1ª Edição
Braga 15h Sem informação de idioma

Introdução Conceito de Bobath - Estudo do Movimento Humano

08 Jul 2016 - 09 Jul 2016

Introdução Conceito de Bobath - Estudo do Movimento Humano

Introdução Conceito de Bobath - Estudo do Movimento Humano

Guidelines pela IBITA - International Bobath Instructors Training Association

DESTINATÁRIOS

Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais

VAGAS

0 formandos

DATAS

08 Jul 2016 - 09 Jul 2016

LIMITE DE INSCRIÇÃO

08 Jun 2016

HORÁRIOS

Sem informações
LOCALIZAÇÃO

Ginásio Flexgym

Rua dos Barbosas 119

4715-086 Braga, Braga

COORDENADAS

Latitude: 0

Longitude: 0

FORMADOR
Guidelines pela IBITA - International Bobath Instructors Training Association. Com análise de paciente real. Apenas 14 vagas. O curso que se apresenta, de 15 horas de duração, é um pré-requisito obrigatório e consequentemente dá acesso ao curso básico de avaliação e tratamento em condições neurológicas ? conceito de Bobath (IBITA - International Bobath Instructors Training Association). > mais Este primeiro módulo foi estruturado de modo a iniciar os participantes no conceito da análise de movimento e avaliação e tratamento do adulto com disfunção neurológica. Consiste numa introdução teórica relacionada com a análise do movimento, sessões práticas e demonstração do tratamento de um paciente. Com o crescente envelhecimento da população mundial, patologias neurológicas, como por exemplo o Acidente Vascular Encefálico/Cerebral (AVC), têm vindo a aumentar a sua prevalência ao longo dos anos. A importância da reabilitação neurológica é mais do que conhecida e comprovada pela evidência científica. A abordagem terapêutica deverá assentar na compreensão das competências motoras necessárias para a reabilitação para que as capacidades perdidas sejam readquiridas, sempre com vista à independência funcional.

Ver Mais

Objectivos gerais: 1. Dotar os formandos de conhecimentos e aptidões necessárias ao exercício da Fisioterapia Neurológica, preparando-os para a análise de movimento baseada no Conceito de Bobath. 2. Explorar e melhorar as capacidades de observação, análise e facilitação do indivíduo neurologicamente intacto. Relacionar a evidência com a prática clínica. Objectivos específicos: 1. Descrever componentes-chave relacionados com a análise de sequências de movimentos. 2. Caracterizar as componentes do movimento humano pela sua importância na intervenção do fisioterapeuta. 3. Explicar a importância do controlo postural. 4. Identificar características-chave do desempenho eficiente do movimento. 5. Identificar potenciais causas para a perturbação da eficiência do movimento. 5. Aplicar técnicas de avaliação e tratamento do paciente hemiplégico. 6. Facilitar sequências de movimento normal. 7. Analisar de forma crítica a sua intervenção clínica. 8. Identificar as diferentes variações de tónus e de controlo postural na população adulta normal.

Ver Mais

Conteúdos de acordo com a International Bobath Instructors Training Association Dia 02 de Junho 2017 Abertura do curso Introdução ao Conceito de Bobath Sessão teórica - História e evolução do Conceito Bobath Bases do movimento normal Movimento normal - Controlo Postural (sessão prática) Sessão prática - Análise de componentes do movimento Dia 03 de Junho 2017 Sessão prática - Análise de componentes do movimento (cont.) Sessão prática - Facilitação Demonstração com um paciente Discussão Sessão prática - Facilitação Sessão teórico-prática
Sem informação
Sem informação

Modo de pagamento

Totalidade

100%

na inscrição

Faseado

50%
na inscrição
50%
até 01.07.2016

Ana Isabel Almeida

Um dos nomes incontornáveis da Fisioterapia Neurológica em Portugal. Instrutora certificada pela International Bobath Instructors Training Association (IBITA) desde 2009, é qualificada pela ESSA (Escola Superior de Saúde de Alcoitão) desde 1984, tendo ainda terminado um Mestrado em Reabilitação Neurológica no ano de 2012. É professora assistente convidada de Neurologia na ESS IPS (Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal) e educadora clínica pela ESS IPS. Actualmente, trabalha exclusivamente com pacientes neurológicos, no sector privado. Membro do grupo de interesse em neurologia da Associação Portuguesa de Fisioterapeutas e da IBITA.

Carlos Martins

Licenciado em fisioterapia pelas ESTS de Coimbra e Mestre em Reabilitação Neurológica -Especialidade para Fisioterapeutas pela Universidade Católica. Professor Especialista em Fisioterapia e professor adjunto convidado do curso de Fisioterapia da ESALD-IPCB. Fisioterapeuta no Centro Hospitalar Tondela-Viseu EPE desde 1999, com acumulação da prática privada. Membro do Comité de Investigação da IBITA. Instrutor Básico certificado pela IBITA (International Bobath Instructors Training Association). Curso Avançado de Bobath pela British Bobath Tutors Association. Estágio com Lynne Fletcher e Linzi Meadows - Manchester Neurotherapy Center. Prelector sobre o tema “Cerebellar Ataxia – from fixation to postural stability to improve postural control in standing: The Bobath Concept in clinical practice” – IBITA, Bélgica (2012). Formador em cursos, seminários e palestras associado ao Conceito de Bobath.

Ver Mais

1. Será formado por uma das referências em Portugal na área da reabilitação neurológica. Forte experiência internacional com a International Bobath Instructors Training Association; 2. O curso segue as guidelines da International Bobath Instructors Training Association; 3. Após conclusão do curso em questão terá acesso em caso de interesse ao curso básico de avaliação e tratamento em condições neurológicas - conceito de Bobath; 4. Será desmistificada a complexidade da reabilitação neurológica; 5. Análise de um paciente real.

Newsletter Fica a saber tudo para seres cada vez melhor. Regista-te aqui!