1ª Edição
Porto 25h Espanhol

Cadeias Musculares

18 Mai 2018 - 20 Mai 2018

Cadeias Musculares

Cadeias Musculares

C/ membro fundador associação espanhola terapia manual neuro-músculo-esquelética. Cadeias musculares, viscerais e cranianas. Postura. SNP. Técnicas analíticas e globais. Crânio. Abdomén. Swiss Protocol. Muscle Energy Techniques.

DESTINATÁRIOS

Fisioterapeutas e osteopatas (tb. estudantes)

VAGAS

26 formandos

DATAS

18 Mai 2018 - 20 Mai 2018

LIMITE DE INSCRIÇÃO

18 Abr 2018

HORÁRIOS

9h00-19h00

Sexta-feira e Sábado

9h00-17h00

Domingo

LOCALIZAÇÃO

Hotel Black Tulip

Avenida da República, nº 2038

4430-195 Vila Nova de Gaia, Porto

COORDENADAS

Latitude: 41,1204304

Longitude: -8,6064404

FORMADOR

Espanha

Fernando Ruiz

Terapia Manual

Especialista em reeducação postural

Fernando Ruiz - Master Science Lab
Cadeias Musculares: Reprogramação do Equilíbrio Fisiológico As cadeias musculares representam circuitos anatómicos através dos quais se propagam forças organizadas do corpo. As disfunções surgem quando o equilíbrio fisiológico é perturbado por tensões que se exprimem ao nível de uma ou de várias cadeias e perturbam o funcionamento harmonioso do corpo. Deste modo, a disfunção de um músculo pode ser responsável pela impossibilidade em realizar correctamente um gesto, uma acção ou uma postura. No entanto, a esfera craniana e a esfera visceral podem ser fontes de stress transmitidas através de diferentes canais fasciais ou tecido conjuntivo, sendo essas esferas locais que geram tensão. A metodologia a abordar na formação de Cadeias Musculares permitirá então compreender melhor a lógica das disfunções e a origem das dores e deformidades. O tratamento baseado no conceito de Cadeia Muscular visará libertar bloqueios articulares, aderências, contracturas musculares e encurtamentos neurais, bem como reequilibrar as tensões internas através de manobras viscerais. Serão utilizadas manipulações, técnicas de estiramento, mobilização neural e técnicas reflexas do tecido conjuntivo para reequilibrar o local afectado. Por fim, serão empregadas posturas globais para harmonizar a fisiologia muscular. A finalidade sobre o plano muscular, articular, visceral e craniano será unicamente recriar um equilíbrio de tensões para que a fisiologia seja respeitada. Uma vez que este tratamento respeita a fisiologia de cada idade, poderá aplicar-se em: - Atletas para prevenção e tratamento de lesões desportivas com o objectivo de melhorar a performance; - Crianças e jovens com alterações a diversos níveis: pés, joelhos, bacia, coluna vertebral (cifoses, lordoses, escolioses, dores de crescimento); - Adultos com alterações posturais, dores crónicas e disfunções físicas, nomeadamente: artroses, alterações da ATM e coluna vertebral (alterações discais, artroses).

Ver Mais

Objectivos gerais: - Dotar os formandos de noções básicas no âmbito das cadeias musculares. - Aprender a realizar uma correcta anamnese, exploração física detalhada e um plano de tratamento à medida. Objectivos específicos: - Executar técnicas de energia muscular (MET) para cada cadeia muscular. - Executar técnicas analíticas e globais na Síndrome de Dor Miofascial. - Executar técnicas de terapia manual no abdómen (cadeias viscerais e postura). - Executar técnicas de terapia manual no crânio (cadeias cranianas associadas a cadeias posturais).
1. Conceito Cadeia Muscular. Autores e métodos. Denominador comum das diferentes disciplinas. 2. Descrição das Cadeias Musculares clássicas: cadeia de flexão, cadeia de extensão, cadeia em abertura e cadeia em fechamento. Cadeias viscerais. Cadeias cranianas. 3. Região abdominal e as suas diferentes cadeias musculares. 4. Região craniana e as suas diferentes cadeias musculares. 5. Sistema nervoso periférico e cadeias musculares. 6. Avaliação postural 7. Formas de tratamento: - MET (Muscle Energy Technique) - Swiss Protocol para pontos gatilho - Conceito Barral de terapia manual visceral - Auto-alongamento / posturas no domicilio 8. Tratamento da Síndrome Cruzado Superior/Inferior, Cifose/Lordose, Pubalgia, Condromalácia e outras disfunções comuns na prática clínica.
Sem informação
Sem informação

Modo de pagamento

Totalidade

100%

na inscrição

Faseado

50%
na inscrição
50%
até 11.05.2018

Notas

Inclui coffee-break + Documentação + Certificado de formação profissional

Fernando Ruiz

Fernando Ruiz é fisioterapeuta e especialista em reeducação postural e no tratamento da dor. As suas áreas de interesse estão focadas no tratamento manual das patologias do sistema locomotor e no tratamento da dor crónica. A sua paixão pela fisioterapia incita-o a uma aprendizagem e actualização constantes, sendo por isso frequentemente convidado a participar, enquanto palestrante e docente, em inúmeros eventos científicos e pedagógicos a nível nacional e internacional.

- Aprenderás uma metodologia de tratamento simples, concreto e global com a finalidade de: - Libertar as zonas de tensão que são a base das disfunções, deformações e dores. - Reencontrar uma boa mobilidade muscular, articular e tendinosa das diferentes cadeias (musculares, articulares, viscerais, cranianas) - Reencontrar o melhor equilíbrio postural - Normalizar a função - Aprenderás a realizar uma avaliação e observação rigorosas que colocará em evidência os pontos de tensão de diferentes partes do corpo do paciente, ao nível de cada uma das cadeias, de forma a aplicar, de seguida, um método de tratamento manual. - Aprenderás técnicas baseadas em posturas de relaxamento com o objectivo de reprogramar o bom funcionamento das cadeias fisiológicas. - Terás acesso a uma ferramenta clínica que respeita a fisiologia de cada idade: do bebé ao adulto, do atleta ao sedentário e do idoso.

Newsletter Fica a saber tudo para seres cada vez melhor. Regista-te aqui!