1ª Edição
Braga 16h Sem informação de idioma

PNL e Coaching em Saúde: Como Potenciar o Sucesso Clínico

30 Set 2017 - 01 Out 2017

PNL e Coaching em Saúde: Como Potenciar o Sucesso Clínico

Fomentar as poderosas ferramentas de PNL e Coaching no contexto pessoal, profissional e na relação clínica

Tanto o Coaching como a PNL oferecem uma profusão de ferramentas práticas que oferecem flexibilidade para que o profissional de saúde escolha qual a melhor abordagem para o paciente, em cada momento do seu processo clínico. Não só os pacientes farão o que devem fazer, de forma mais consistente, como também o profissional de saúde se sentirá mais confiante e assertivo na prescrição do plano de tratamento e reabilitação e na forma como o mesmo será cumprido pelo cliente/paciente.

DESTINATÁRIOS

Profissionais de saúde (tb. estudantes)

VAGAS

0 formandos

DATAS

30 Set 2017 - 01 Out 2017

LIMITE DE INSCRIÇÃO

28 Nov 2016

HORÁRIOS

Sem informações
LOCALIZAÇÃO

Ginásio Flexgym

Rua dos Barbosas 119

4715-086 Braga, Braga

COORDENADAS

Latitude: 0

Longitude: 0

GALERIA
FORMADOR

Portugal

Ricardo Cibrão

Empowerment

Especialista em Coaching e análise comportamental

Ricardo Cibrão - Master Science Lab
Porque é que os pacientes não seguem e cumprem as sugestões e prescrições dos profissionais de saúde - adesão a um plano de tratamento, cumprimento de um programa de exercício de reabilitação, toma correcta da medicação ou adopção de hábitos de vida saudáveis?

Porque aparentam falta de motivação para a mudança, para a melhoria e para a criação de hábitos que melhorariam drasticamente a sua saúde e bem-estar?

Todos estes factores que podem influenciar o progresso do paciente, acabam por criar frustração e desmotivação no profissional de saúde. Então como poderás reverter este processo?

Eis a resposta: adquirir e utilizar competências de orientação para a mudança que permitam criar e potenciar:
- Os resultados clínicos
- A resiliência e motivação dos pacientes
- A forma como os pacientes se sentem relativamente ao profissional de saúde que o acompanha e aos serviços que lhe são prestados
- O teu próprio bem-estar, satisfação e longevidade profissional
- A capacidade de retenção de clientes e práticas profissionais empresariais.

Neste âmbito surge a formação de PNL e Coaching em Saúde que concilia duas poderosas metodologias que, quando usadas simultaneamente, têm a capacidade de potencialização bilateral, o que proporciona ao paciente maior rapidez e efectividade na conquista dos resultados que ambiciona atingir.

Tanto o Coaching como a PNL oferecem uma profusão de ferramentas práticas que oferecem flexibilidade para que o profissional de saúde escolha qual a melhor abordagem para o paciente, em cada momento do seu processo clínico.

Não só os pacientes farão o que devem fazer, de forma mais consistente, como também o profissional de saúde se sentirá mais confiante e assertivo na prescrição do plano de tratamento e reabilitação e na forma como o mesmo será cumprido pelo cliente/paciente.

O sucesso clínico será, assim, potenciado, além de que manterás os clientes por mais tempo, o que se traduzirá num negócio mais sustentável.O Coaching em Saúde

A expressão original em inglês Health Coaching poderá ser traduzida para o português como Coaching em Saúde, uma abordagem que cresce rapidamente e que gera uma efectiva parceria entre os profissionais de saúde e as pessoas assistidas. Esta área pretende prevenir e/ou controlar os avanços da doença crónica, motivando os pacientes para a produção de mudanças de hábitos e estilos de vida.

Esta metodologia destina-se a todos os que desejam melhorar a performance e desempenho pessoal ou profissional, desenvolver ou potencializar estados de motivação e auto-confiança, e realizar mudanças comportamentais que favoreçam as suas conquistas.

O Coaching é, assim, um processo de acompanhamento especializado e personalizado que visa auxiliar o indivíduo no alcance dos seus objectivos. Através da aplicação de técnicas eficientes baseadas em conhecimentos da neurociência é possível promover o autoconhecimento e a ampliação da consciência, duas áreas absolutamente decisivas para o aumento da motivação, do foco e da vontade para criar mudanças positivas, sustentáveis e potenciadoras de sucesso pessoal, profissional e clínico.

A aproximação do Coaching a áreas como a da Saúde está intimamente relacionada com o trabalho colaborativo que existe entre profissional e paciente potenciando uma maior consciência sobre a importância do ?trabalho? a ser realizado e estimulando novas atitudes e a confiança no protocolo sugerido.

A PNL
A Programação NeuroLinguística (PNL) foi originalmente desenvolvida pela genialidade de Richard Bandler e John Grinder.

A revolução da PNL ultrapassou o campo da comunicação humana, passou pela psicoterapia e estendeu-se para as mais diversas áreas da actividade humana. É uma ciência aplicada, e como tal, oferece procedimentos específicos que podem ser aplicados na educação, no desporto, nas negociações, nas vendas e na terapia.

Centrado no estudo da excelência humana, o modelo da PNL contempla um conjunto de técnicas que actuam cirurgicamente na raiz do problema e geram uma nova representação emocional das experiências. Dedica-se, portanto, ao estudo da criação do pensamento, dos estados emocionais e dos comportamentos e em como poderemos direccionar e optimizar esse processo para obter melhores resultados.

Ver Mais

1. Promover o desempenho do profissional de saúde, adquirindo uma nova consciência sobre si, sobre as pessoas que o rodeiam e consequentemente sobre os pacientes.
2. Fomentar a utilização de ferramentas da PNL e do Coaching nos seus contextos pessoais, profissionais e na relação clínica.
3. Desenvolver novas habilidades para o sucesso na abordagem aos pacientes.
- O que é a PNL e o Coaching.
- Pressupostos e aplicações da PNL e do Coaching em saúde.
- Contributos da PNL nos processos de Coaching.
- O que é a PNL e o Coaching em saúde?
- O profissional de saúde enquanto coach.
- Como explorar o potencial da PNL e do Coaching para alcançar os resultados clínicos?
- Estratégias eficientes de mudança comportamental no âmbito da saúde. Transformação de programas mentais não funcionais.
- Como elevar os níveis de compromisso, motivação e responsabilização do paciente?
- Definição de metas e objectivos.
- Competências de comunicação clínica. A importância da comunicação positiva, do rapport e da escuta activa.
- Paciente visual, auditivo e cinestésico. Como diferenciar a comunicação de acordo com o registo do paciente?
- Gestão de conflitos e das emoções.
- Dinâmicas interativas e exercícios práticos.
Sem informação
Certificado de frequência de formação profissional, de acordo com o decreto 35/2002, de 23 de abril.

Modo de pagamento

Totalidade

100%

na inscrição

Faseado

50%
na inscrição
50%
até 22.09.2017

Ricardo Cibrão

Ricardo Cibrão é formado em Gestão, pós-graduado em Tecnologias da Informação e da Comunicação, tem dupla certificação internacional em Coaching e é certificado em análise comportamental DISC. A sua experiência em diversos sectores rapidamente o fez perceber que o principal capital de qualquer organização, o verdadeiro factor diferenciador, são as pessoas. Trabalhou na F3M – Information Systems (empresa com presença regular na publicação da revista Exame – As melhores 100 empresas para trabalhar) ligado à área do Marketing. Colaborou com o banco SantanderTotta onde ganhou em 2003 o prémio “Melhor equipa comercial” em Portugal. Deu aulas em diversas instituições de ensino em áreas ligadas à economia, à comunicação e ao Coaching. É formador e consultor com milhares de horas de experiência acumuladas desde 2001. Actualmente é Managing Partner na Powercoaching e na International Coaching University – Portugal. É também músico e Presidente da International Community of Professional Coaches.

Ver Mais

- As ferramentas de PNL e de Coaching podem ajudar a aumentar a eficiência da anamnese para um diagnóstico mais preciso. Pesquisas revelam que uma anamnese bem conduzida é responsável por 85% do diagnóstico clínico.
- Boa parte do sucesso de um tratamento está na capacidade que o profissional demonstra para motivar os seus pacientes a seguirem correctamente o plano prescrito. A motivação é um elemento chave em qualquer processo terapêutico.
- É muito comum que os processos terapêuticos envolvam profundas mudanças comportamentais. Técnicas de PNL e de Coaching podem auxiliar o profissional de saúde a ensinar os seus pacientes a desenvolverem estratégias eficientes de mudança comportamental, apoiando-se em recursos internos que eles já possuem.
CERTIFICAÇÕES E APOIOS
Certificado 1 - Master Science Lab

O que dizem os nossos formandos?

Gostei muito da formação, tenho muita vontade de aprofundar e avançar mais níveis nesta área, porque considero mesmo muito poderosa. O formador conseguiu chegar ao público, interagir, fazer perceber o conteúdo e o poder do PNL.

Newsletter Fica a saber tudo para seres cada vez melhor. Regista-te aqui!