1ª Edição
Porto 75h Sem informação de idioma

PNF - Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva - Conceito KABAT - NÍVEIS I E II

05 Abr 2017 - 16 Jul 2017

PNF - Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva - Conceito KABAT - NÍVEIS I E II

PNF - Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva - Conceito KABAT - NÍVEIS I E II

Exclusivo. Reconhecido p/ Associação Internacional de PNF. Disfunções Neurológicas e Ortopédicas. Controlo motor. Biomecânica do movimento. Neurociência. Casos reais.

DESTINATÁRIOS

Fisioterapeutas.

VAGAS

0 formandos

DATAS

05 Abr 2017 - 16 Jul 2017

LIMITE DE INSCRIÇÃO

28 Nov 2016

HORÁRIOS

Sem informações
LOCALIZAÇÃO

INSIDEOUT Pilates Studio

Candal Park, SA, Rua 28 de Janeiro

4400-335 Vila Nova de Gaia, Porto

COORDENADAS

Latitude: 0

Longitude: 0

Atentos à evolução do estado de arte da fisioterapia, percebemos que incompreensivelmente o reconhecido Conceito PNF, tem sido desvalorizado em Portugal. Em todas as licenciaturas em Portugal existe a cadeira de PNF, mas até hoje, nunca existiu formação oficial do conceito e os profissionais consequentemente desconhecem a evolução gigante que se verifica na área. Congrega actualmente novos conhecimentos de controlo motor, aprendizagem motora, biomecânica do movimento e neurociência, o que tem despertado o interesse massivo de fisioterapeutas da Europa, Ásia e EUA. Será que nos podemos continuar a esquecer de um conceito de Terapia Manual cujo impacto em patologia neuro-músculo-esquelética é fortíssimo? Pressupondo a estimulação dos proprioceptores com vista ao aumento da resposta do mecanismo neuromuscular, as técnicas de Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva, resultam do trabalho desenvolvido por Kabat e Knott, entre 1946 e 1951. Através da observação de desportistas, Kabat criou as diagonais de movimento e usou-as inicialmente para o tratamento de pacientes neurológicos. Com isso Kabat e Knott desenvolveram a Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva amplamente divulgada e ensinada num Centro de Reabilitação nos Estados Unidos. O conceito passou também a ser utilizado no tratamento de pacientes ortopédicos, reumatológicos e respiratórios. Mais do que uma abordagem de tratamento, PNF passou a ser considerada uma ferramenta que permitia a avaliação e o tratamento da disfunção neuromuscular simultânea. Desde o seu início que a metodologia PNF integrou, com êxito, muitos dos conceitos contemporâneos da neuro-reabilitação. A filosofia, os princípios e os procedimentos básicos, as técnicas específicas, as actividades no tatame, as funçôes vitais e o treino de marcha, constituem a pedra angular do PNF. Estas técnicas e o método de tratamento em que são usadas visam obter a máxima quantidade de actividade que pode ser conseguida em cada esforço voluntário e o maior número possível de repetições para facilitar a resposta. Inclui a aprendizagem e a retenção funcional das actividades recém-aprendidas com a repetição de uma tarefa específica Utilização da progressão do desenvolvimento do comportamento motor que permite que os pacientes criem e recriem estratégias de movimento funcional eficiente Análise biomecânica e comportamental do controlo do motor O curso que aqui se apresenta constitui a iniciação à PNF, chamado PNF 1 e 2. Depois seguem-se os níveis avançados 3a, 3b, 4 e 5 que proporcionam aos participantes um maior aprofundamento no estudo de PNF. Para conhecer melhor este sistema, visite o site da Associação (www.ipnfa.org). Os participantes tratarão pacientes durante a segunda parte do curso, para terem a possibilidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos.

Ver Mais

Objectivo geral: Dotar os formandos de conhecimentos que permitirão a utilização do conceito PNF no tratamento de pacientes neurológicos, ortopédicos e respiratórios.
Curso oficial de PNF reconhecido pela Associação Internacional de PNF - História e filosofia do PNF - Diagonais e padrões de movimento - Princípios e procedimentos básicos - Técnicas de PNF - Actividades no tatame e nas barras paralelas - Biomecânica da marcha (avaliação e tratamento) - Funções vitais - Avaliação e prescrição de tratamento para pacientes com disfunções do aparelho locomotor - CIF - classificação Internacional de funcionalidade - Conceitos de controlo motor e aprendizagem motora - Casos clínicos com pacientes reais
Sem informação
Sem informação

Modo de pagamento

Totalidade

100%

na inscrição

Faseado

50%
na inscrição
50%
até 31.03.2017
Sem informação
- Curso sobre um conceito reconhecido internacionalmente, com evidências científicas, que proporcionará ao participante ferramentas adequadas para o tratamento de pacientes com disfunções do aparelho locomotor. - Formação actualizada à luz dos novos conceitos sobre controlo motor, aprendizagem motora, biomecânica do movimento e neurociência. - Aprenderá técnicas adequadas ao tratamento de muitos casos, que permitirão acelerar a reabilitação do paciente.

Newsletter Fica a saber tudo para seres cada vez melhor. Regista-te aqui!