Geral

Os 10 artigos mais lidos em 2021

Da Fisioterapia ao Exercício, passando pela abertura de um negócio próprio, conheça os temas que mais interessaram aos nossos leitores no ano de 2021.

Da Fisioterapia ao Exercício, passando pela abertura de um negócio próprio, conheça os temas que mais interessaram aos nossos leitores no ano de 2021. Aqui fica o nosso TOP 10 de artigos mais lidos:


Em 10.º lugar:


“Comecei a tomar a pílula por causa das dores menstruais.”

A contracepção hormonal pode estar a silenciar um sintoma e não a causa da dismenorreia. Quando uma adolescente/mulher utiliza a pílula ou outra qualquer contracepção hormonal não menstrua porque o seu ciclo menstrual está latente, adormecido, inativo. A menstruação resulta de um ciclo onde há ovulação.


Em 9.º lugar:


Engrama motor na (re)habilitação do movimento
Sabia que quando aprendemos estamos a aumentar o nosso repertório cognitivo? O verbo aprender tem um potencial gigante, a todos os níveis. Não obstante, existe um substantivo que é crucial na nossa relação com o meio em que vivemos. Sim, MOVIMENTO é o substantivo.


Em 8.º lugar:


Relação entre força e comprimento muscular

Entendimento dos mecanismos neurofisiológicos de grande importância na correcta prescrição do treino O gráfico que apresentamos no fim deste artigo, foi retirado do livro "Fisiologia do Esporte e do Exercício", dos autores W. Larry Kenney, Jack H. Wilmore e David L. Costill, e na imagem está representada a variação na força ou tensão produzida por um músculo, relativamente a mudanças no comprimento do Sarcómero, durante uma contração concêntrica.


Em 7.º lugar:


Abertura do próprio negócio - Um testemunho de Ricardo Amorim

Ricardo Amorim, tido como um dos maiores impulsionadores da fisioterapia em Portugal, é o CEO e director técnico da FISIOGlobal - Saúde Integral, uma unidade privada de saúde, reconhecida pela resposta clínica de vanguarda e eficácia dos seus resultados.


Em 6.º lugar:


Osteopatia corrige assimetrias no crânio do bebé

O desenvolvimento do crânio do recém-nascido é influenciado por um conjunto vasto de alterações que podem ocorrer no período de gestação e/ou período expulsivo do parto. Sabes em que medida a osteopatia poderá intervir e corrigir este tipo de malformações?


Em 5.º lugar:


Antes e depois da mastectomia: o testemunho da reabilitação de D.O.

Após mastectomia por carcinoma da mama, e mais de um ano e meio a realizar tratamentos de fisioterapia sem sucesso, D.O. procurou a ajuda da fisioterapeuta Neide Costa, formadora do curso Reabilitação da Doença Oncológica da Mama, para recuperar dos tratamentos radioterapia, quimioterapia e tentativa de reconstrução mamária.


Em 4.º lugar:


Vai abrir a sua própria clínica? 5 respostas a questões que deve ler já

Cada vez mais os profissionais de saúde estão a descobrir como se tornar empresários de sucesso, através da abertura de clínicas próprias. Entrevistamos a Arquitecta Cristina Fernandes para ficar a conhecer a resposta às 5 questões mais frequentes de quem pretende dar os principais passos para abertura da sua clínica ou gabinete.


🏆 Curioso para saber o nosso TOP 3? Aqui vai!


Em 3.º lugar:


Foco Externo ou Foco Interno: qual o mais efectivo?

Em termos de eficácia, eficiência e velocidade de aprendizagem, o foco externo apresenta maiores benefícios. Nos últimos anos tem-se privilegiado o foco atencional na aprendizagem de uma tarefa motora.

Em 2.º lugar:


Sabia que existe uma posição correta para evacuar?

A dificuldade em esvaziar o intestino e evacuar, pode ser, na realidade, sinal de uma disfunção. Urinar e evacuar são respostas fisiológicas do nosso organismo, tal como fazer a digestão.


Em 1.º lugar:


Inscrição na Ordem dos Fisioterapeutas passa a ser obrigatória para exercer a atividade

Foram publicados esta sexta-feira, 23 de abril de 2021, em Diário da República os estatutos que regulam a criação, estrutura e funcionamento da Ordem dos Fisioterapeutas, bem como todas as orientações para a inscrição dos profissionais de fisioterapia na mesma.

Ver Mais

Partilha este artigo

Share to Facebook Share to Twitter Share to Google + Share to Mail

Newsletter Fica a saber tudo para seres cada vez melhor. Regista-te aqui!