1ª Edição
Braga 15h Sem informação de idioma

Fisioterapia Respiratória Pediátrica

01 Jan 2016 - 01 Dez 2016

Fisioterapia Respiratória Pediátrica

Fisioterapia Respiratória Pediátrica

Patologia respiratória aumenta drasticamente na última década. O fisioterapeuta está preparado? Anatomia. Fisiologia.

DESTINATÁRIOS

Licenciados em Fisioterapia

VAGAS

0 formandos

DATAS

01 Jan 2016 - 01 Dez 2016

LIMITE DE INSCRIÇÃO

01 Dez 2015

HORÁRIOS

Sem informações
LOCALIZAÇÃO

Ginásio Flexgym

Rua dos Barbosas 119

4715-086 Braga, Braga

COORDENADAS

Latitude: 0

Longitude: 0

Já reparou que a incidência de patologias respiratórias nas crianças tem aumentado drasticamente nos últimos anos? Enquanto fisioterapeuta está preparado para dar uma resposta eficaz nestes casos? Já percebeu o quão interessante pode ser esta população alvo, num mercado de trabalho tao competitivo, onde não abundam profissionais com formação especializada na área fisioterapia respiratória pediátrica? Patologias como bronquiolite e bronquite, raramente verificadas nas crianças há uns anos atrás, estão na realidade presentes num número crescente de crianças nos dias actuais. São múltiplas as causas para o aumento da incidência destas patologias nas crianças e na verdade perante este facto, para o fisioterapeuta não importa tanto a causa deste aumento, mas sim as consequências que podem daí advir uma vez que existe infelizmente uma tendência a que a criança seja acompanhada ao longo do seu crescimento com tais patologias, inclusive em idade adulta, caso não passe por um adequado e exigente processo de reabilitação. Este facto, está a produzir alterações sociais importantes, uma vez que os pais vivem angustiados com os contínuos processos patológicos dos seus filhos e os profissionais mais do que nunca procuram encontrar estratégias de actuação altamente eficazes neste tipo de patologias. É assim obrigatória a aquisição de formação especializada pelo fisioterapeuta para que possa activamente contribuir na definição acertada das melhores estratégias terapêuticas nestes pacientes. A fisioterapia respiratória faz referência a um conjunto de técnicas físicas destinadas à eliminação das secreções das vias respiratórias e à melhoria da ventilação pulmonar. Procura-se induzir drenagem das secreções que as crianças são incapazes de expulsar autonomamente e que estão na origem de recaídas constantes. Adicionalmente, estas técnicas são fundamentais na prevenção de patologias como por exemplo a brionquiolite, sendo esta uma patologia altamente nociva na ?árvore brônquica? que se encontra em crescimento e maturação na criança. Também nesta área da fisioterapia, uma correta avaliação e diagnóstico é a chave para o sucesso. É essencial identificar o real problema da criança de forma a definir o plano de intervenção mais adequado às suas necessidades e particularidades. Neste curso irá portanto ficar a saber mais sobre as patologias respiratórias, bem como sobre o sistema respiratório da criança. Ficará apto a avaliar e intervir numa criança, quer com técnicas das vias aéreas superiores, como inferiores, não descurando nunca o acompanhamento e educação aos pais da criança. Sendo este um curso altamente específico, o mesmo é destinado apenas a licenciados em fisioterapia, não sendo admitidos estudantes da respectiva licenciatura.

Ver Mais

Objectivos gerais: - Conhecer as ferramentas necessárias para realizar uma avaliação respiratória. - Conhecer as manobras que permitam realizar drenagem de secreções, com vista a melhorar os sintomas clínicos da criança. Objectivos específicos: - Caracterizar a anatomia fisiológica do sistema respiratório no lactente e na criança. - Executar técnicas de higiene brônquica. - Caracterizar as principais patologias respiratórias. - Distinguir ruídos respiratórios de ruídos adventícios.
1. Introdução à fisioterapia respiratória pediátrica a. Indicações e contraindicações da fisioterapia respiratória 2. Aspectos anatómicos do sistema respiratório em lactentes e crianças. a. Características principais b. Diferenças com o sistema respiratório adulto 3. Fisiologia e função do sistema respiratório em lactentes e crianças. a. Respiração e intercâmbio gasoso b. Mecânica ventilatória c. Propriedades físicas do pulmão 4. Os sinais e sintomas do doente respiratório 5. Auscultação a. Ruídos respiratórios b. Ruídos adventícios 6. Tipos de distúrbios ventilatórios: obstrutivos e restritivos 7. Descrição das principais doenças respiratórias pediátricas (ex.: bronquiolites, bronquites, asma, atelectasias) 8. Técnicas de higiene brônquica e sua aplicação em doentes respiratórios a. Técnicas inspiratórias forçadas: i. Desobstrução rinofaríngea retrogada ii. Lavagem nasal b. Técnicas expiratórias forçadas i. Aceleração do fluxo expiratório c. Técnicas expiratórias lentas i. Expiração lenta prolongada ii. Expiração lenta com glote aberta d. Técnicas inspiratórias lentas i. Exercícios de débito inspiratório controlado 9. Práticas empreendidas entre formandos e / ou em doentes pediátricos (sujeito a disponibilidade).

Ver Mais

Sem informação
Sem informação

Modo de pagamento

Totalidade

100%

na inscrição

Faseado

50%
na inscrição
50%
até 25.12.2015
Sem informação
1. Aprofundar os conhecimentos em Fisioterapia Respiratória Pediátrica, uma área em desenvolvimento e com acentuada procura no mercado. 2. Desenvolver competências que possibilitem a avaliação e a intervenção nas patologias respiratórias pediátricas mais comuns. 3. Conhecer estratégias de prevenção de disfunções respiratórias que minimizem o risco de desenvolvimento de complicações ou recidivas no paciente pediátrico.

Newsletter Fica a saber tudo para seres cada vez melhor. Regista-te aqui!