1ª Edição
Braga 15h Sem informação de idioma

Introdução Conceito de Bobath - Estudo do Movimento Humano

08 Jul 2016 - 09 Jul 2016

Introdução Conceito de Bobath - Estudo do Movimento Humano

Introdução Conceito de Bobath - Estudo do Movimento Humano

Guidelines pela IBITA - International Bobath Instructors Training Association

DESTINATÁRIOS

Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais

VAGAS

0 formandos

DATAS

08 Jul 2016 - 09 Jul 2016

LIMITE DE INSCRIÇÃO

08 Jun 2016

HORÁRIOS

Sem informações
LOCALIZAÇÃO

Ginásio Flexgym

Rua dos Barbosas 119

4715-086 Braga, Braga

COORDENADAS

Latitude: 0

Longitude: 0

Guidelines pela IBITA - International Bobath Instructors Training Association. Com análise de paciente real. Apenas 14 vagas. O curso que se apresenta, de 15 horas de duração, é um pré-requisito obrigatório e consequentemente dá acesso ao curso básico de avaliação e tratamento em condições neurológicas ? conceito de Bobath (IBITA - International Bobath Instructors Training Association). > mais Este primeiro módulo foi estruturado de modo a iniciar os participantes no conceito da análise de movimento e avaliação e tratamento do adulto com disfunção neurológica. Consiste numa introdução teórica relacionada com a análise do movimento, sessões práticas e demonstração do tratamento de um paciente. Com o crescente envelhecimento da população mundial, patologias neurológicas, como por exemplo o Acidente Vascular Encefálico/Cerebral (AVC), têm vindo a aumentar a sua prevalência ao longo dos anos. A importância da reabilitação neurológica é mais do que conhecida e comprovada pela evidência científica. A abordagem terapêutica deverá assentar na compreensão das competências motoras necessárias para a reabilitação para que as capacidades perdidas sejam readquiridas, sempre com vista à independência funcional.

Ver Mais

Objectivos gerais: 1. Dotar os formandos de conhecimentos e aptidões necessárias ao exercício da Fisioterapia Neurológica, preparando-os para a análise de movimento baseada no Conceito de Bobath. 2. Explorar e melhorar as capacidades de observação, análise e facilitação do indivíduo neurologicamente intacto. Relacionar a evidência com a prática clínica. Objectivos específicos: 1. Descrever componentes-chave relacionados com a análise de sequências de movimentos. 2. Caracterizar as componentes do movimento humano pela sua importância na intervenção do fisioterapeuta. 3. Explicar a importância do controlo postural. 4. Identificar características-chave do desempenho eficiente do movimento. 5. Identificar potenciais causas para a perturbação da eficiência do movimento. 5. Aplicar técnicas de avaliação e tratamento do paciente hemiplégico. 6. Facilitar sequências de movimento normal. 7. Analisar de forma crítica a sua intervenção clínica. 8. Identificar as diferentes variações de tónus e de controlo postural na população adulta normal.

Ver Mais

Conteúdos de acordo com a International Bobath Instructors Training Association Dia 02 de Junho 2017 Abertura do curso Introdução ao Conceito de Bobath Sessão teórica - História e evolução do Conceito Bobath Bases do movimento normal Movimento normal - Controlo Postural (sessão prática) Sessão prática - Análise de componentes do movimento Dia 03 de Junho 2017 Sessão prática - Análise de componentes do movimento (cont.) Sessão prática - Facilitação Demonstração com um paciente Discussão Sessão prática - Facilitação Sessão teórico-prática
Sem informação
Sem informação

Modo de pagamento

Totalidade

100%

na inscrição

Faseado

50%
na inscrição
50%
até 01.07.2016
Sem informação
1. Será formado por uma das referências em Portugal na área da reabilitação neurológica. Forte experiência internacional com a International Bobath Instructors Training Association; 2. O curso segue as guidelines da International Bobath Instructors Training Association; 3. Após conclusão do curso em questão terá acesso em caso de interesse ao curso básico de avaliação e tratamento em condições neurológicas - conceito de Bobath; 4. Será desmistificada a complexidade da reabilitação neurológica; 5. Análise de um paciente real.

Newsletter Fica a saber tudo para seres cada vez melhor. Regista-te aqui!