, grande pesquisador da área, fundador do Centro de Estudos InfraredMed e da Associação Brasileira de Termologia Médica (ABRATERM) e ainda criador de uma nova técnica de termografia desportiva de corpo total que tem vindo a ser aplicada por diferentes equipas desportivas. A Escola de Termografia Médica Brasileira é pioneira e introduziu inúmeras sub-áreas de aplicações do método de corpo total no campo da medicina desportiva, reumatologia, neurologia, vascular, cirurgia, ortopedia, posturologia entre muitos outros. A termografia desportiva é uma técnica não invasiva que consiste na documentação através do registo digital de imagens térmicas capatadas por uma câmara infravermelha, por exemplo de áreas com sobrecargas e desalinhamentos posturais. O recurso permite assim identificar precocemente áreas suspeitas e prevenir lesões músculo-esqueléticas por excesso de uso. No presente curso será dado enfase à vertente desportiva, porém o formando adquirirá informação que poderá naturalmente transpor para áreas que não a desportiva.A termografia, como o nome indica, é um método de diagnóstico que tem por base a temperatura, neste caso concreto a temperatura corporal, que é captada por uma sofisticada câmara de infravermelhos, que fornece informações sobre o estado fisiológico do indíviduo. Existem patologias que dada a sua especificidade, produzem alterações térmicas e por mais pequenas que sejam, são sempre detectadas pelas câmaras de termografia desde que se encontrem devidamente preparadas para uso clínico. A termografia clínica é estudada há mais de meio século, sendo actualmente muito utilizada nos EUA e nos países mais desenvolvidos da Europa. No Brasil e América o seu grande impulsionador é precisamente o Prof. Dr. Marcos Brioschi, que tem desenvolvido trabalhos de elevado mérito. Constitui-se como uma ferramenta altamente sofisticada de pré-diagnóstico clínico de diferentes patologias que abrangem a generalidade das diferentes especialidades médicas. A facilidade da aplicação da termografia, a sua inocuidade e os resultados obtidos, demonstram o seu potencial no diagnóstico clínico de grande e variado número de condições, seja aplicada isoladamente ou em associação com outros exames convencionais.

Ver Mais

Objectivos gerais: 1. O curso de termografia desportiva pretende evidenciar a importância desta técnica de diagnóstico na avaliação e tratamento das mais variadas lesões músculo-esqueléticas, integrando o estudo pormenorizado das estruturas por meio da melhor evidência científica e clínica. 2. Adquirir conhecimentos sobre este método de diagnóstico e como se comportam as regiões anatómicas e lesões a elas associadas do sistema músculo-esquelético. 3. Formar adequadamente o profissional em termoanatomia topográfica e de superfície, por meio de um meio físico inócuo, intimamente relacionado com a profissão como é o caso da termografia infravermelha. 4. Oferecer conhecimento sobre termografia desportiva, técnica de imagem em constante evolução, permitindo avaliar funcionalmente a evolução de lesões de modo objetivo e validar as diferentes técnicas terapêuticas melhorando o êxito profissional e sanitário.
Introdução à termografia - Bases físicas do infravermelho Fisiologia metabólica e termoanatomia Avaliação postural termográfica Instrumentalização (equipamento e software) Preparação do paciente e laboratório Aquisição de imagens Avaliação postural dos termogramas (desvios, sobrecarga, défice) Termografia paraespinal Podotermografia Estudo termográfico da actividade e fadiga muscular com ênfase na prevenção de lesões Nota: Cada formando deve acompanhar-se no curso de um computador portátil para que possa utilizar a câmara de infravermelhos. No 1º dia de formação já deverá estar instalado no portátil o software previamente enviado para o e-mail pessoal.
Sem informação
Sem informação

Modo de pagamento

Totalidade

100%

na inscrição

Faseado

50%
na inscrição
50%
até 25.12.2015
Sem informação
1. Pertencer a um grupo muito restrito de profissionais que utilizam a termografia desportiva como recurso para melhor definir um diagnóstico funcional; 2. Aquisição de uma nova ferramenta de trabalho tida actualmente como imprescindível para melhor controlo da evolução da lesão e técnicas terapêuticas empregues; 3. Denotará um enorme rigor científico na sua prática clínica, o que aumentará o seu êxito profissional. Actualmente, por exemplo no Brasil, todos os atletas de alta competição fazem questão de ser acompanhados por um especialista com formação em termografia desportiva; 4. Incrementará em muito a sua capacidade de raciocínio clínico.

Newsletter Fica a saber tudo para seres cada vez melhor. Regista-te aqui!