1ª Edição
Porto 16h Sem informação de idioma

Gravidez e preparação para o parto

01 Jan 2017 - 31 Dez 2017

Gravidez e preparação para o parto

Gravidez e preparação para o parto

Pré e pós-parto. Libertação articular pélvica e preparação miofascial. Tonificação pavimento pélvico. Trabalho de respiração, dilatação e expulsão. Preparação física para o parto.

DESTINATÁRIOS

Fisioterapeutas, Enfermeiros, Médicos e Osteopatas (tb estudantes finalistas)

VAGAS

0 formandos

DATAS

01 Jan 2017 - 31 Dez 2017

LIMITE DE INSCRIÇÃO

28 Nov 2016

HORÁRIOS

Sem informações
LOCALIZAÇÃO

Hotel Black Tulip

Avenida da República, nº 2038

4430-195 Vila Nova de Gaia, Porto

COORDENADAS

Latitude: 41,1204304

Longitude: -8,6064404

A preparação do corpo para a gestação envolve adaptações e alterações dos mais variados sistemas e pode ser considerada como um estado de saúde que envolve modificações fisiológicas iguais ou superiores a estados patológicos. Um ciclo onde é fundamental o conhecimento da biomecânica pélvica, prevenindo sequelas articulares e miofasciais pélvi-perineais e potenciando o momento do parto, através da realização de exercícios de libertação articular pélvica e preparação miofascial (1). A grávida beneficiará também do ensino de posturas que facilitam a dilatação e, consequentemente, o período expulsivo, e do conhecimento de técnicas de respiração e relaxamento, que auxiliam na descida fetal durante o parto e evitam danos endopélvicos, diminuindo também o stress do momento. Desde o aumento da predisposição para lesões, pelo aumento da produção de determinadas hormonas que favorecem a hipermobilidade e instabilidade de algumas articulações (2), às alterações e consequentes possíveis disfunções do pavimento pélvico (lesões conjuntivas, musculares e nervosas) e da postura, são várias as condições a atender para que a grávida usufrua ao máximo deste período, sem prejuízo no período após o parto. A atenção particular para com a musculatura do pavimento pélvico permitirá prevenir e impedir o comprometimento dos ligamentos da cavidade pélvica, responsáveis pela sustentação dos órgãos, anexos embrionários e bebé, que durante a gravidez são exponencialmente forçados e que permitem impedir o aparecimento de prolapsos genitais, incontinência urinária, entre outras disfunções frequentemente associadas à gravidez e ao parto. O incentivo à prática de exercício também permitirá controlar mais facilmente algumas das alterações anátomo-fisiológicas da gravidez, facilitar a performance da grávida durante o parto, e facilitar a passagem do feto, através do aumento do estrogénio que contribui para o relaxamento muscular, suavização das cartilagens e aumento do líquido sinovial. 1. Prevention of obstetric origin pelvic floor dysfunction 2.Stature loss and recovery in pregnant women with and without low back pain

Ver Mais

Objectivos gerais: - Conhecer as diferentes fases da gravidez. - Conhecer como a grávida poderá preparar o seu corpo para a gravidez, de forma a prevenir ou recuperar patologias diversas, frequentes durante as diferentes etapas da gravidez. - Auxiliar a grávida a tomar consciência do seu corpo e da importância do movimento durante a gravidez e no parto. Objectivos específicos: - Sensibilizar os formandos para a importância da valorização da grávida e patologias mais frequentes durante a gravidez; - Aquisição de conhecimento e técnicas que permitam tratar essas patologias; - Conhecer as diferentes fases da gravidez; - Deter competência para preparar o corpo da grávida para o momento do parto, com particular destaque para os músculos abdominais e perineais; - Conhecer o pavimento pélvico obstétrico e aprender a prevenir as diferentes lesões decorrentes do parto; - Conhecer o potencial do trabalho postural na mulher grávida; - Ajudar, através do movimento, a paciente no período de dilatação e parto, recorrendo a posturas e exercícios respiratórios que favorecem a fisiologia do parto; - Aprender a abordar uma puérpera no sentido de intervir sobre cicatrizes de episiotomia ou cesariana, ou para iniciar reeducação perineal.

Ver Mais

Dia 1: Características específicas biomecânicas e neuro-musculo-esqueléticas na gravidez Alteração das propriedades do pavimento pélvico durante a gravidez Avaliação postural e perineal da mulher grávida Prática Preparação do pavimento pélvico durante a gravidez: - Trabalho da musculatura superficial do períneo - Tonificação da musculatura profunda do períneo através da postura. Postura e estática pélvica na grávida. Prática sobre preparação perineal e postural Tratamento das disfunções mais habituais na gravidez: - Síndrome do piramidal (pubalgia) - Sacroileíte - Psoístis - Bloqueios diafragmáticos Prática Dia 2: Respiração, dilatação e período de expulsão durante o parto - Posições durante a dilatação e sua gestão - Posições durante o período expulsivo e sua gestão - O movimento como alívio da dor - A respiração e os fluxos respiratórios durante a fase de dilatação e parto Prática Preparação física na gravidez - Exercícios proprioceptivos para manter a flexibilidade e estática pélvica durante a gravidez - O abdómen e a gestão da actividade abdominal Prática

Ver Mais

Sem informação
Sem informação

Modo de pagamento

Totalidade

100%

na inscrição

Faseado

50%
na inscrição
50%
até 23.12.2016
Sem informação
- Importante ferramenta de trabalho para a preparação e favorecimento do trabalho de parto. - Aquisição de técnicas e conhecimentos que permitem actuar, com elevado sucesso terapêutico, junto de puérperas submetidas a episiotomia ou cesariana. - A formação desenvolverá competências que dotarão os profissionais de autonomia para criarem os seus próprios protocolos na intervenção clínica.

Newsletter Fica a saber tudo para seres cada vez melhor. Regista-te aqui!