Saúde

Método POLD de terapia manual - casos clínicos, por Ricardo Amorim

Este pode ser um dos textos mais importantes que irá ler nos próximos tempos

E contém um convite que pode fazer grande sentido. Se fizer (e se for o momento certo para si) poderá transformar o próximo ano num importante momento de viragem e progresso profissional!


Foi assim para mim em 2007, ano em que contactei pela primeira vez com o Método POLD, que se revelou um momento crucial de aprendizagem e mudança.


Volvidos 16 anos, convido-o a fazer o mesmo!


Como provavelmente sabe, sou o primeiro instrutor da europa do International POLD Institute. Esta é uma formação verdadeiramente transformadora pelo processo de descoberta e crescimento que desencadeia na prática dos que a realizaram.


Posso falar-lhe de dezenas de situações inspiradoras a que assisti após as 11 edições já decorridas: assumir o controlo da prática clínica de uma forma eficiente e com resultados rápidos, reencontrar o propósito da profissão no dia-a-dia com pacientes, ultrapassar inseguranças com determinadas patologias e diagnósticos, descobrir novos desafios em casos mais difíceis, alcançar resultados que de outra forma parecia impossível e com isso conseguir obter uma notoriedade impactante junto dos pacientes.


Uma vez que é algo que frequentemente me solicitam, decidi escrever este artigo com alguns dos meus casos clínicos e do próprio criador da metodologia, Juan Vicente López Díaz.


1. Lombociatalgia aguda

Resultado de uma intervenção com duração aproximada de 40 minutos, num caso de lombociatalgia em fase aguda, resistente às terapêuticas instituídas até então (farmacológica e física).

Duração dos sintomas = 13 dias



2. Escoliose

Resultado de uma intervenção com o Método POLD de terapia manual no decorrer de um dos cursos, com uma utente real.



3. Escoliose

Resultado de 5 intervenções num caso de escoliose. Como complemento após as 5 sessões iniciais institui-se além do Método POLD trabalho de controlo motor. 


A imagem seguinte mostra o controlo radiográfico realizado 6 meses após o início da abordagem.



4. Epicondilose lateral

Resultado de uma intervenção com duração aproximada de 20 minutos na 1.ª consulta de avaliação a um caso com sequelas de cirurgia a epicondilose lateral.


5. Tacícula radial

Jovem, com história de fractura e cirurgia à tacícula radial, estava proposto a nova cirurgia pela rigidez articular que apresentava. Caso resistente às terapêuticas instituídas até então. Resultado de uma intervenção com duração aproximada de 10 minutos, alcançado no decorrer de um dos cursos com utente real.




6. Capsulite adesiva

Resultado de duas intervenções num caso com capsulite adesiva com quadro álgico associado.

Duração dos sintomas = 7 meses.

Caso resistente às terapêuticas instituídas até então.

É possível observar o início da 1.ª sessão, fim da 1.ª sessão após 10 minutos de intervenção com o Método POLD de terapia manual e o fim da 2.ª sessão.



7. Capsulite adesiva

Resultado de duas intervenções a um caso com capsulite adesiva, sem quadro álgico associado, mas com limitação funcional importante.

Duração dos sintomas = 9 meses.

Resistente às terapêuticas instituídas nos últimos 9 meses.

É possível observar a disponibilidade articular na 1.ª consulta, no fim da 2.ª intervenção e o resultado final após 8 semanas de trabalho, onde além do Método POLD de terapia manual foi necessário intervir com exercício terapêutico.


8. Ombro

Resultado enviado por um ex-formando do curso Método POLD de terapia manual, de duas intervenções num ombro com quadro álgico e limitação funcional importante. Vídeos demonstram o resultado da avaliação inicial e no fim das 2 intervenções.



O que pode aprender ao estudar o método POLD? Partilhe e coloque-me as suas dúvidas, se quiser.

2023 é ano da mudança. Juntos vamos mais longe.


Abraço,

Ricardo Amorim


PS: 16 anos depois de ter participado no meu primeiro curso de POLD como formando, olho para esse momento com um carinho extraordinário - espero que lhe aconteça o mesmo quando, em 2030, olhar para este ano.

Ver Mais

Partilha este artigo

Share to Facebook Share to Twitter Share to Google + Share to Mail

Newsletter Fica a saber tudo para seres cada vez melhor. Regista-te aqui!