1ª Edição
Braga 72h Sem informação de idioma

Acupunctura Clínica Contemporânea Músculo-Esquelética

01 Jan 2016 - 01 Dez 2016

Acupunctura Clínica Contemporânea Músculo-Esquelética

Acupunctura Clínica Contemporânea Músculo-Esquelética

Preço reduzido. Tratamento dor. Recuperação neuromuscular. Electroacupunctura. Auriculoterapia. Moxabustão. Laser. Magnetoterapia. Digitopressão. Forte raciocínio clínico.

DESTINATÁRIOS

Profissionais de saúde (tb. Estudantes)

VAGAS

0 formandos

DATAS

01 Jan 2016 - 01 Dez 2016

Teoria Básica de MTC

01 Jan 0001

Estudo do Bio Circuito Energético

01 Jan 0001

Especialidades da Acupunctura

01 Jan 0001

Diagnóstico Oriental

01 Jan 0001

Técnicas Acupuncturais

01 Jan 0001

Tratamento na Dor e Reabilitação

01 Jan 0001

LIMITE DE INSCRIÇÃO

17 Set 2018

HORÁRIOS

Sem informações
LOCALIZAÇÃO

Ginásio Flexgym

Rua dos Barbosas 119

4715-086 Braga, Braga

COORDENADAS

Latitude: 0

Longitude: 0

Porquê acupunctura clínica contemporânea músculo-esquelética?
Porque é um curso destinado exclusivamente a profissionais de saúde (ou estudantes das respectivas licenciaturas) que desejem absorver as tendências actuais numa área específica da acupunctura como a área músculo-esquelética, onde serão apresentados conceitos contemporâneos (electropunctura por exemplo em pontos gatilho e sistema nervoso periférico) sem serem esquecidas todas as bases da medicina chinesa que estão na base da criação desta área de intervenção. Este curso confere-lhe grau de acupunctor? Não. Se o seu objectivo é obter o grau de acupunctor, este curso não é para si. Deverá, nesse caso, ingressar numa viagem de cerca de 5 anos com outra entidade formadora.
Sendo profissional de saúde porque deve realizar este curso?
1. Apesar de não lhe ser atribuído grau de acupunctor, receberá um certificado profissional emitido por uma entidade formadora certificada pela DGERT que atesta a sua formação em acupunctura clínica contemporânea músculo-esquelética.
2. Curso idealizado pelo Dr. José Malta, um dos mais conceituados acupunctores portugueses, que detém uma licenciatura em enfermagem como base, seguindo-se um trajecto notável na área da medicina tradicional chinesa (MTC). 20 anos de experiência que culminam em docência académica e em cargos de direcção do departamento de MTC do Instituto Português Naturologia e coordenador e formador do Instituto de Formação em Enfermagem.
3. Este curso torna-se, assim, numa excelente ferramenta para o tratamento de patologias músculo-esqueléticas, ao mesmo tempo que é uma excelente base para todos os formandos que queiram, no futuro, completar uma formação em acupunctura.
4. Auriculoterapia, electropunctura, moxabustão, magnetoterapia, laser e digitopressão serão também alguns dos conceitos que acompanharão este curso.
5. Curso com uma carga horária adequada, extremamente prático e que fomenta o raciocínio clínico. É um curso objectivo e que responde às necessidades clínicas diárias do profissional de saúde. Curso sem rodeios.
6. Rapidamente perceberá a enorme aplicabilidade que este curso terá junto dos pacientes que o procuram, uma vez que os resultados obtidos com as estratégias de intervenção do Dr. José Malta são o resultado de 20 anos de estudo, de testes e re-

Terá portanto acesso às intervenções mais testadas, estudadas e eficazes nas patologias músculo-esqueléticas. O que pode esperar neste curso? O que não será ensinado ao longo do curso? 1. O conceito-chave deste curso é o raciocínio clínico
2. Como tal não serão apresentados protocolos pré-determinados de tratamento. O formando não sairá do curso com ?receitas de tratamento?.
3. O formando aprenderá sim, a pensar em contexto clínico, para que em função dos sinais e sintomas do paciente possa definir quais os pontos mais importantes a trabalhar.
4. Não se tratam patologias, mas sim pessoas. Algo que só será possível com um excelente raciocínio clínico.A acupunctura ao longo dos últimos anos tem sofrido uma evolução importante. Evolução essa que é verificado, por exemplo, pela crescente procura desta área de intervenção por médicos. A união da medicina oriental com a medicina ocidental será uma constante ao longo da formação. Na actualidade é forçoso unirem-se estas duas áreas. Em 2016, seria obsoleto ensinar-se acupunctura tendo apenas como referencial, por exemplo, o conceito de meridiano. Hoje, é obrigatório unir-se o avanço científico da medicina ocidental, com a sabedoria milenar da medicina oriental, já que esta união trouxe importantes desafios à MTC, mostrando assim novos caminhos no desenvolvimento da acupunctura. Levantam-se questões fulcrais no plano clínico, fazendo com que a selecção de pontos de acupunctura não se realize unicamente em termos de meridianos. Assim, todo o sistema de intervenção foi adaptado à miologia funcional, sendo que a selecção dos pontos realiza-se de acordo com os pontos motores o que é, por exemplo, um dos princípios de base da selecção de pontos em electroacupunctura. Além da adaptação ao conceito do ponto motor é ainda necessário, em muitas condições, associar o conceito do trajecto nervoso e/ou pontos-gatilho.

Se pretende diferenciação curricular e optimizar as suas competências clínicas numa área cada vez mais procurada pelos pacientes, sabemos que esta formação responderá às suas expectactivas. Bom curso.

Ver Mais

Objectivos gerais
- Adquirir conhecimentos relativamente à localização dos pontos de acupunctura e sua selecção na recuperação neuromuscular e tratamento da dor.
- Demonstrar aptidão para planear e executar uma sessão de Acupunctura Clínica Contemporânea Músculo-Esquelética em diferentes patologias.

Objectivos específicos
- Saber localizar os pontos de acupunctura mais importantes na recuperação neuromuscular do membro superior, face, membro inferior e no tratamento da dor.
- Saber seleccionar os pontos de acupunctura de acordo com os grupos musculares afectados no membro superior, face e membro inferior.
- Saber seleccionar os pontos de acupunctura de acordo com o trajecto da dor - membro superior, membro inferior e coluna vertebral.
- Conhecer os princípios da electroacupunctura, auriculoterapia, digitopressão e moxabustão.
1. Teoria Básica de MTC (4h)
a. Enquadramento da MTC no contexto de Saúde
b. Princípios da MTC 2. Estudo do Bio Circuito Energético (4h) a. Definição e classificação dos meridianos b. Trajeto e localização de pontos dos 12 meridianos principais, Du Mai e Ren Mai c. Funções, classificação e combinação de pontos de Acupunctura
3. Especialidades da Acupunctura (8h) a. Acupunctura Sistémica: Meridianos e pontos de Acupunctura b. Auriculoterapia: Pontos auriculares c. Localização e combinação das 3 especialidades d. Protocolos terapêuticos 4. Diagnóstico Oriental (8h) a. 4 Fases de Diagnóstico: Anamnese, Observação, Palpação e Auscultação b. Diagnóstico da língua e Pulsologia c. Diferenciação de Síndromes d. Avaliação de pontos de Acupunctura com o Sistema Ryodoraku e. Significado oculto de sinais e sintomas f. Avaliação e encaminhamento para outros profissionais de saúde 5. Técnicas Acupuncturais (4h) a. Métodos: Agulhas de Acupunctura, Moxabustão, Eletro-Acupunctura, Digitopressão, magnetoterapia e Laser b. Princípios de seleção de Pontos de Acupunctura e técnica acupunctural c. Localização, técnica de manipulação e combinação de acordo com o diagnóstico 6. Tratamento na Dor e Reabilitação (44h)

Ver Mais

No final do curso será realizada uma avaliação teórico-prática. A nota final mínima para aprovação deve ser maior ou igual a 9,5 valores.
Sem informação

Modo de pagamento

Totalidade

100%

na inscrição

Faseado

0%
na inscrição
0%
até 25.12.2015
0%
até 25.12.2015
0%
até 25.12.2015
0%
até 25.12.2015
0%
até 25.12.2015
0%
até 25.12.2015

Ver Mais

Sem informação
1. Além dos meridianos, conhecerá os conceitos de pontos gatilho, trajecto nervoso e pontos motores.
2. Abordará ainda o conceito de eletroacupunctura, auriculoterapia, moxabustão, digitopressão, magnetoterapia e laser.
3. Conseguirá assim, dominar através de meios actuais, uma nova ferramenta de trabalho, cujo impacto na resolução de dor e recuperação neuromuscular é avassalador.
4. Será formando pelo reputado acupunctor José Malta, usufruindo de todo o seu conhecimento e estudo permanente.
5. O rigor na construção do raciocínio clínico será um dos aspectos mais importantes do curso que aqui se apresenta.

Newsletter Fica a saber tudo para seres cada vez melhor. Regista-te aqui!