Saúde

O que precisa de saber sobre Síndrome de Deficiência Postural (SDP)

O sistema proprioceptivo continua, hoje, a ser ignorado pela maioria dos profissionais de saúde

Da dor crónica à dislexia, os males da postura ainda são desconhecidos da maioria, mesmo sendo português um dos principais investigadores mundiais da Posturologia.


Desfasado da orientação espacial e do estado de contração ou relaxamento de vários músculos, o SNC muitas vezes dá ordens erradas a diversas estruturas do organismo, o que caracteriza um distúrbio do funcionamento do sistema propriocetivo. As consequências que podem advir desta violação da harmonia biomecânica humana sucedem-se num rol tão variado quanto surpreendente.


Considerado o nosso sexto sentido biológico, o sistema propriocetivo continua, hoje, a ser ignorado pela maioria dos profissionais de saúde.


Sintomas graves como dor em múltiplas partes do corpo, limitação de movimentos articulares, vertigem e desequilíbrio, múltiplos distúrbios sensoriais e percetivos, fadiga crónica, distúrbios de aprendizagem e atenção, produzem sofrimento desnecessário e duradouro.


Ao nível das dificuldades de aprendizagem pode verifica-se que a criança progride na escola abaixo da sua capacidade de inteligência e do esforço que desenvolve. Pode observar-se dislexia, discalculia, disgrafia, dislalia, disortografia, défice de atenção e hiperatividade.


Orlando Alves da Silva afirma que mais de 10% da população portuguesa tem Síndrome de Deficiência Postural (SDP), a qual tem sido tratada com uma eficácia que garante ser superior a 90%.


Orlando Alves da Silva, oftalmologista português e um dos médicos mais especializados mundialmente na Síndrome de Deficiência Postural (SDP), dá resposta a 4 questões que o vão ajudar a compreender melhor este síndrome e de que forma pode ser tratado.


Quais são as patologias associadas à Síndrome de Deficiência Postural?



O que é o Síndrome de Deficiência Postural?



Quais as características diferenciadoras do método da Escola de Lisboa na definição e tratamento do SDP?



Que competências ganha o fisioterapeuta ao frequentar o curso de SDP?


Ver Mais

Partilha este artigo

Share to Facebook Share to Twitter Share to Google + Share to Mail

Cursos Relacionados

Curso Síndrome de Deficiência Postural (SDP)

11 Mar - 12 Mar 2023 16h Vila Nova de Gaia

Curso Síndrome de Deficiência Postural (SDP)

Newsletter Fica a saber tudo para seres cada vez melhor. Regista-te aqui!