1ª Edição
Porto 18h Sem informação de idioma

Análise e tratamento biomecânico neuromuscular na corrida e marcha

13 Mai 2017 - 14 Mai 2017

Análise e tratamento biomecânico neuromuscular na corrida e marcha

Análise e tratamento biomecânico neuromuscular na corrida e marcha

Running Therapy Center. Mais de 1000 pacientes com 90% de êxito. C/ colaborador da Federação Espanhola de Atletismo. Neuromecânica. Mapas motores. Casos clínicos. Homologação IPDJ (3.6 UC)

DESTINATÁRIOS

Fisioterapeutas, podólogos, médicos, profissionais das Ciências do Desporto (tb estudantes)

VAGAS

0 formandos

DATAS

13 Mai 2017 - 14 Mai 2017

LIMITE DE INSCRIÇÃO

28 Nov 2016

HORÁRIOS

Sem informações
LOCALIZAÇÃO

Hotel Black Tulip

Avenida da República, nº 2038

4430-195 Vila Nova de Gaia, Porto

COORDENADAS

Latitude: 41,1204304

Longitude: -8,6064404

Metodologia Running Therapy Center - 90% de êxito clínico Já reparou nos milhares de pessoas que decidiram começar a correr? Estarão essas pessoas devidamente preparadas? E quando reabilita por exemplo um quadro de pubalgia, dor lombar ou tendinopatia, e pede ao seu paciente para ir correr para ?testar o sucesso da sua intervenção?, já parou para pensar que pode ser precisamente a forma errada de correr ou caminhar que pode estar na origem do quadro clínico? Este curso irá mudar a maneira de tratar dos seus utentes e diagnosticar algumas das lesões mais comuns. Desenvolvido a partir da metodologia do Running Therapy Center, com base nos mais recentes avanços científicos em biomecânica e neurociência e distinguido pela prática em mais de 1000 pacientes com resultados de cerca de 90% de êxito relativamente ao tratamento efectuado. Nele irá adquirir o conhecimento necessário para realizar um estudo e tratamento biomecânico, como analisar uma sapatilha para caminhar ou correr, as bases para uma análise e tratamento neuromuscular, quais as novidades relativas ao tratamento tecidual e como planear uma abordagem terapêutica adequada. Serão colocados à prova práticas, treinos e tratamentos que têm sido questionados no campo científico. Irá adquirir conhecimentos sobre novos tipos e processos de treino, permitindo desenvolver uma planificação e posterior execução de um treino funcional. Para a realização deste curso será utilizada a tecnologia mais recente em análise biomecânica, acompanhado por material educativo para cada formando. A metodologia do curso foi desenvolvida para que os profissionais formados possam começar a pôr em prática os conhecimentos adquiridos sem realizar qualquer investimento em tecnologia.

Ver Mais

Objectivos gerais: - Aprender a analisar todos os factores envolvidos numa adequada técnica de corrida, com vista ao tratamento e prevenção de lesões. - Aprender a prevenir e tratar lesões através do tratamento neuromuscular. - Aprender a tratar lesões através da reparação tecidual. - Aprender a analisar, gerir e avaliar um plano de tratamento biomecânico neuromuscular. Objetivos específicos: - Analisar o perfil do corredor - Conhecer o contexto do corredor - Aprender a analisar a postura - Aprender a analisar a marcha - Aprender a analisar a corrida - Aprender a avaliar padrões de movimento básicos na corrida - Aprender a avaliar os principais testes neuromusculares com incidência no padrão da corrida - Aprender as técnicas básicas de tratamento neuromuscular - Aprender as técnicas básicas de correcção dinâmica - Conhecer os mecanismos básicos de reparação tecidular
- O corpo humano como sistema complexo - Movimento e evolução - Princípios neuromusculares - Ferramentas de estimulação neuromuscular - Reflexos sensorio-motores - Rigidez relativa / Movimento / Controlo Motor / Timing muscular - Esquema postural - Mapas motores - Teoria de desenvolvimento da função motora - Modelo de locomoção na marcha - Modelo de locomoção na corrida - Análise de diferentes tipos de calçado - Repercussão do tipo de calçado sobre a biomecânica da marcha e corrida - Objectivos da intervenção clínica - Pontos-chave na marcha - Pontos-chave na corrida - Neuromecânica e lesões na corrida - Avaliação biomecânica neuromuscular - Esquemas posturais - Testes biomecânicos neuromusculares - Tratamento biomecânico neuromuscular a) Estratégias básicas - Identificação das causas subjacentes às lesões: a) Fasceite plantar b) Metatarsalgia c) Entorse do tornozelo d) Sindrome compartimental e) Periostite f) Tendinopatia do aquiles g) Tendinopatia do tibial posterior h) Síndrome femoro-patelar i) Tendinopatia rotuliana j) Sindrome da banda ilio-tibial k) Ruptura músculos isquiotibiais l) Sindrome piramidal m) Trocanterite n) Cruralgia o) Lombalgia p) Sacroileíte q) Artrose - Pontos-chave - Espaço para questões e esclarecimento de dúvidas

Ver Mais

Sem informação
Sem informação

Modo de pagamento

Totalidade

100%

na inscrição

Faseado

50%
na inscrição
50%
até 05.05.2017
Sem informação
- No final da formação estará dotado de ferramentas inovadoras na análise e tratamento biomecânico. - Será capaz de realizar uma análise e tratamento com um mínimo de investimento em tempo e dinheiro. - Ao finalizar o curso terá uma certificação RTC Method, sendo os seus dados pessoais incluídos na página web do Running Therapy Center, como profissional especializado.

Newsletter Fica a saber tudo para seres cada vez melhor. Regista-te aqui!