1ª Edição
Porto 32h Sem informação de idioma

Método McConnell® em patologias do ombro e joelho

09 Jun 2017 - 11 Jun 2017

Método McConnell® em patologias do ombro e joelho

Método McConnell® em patologias do ombro e joelho

Técnicas manuais + exercício terapêutico (controlo motor) + aplicação de tape McConnell. Biomecânica. Avaliação/Intervenção/Casos clínicos.

DESTINATÁRIOS

Fisioterapeutas (tb estudantes)

VAGAS

0 formandos

DATAS

09 Jun 2017 - 11 Jun 2017

Complexo Articular do Ombro

09 Jun 2017 - 10 Jun 2017

Articulação do Joelho

10 Jun 2017 - 11 Jun 2017

LIMITE DE INSCRIÇÃO

28 Nov 2016

HORÁRIOS

Sem informações
LOCALIZAÇÃO

Hotel Black Tulip

Avenida da República, nº 2038

4430-195 Vila Nova de Gaia, Porto

COORDENADAS

Latitude: 41,1204304

Longitude: -8,6064404

O conceito McConnell® é uma abordagem de Terapia Manual que foi criada por Jenny McConnell, fisioterapeuta australiana. Actualmente, é utilizado na avaliação e tratamento de pacientes com disfunções neuro-músculo-esqueléticas em todo o mundo. Incorpora a utilização de técnicas manuais, de exercício terapêutico e de tape específico para diferentes condições músculo-esqueléticas e tem sido alvo de investigação científica que comprova a sua efetividade clínica. Para mais informações sobre o conceito visite www.mcconnell-institute.com Baseia-se na compreensão da influência da postura em actividades dinâmicas como factor causal das patologias músculo-esqueléticas e dos efeitos benéficos associados à ?descarga? gerada nos tecidos moles pela aplicação do tape, diminuindo de imediato o padrão de dor e optimizando os efeitos de toda a intervenção terapêutica. O curso apresentado tem o selo de garantia do McConnell Institute (Expandig Orthopaedic Healthcare Knowledge Globally) e abordará o complexo articular do ombro + articulação do joelho, pela enorme prevalência de lesões que ocorrem nas mesmas. O curso é baseado na íntegra em evidência científica. Na abordagem ao complexo articular do ombro será explorada de forma sistemática como a postura estática e dinâmica da extremidade superior pode influenciar os sinais e sintomas do paciente + estudo da avaliação e tratamento do síndrome subacromial, instabilidade multidirecional, translação anterior da cabeça umeral e ombro congelado + extensa prática da aplicação das ligaduras McConnell e técnicas de treino de controlo motor. Adicionalmente serão apresentados factores múltiplos que se associam muitas vezes a quadros recidivantes, como biomecânica errada + influência da rigidez torácica, tensão muscular e controlo motor nos quadros álgicos da articulação gleno-umeral e escápula torácica, com as consequentes numerosas estratégias de intervenção que o fisioterapeuta terá ao seu dispor. Na abordagem à articulação do joelho, o McConnell Institute ensina um exclusivo programa de intervenção patelo-femoral com fortíssima evidência científica (ensaios clínicos, duplos cegos e com grupo de controlo). Será feita uma exposição sobre a avaliação e estratégias de intervenção para dor patelo-femoral, tendinopatia rotuliana, irritação da bolsa de Hoffa, sindrome da banda ilio-tibial, sub-luxação recidivante, inflamação da bolsa anserina (pata de ganso), condromalacia rotuliana e artrose tibio-femoral e femoro-patelar.

Ver Mais

Objectivos gerais: - Conhecer o conceito desenvolvido pela fisioterapeuta australiana Jenny McConnell aplicado ao complexo articular do ombro e a dor anterior do joelho (femoropatelar). - Aprender as técnicas de avaliação e tratamento McConnell baseadas na ligaduras funcionais, na análise da postura e na electromiografia de superfície para a reeducação neuromuscular. Objectivos específicos: Complexo Articular do Ombro - Caracterizar a anatomia e biomecânica do complexo articular do ombro. - Distinguir os diferentes síndromes e quadros clínicos que afectam o ombro. - Planear e realizar uma avaliação clínica do membro superior e as suas relações com as disfunções posicionais do ombro, com especial ênfase na avaliação das estruturas passivas e dinâmicas das articulação escapulo-umeral e a rigidez da coluna torácica. - Aplicar um plano de tratamento, baseado no raciocínio clínico e nos diferentes processos que afectam o complexo do ombro, e intervir adequadamente, mediante estratégias de mobilização e aplicação de tape, nas diferentes disfunções mecânicas da articulação do ombro e sua musculatura. - Aplicar métodos de activação das fibras do trapézio inferior e médio, infraespinhoso e redondo menor, e deltoides posterior. - Planear, implementar e modificar um programa de exercícios de controlo. - Realizar uma reeducação motora mediante o uso de biofeedback electromiográfico. - Discutir e analisar a efectividade da abordagem McConnell no tratamento das disfunções da articulação do ombro. Articulação do Joelho - Identificar os factores que influenciam negativamente a articulação femoro-patelar. - Avaliar o alinhamento estático e dinâmico da rótula e da extremidade inferior, e como este afecta o joelho. - Avaliar a marcha e a distribuição de cargas. - Avaliar o controlo motor do quadricípite e da musculatura glútea. - Avaliar a integridade das estruturas laterais e mediais. - Avaliar a mecânica do pé. - Aplicar ligaduras específicas para corrigir o alinhamento patelar e reduzir os sintomas de irritação da gordura de Hoffa e a tendinopatia patelar, assim como a artrose, síndrome de fricção iliotibial, subluxação recidivante, perisotite tibial, tendinopatia de Aquiles, e determinados problemas do pé. - Realizar técnicas de terapia manual. - Desenhar um eficaz programa de exercícios domiciliários. - Aplicação de electromiografia de superfície para a reeducação neuromuscular. - Realizar um prognóstico sobre a reabilitação.

Ver Mais

Módulo Complexo Articular do Ombro - 16 horas Módulo Articulação do Joelho - 16 horas Formação oficial do McConnell Institute - Módulo Complexo Articular do Ombro 1. Biomecânica do ombro e considerações posturais 2. Instabilidade multidirecional. Um dilema clínico 3. Avaliação postural 4. Exame do ombro: testes de instabilidade. Avaliação da coluna. 5. Tratamento das patologias do ombro 6. Controlo motor 7. Ombro congelado. Musculatura do ombro. 8. Demonstração em paciente. 9. Laboratório de biofeedback electromiográfico. 10. Resumo, discussão e conclusões. Formação oficial do McConnell Institute - Módulo Articulação do Joelho 1. Introdução - CMP /Dor FP. O que é? 2. Biomecânica da articulação femoro-patelar 3. Efeito da dor na função muscular. Irritação da gordura de Hoffa. 4. Avaliação biomecânica da extremidade inferior orientada para a rótula e a integridade das estruturas laterais. 5. Demonstração e sessão prática. 6. Tratamento da dor do joelho, incluindo mobilização e taping. 7. Controlo motor e treino muscular. 8. Laboratório de biofeedback electromiográfico. 9. Resumo, discussão e conclusões

Ver Mais

Com avaliação escrita.
Sem informação

Modo de pagamento

Totalidade

100%

na inscrição

Faseado

0%
na inscrição
0%
até 02.06.2017
0%
até 02.06.2017

Ver Mais

Sem informação
- Terá acesso a material audiovisual exclusivo e oficial do McConnell Institute. - Curso predominantemente prático com avaliação e tratamento de um caso clínico real. - Acesso à mais recente investigação na área da dor, controlo motor e taping McConnell para patologias do ombro e joelho. - Clara melhoria das suas competências profissionais, uma vez que será creditado oficialmente num método de trabalho de prestígio internacional.

Newsletter Fica a saber tudo para seres cada vez melhor. Regista-te aqui!