1ª Edição
Porto 34h Sem informação de idioma

Posturoterapia neurosensorial em patologias funcionais da coluna vertebral e extremidades

01 Jan 2017 - 31 Dez 2017

Posturoterapia neurosensorial em patologias funcionais da coluna vertebral e extremidades

Posturoterapia neurosensorial em patologias funcionais da coluna vertebral e extremidades

Nova estrutura (maior conteúdo). Neuro-estimulação manual. Patologias funcionais. Alterações do tónus. Equilíbrio postural. Sistema postural fino. Entradas sensoriais. Resultados imediatos. Associação Internacional Posturologia.

DESTINATÁRIOS

Fisioterapeutas, Médicos, Osteopatas e Quiropratas (tb. estudantes) 8 vagas para ex-formandos da 1.ª edição do curso de Posturoterapia - propina exclusiva (50% desconto)

VAGAS

0 formandos

DATAS

01 Jan 2017 - 31 Dez 2017

Módulo 1 - PNS - posturoterapia neurossensorial nas disfunções da coluna lombar, pelve e membros inferiores

01 Jan 0001

Módulo 2 - PNS nas disfunções do plexo cervical e membro superior

01 Jan 0001

LIMITE DE INSCRIÇÃO

28 Nov 2016

HORÁRIOS

Sem informações
LOCALIZAÇÃO

Hotel Black Tulip

Avenida da República, nº 2038

4430-195 Vila Nova de Gaia, Porto

COORDENADAS

Latitude: 41,1204304

Longitude: -8,6064404

De forma muito entusiasta, podemos dizer que felizmente existem mentes brilhantes que criam conceitos extraordinários para facilitarem a intervenção de todos os que lidam com pessoas. Uma dessas mentes é o criador da Posturoterapia Neuro-Sensorial (PNS), presidente da Associação Internacional de Posturologia, Dr. Philippe Villeneuve. Se pensarmos que a acção de um músculo é totalmente regida pelo sistema nervoso, sempre que pretendemos por exemplo influenciar o tónus muscular e melhorar amplitudes articulares, será lógico intervirmos directamente no músculo (alongando por exemplo) ou no sistema que rege o músculo, no caso o sistema neural? A resposta parece-nos muito simples, e será naturalmente o sistema neural. Entramos num período onde mais importante do que pensar no músculo em si, devemos pensar em saber influenciar o sistema que dita o comportamento desse mesmo músculo. Na verdade o sistema muscular só executa o que o sistema neural quer, pelo que dominar um conjunto de estimulações neuro-sensoriais que irão influenciar todas as estruturas que directa e indirectamente dependem do sistema neural é hoje possível e para a MASTER de conhecimento obrigatório. A PNS aborda o sistema neural na ?entrada? do sistema, isto é, no local da disfunção de origem, normalizando a função neural e alcançado uma correcção de todo o padrão compensatório até então instalado controlando desta forma a sintomatologia apresentada pelo utente. O resultado seguido da estimulação neuro-sensorial é imediato. Actualmente é obrigatório que todos os profissionais se habituem ao termo de disfunção ou patologia funcional, em detrimento de patologia estrutural. Obviamente existem patologias estruturais porém a prevalência das funcionais é deveras superior estando inclusive estas últimas na origem de muitas patologias estruturais (excepção às que surgem por macrotrauma). De modo resumido as evidências sugerem que o mau funcionamento dos tecidos induzem sobrecargas excessivas no ?sistema humano?, gerando mecanismos compensatórios que culminam em sintomas funcionais quando o organismo não é capaz de suportar o stress gerado pelo mau funcionamento desses tecidos = disfunção funcional. Quantos ombros dolorosos conhece que não apresentam lesão estrutural da coifa? Quantas queixas lombares já ouviu e os exames não apresentam alterações de relevo? Tudo isto pode ser enquadrado no termo patologia funcional.Alguns exemplos de patologias funcionais em que a PNS apresenta resultados positivos: hérnia discal, patologias tendinosas, bursites, síndrome banda ilio-tibial, cefaleias, síndromes compressivos como o do túnel cárpico, neuroma Morton, etc. Evolua com um conceito único e com um formador (Dr. Lisandro Ceci) que pertence a um grupo muito restrito de professores a nível mundial autorizados por Villeneuve e Associação Internacional Posturologia a leccionar formações de PNS.

Ver Mais

Objectivo geral: - Conhecer os princípios da posturologia e as relações das entradas sensoriais com as alterações de tónus e equilíbrio postural. - Desenvolver um processo de avaliação de tratamento baseado na hierarquização disfuncional, de forma orientada e prática. Objectivos específicos: 1. Identificar as disfunções neurais, articulares e musculares do arco inferior (lombar, pelve e membros inferiores) 2. Identificar as disfunções neurais, articulares e musculares do plexo cervical e membros superiores. 3. Tratar hierarquicamente através de neuroestimulações manuais (neurais, articulares e musculares) 4. Orientar o paciente quanto à continuidade de tratamentos
Módulo 1 - PNS - posturoterapia neurossensorial nas disfunções da coluna lombar, pelve e membros inferiores - Mecanismos de regulação postural - Hierarquização disfuncional - Anatomia, biomecânica e neurofisiologia do arco inferior (lombar, pelve e membros inferiores) - Evidencias científicas das disfunções neurais - Avaliação clínica o Verificação das assimetrias posturais (morfológicas e funcionais) o Análise palpatória sensorial (diferenciação das disfunções neurais, articulares e musculares) - Interpretação e correlações entre lombar, pelve e membros inferiores. - Tratamento o Neuroestimulações discais o Estímulos neurais o Estímulos neuroarticulares o Estímulos musculares Módulo 2 - PNS nas disfunções do plexo cervical e membro superior - Mecanismos de regulação postural - Hierarquização disfuncional - Anatomia, biomecânica e neurofisiologia do plexo cervical e membros superiores e suas correlações - Evidencias científicas das disfunções neurais - Avaliação clínica o Verificação das assimetrias posturais (morfológicas e funcionais) o Análise palpatória sensorial (diferenciação das disfunções neurais, articulares e musculares) - Interpretação e correlações entre cervical, cintura escapular e ombro, cotovelo, punho e mão. - Tratamento o Neuroestimulações discais o Estimulos neurais o Estímulos neuroarticulares o Estímulos musculares

Ver Mais

Sem informação
Sem informação

Modo de pagamento

Totalidade

100%

na inscrição

Faseado

0%
na inscrição
0%
até 23.12.2016
0%
até 23.12.2016

Ver Mais

Sem informação
1. Conhecerá os princípios da regulação postural no processo de avaliação com um raciocínio clínico fundamentado. 2. Estará apto a abordar as diferentes entradas sensoriais com o quadro clínico do paciente e saber como correlacioná-las. 3. Conseguirá interpretar as diferentes características dos testes clínicos. 4. Conseguirá definir um processo de tratamento orientado para a causa primária das disfunções.

Newsletter Fica a saber tudo para seres cada vez melhor. Regista-te aqui!