1ª Edição
Porto 20h Sem informação de idioma

Procedimentos Invasivos Ecoguiados

01 Jan 2017 - 31 Dez 2017

Procedimentos Invasivos Ecoguiados

Procedimentos Invasivos Ecoguiados

Com autores do livro ?Fisioterapia Invasiva - Ed. Elsevier?. Guidelines para potenciar o uso de agulha/ecógrafo. Técnicas minimamente invasivas (punção seca. electrólise percutânea)

DESTINATÁRIOS

Fisioterapeutas e Médicos (tb estudantes)

VAGAS

0 formandos

DATAS

01 Jan 2017 - 31 Dez 2017

LIMITE DE INSCRIÇÃO

28 Nov 2016

HORÁRIOS

Sem informações
LOCALIZAÇÃO

Campus Académico - Jean Piaget

Alameda Jean Piaget

4405-678 Gulpilhares, Porto

COORDENADAS

Latitude: 0

Longitude: 0

É inquestionável o crescimento das técnicas minimamente invasivas dentro da fisioterapia como a punção seca ou a electrólise percutânea. Na sequência, verifica-se uma crescente utilização de ecógrafos para que as técnicas acima indicadas sejam realizadas com segurança extrema e naturalmente se aumente a eficácia das mesmas. Contudo, não basta apresentar experiência formativa na área da ecografia ou em técnicas minimamente invasivas. Quantas vezes sentiu dificuldade em visualizar a agulha no ecógrafo? Ou quantas vezes sentiu dúvidas sobre a área a tratar? Sabe como melhorar a sua abordagem terapêutica? Como colocar a agulha vs. a sonda ecográfica para que a mesma seja correctamente visualizada? Deve realizar uma abordagem em eixo curto ou longo? Como deve proceder para potenciar a segurança dos seus procedimentos bem como do seu ecógrafo? Estas e muitas outras questões serão abordadas ao longo do curso que aqui apresentamos.

Ver Mais

Objectivos gerais: - Aprofundar o estudo das estruturas mais frequentes dentro das técnicas de fisioterapia invasiva desde o ponto de vista da ecografia clínica, da identificação dos pontos-chave e respectiva abordagem. - Melhorar as habilidades e destrezas nos procedimentos invasiados ecoguiados em fisioterapia.
1. Fisioterapia e técnicas invasivas ecoguiadas 2. Ecografia clínica das estruturas mais frequentas nas técnicas de fisioterapia invasiva. TOP TEN. Zonas-chave. a. Tendão supra-espinhoso - intervalo rotador b. Músculo infra-espinhoso c. Tendão conjunto epicôndilo d. Nervo mediano - túnel cárpico e. Músculo recto anterior do quadricípite f. Ligamento colateral medial do joelho g. Tendão rotuliano h. Gémeo interno - solear i. Tendão de aquiles j. Fáscia plantar 3. Procedimentos de melhoria da visualização da imagem. 4. Procedimentos de melhoria da identificação da zona-chave. 5. Procedimentos de segurança nas técnicas ecoguiadas. 6. Procedimentos de melhoria de visualização da agulha. 7. Abordagens com a agulha: a. In-plane b. Out of plane c. ?Anterotrazado-retrotrazado? d. Indirecto 8. Artefactos 9. Algoritmo decisional
Sem informação
Sem informação

Modo de pagamento

Totalidade

100%

na inscrição

Faseado

50%
na inscrição
50%
até 23.12.2016
Sem informação
1. Aprofundar conhecimentos anatómicos com recurso a ecografia. 2. Saber identificar com rigor a zona lesada e qual a área específica a intervencionar. 3. Melhorar a capacidade de visualização da agulha recorrendo a ecografia, potenciando resultados e intervenções seguras, seja de punção seca ou electrólise percutânea. 4. Participar no 2.º curso em Portugal sendo o mesmo ministrado pelos autores da 1ª obra internacional de Fisioterapia Invasiva.

Newsletter Fica a saber tudo para seres cada vez melhor. Regista-te aqui!