Exercício

Considerações sobre variabilidade de movimento e recursos motores [parte 2/2]

Desenvolvimento da inteligência motora perante os desafios motores.

A capacidade para a adaptabilidade não se aplica somente a desportos competitivos. Na vida quotidiana de cada um de nós surgem constantemente movimentos inesperados ou desafios posturais:

- Uma longa viagem de avião num assento apertado

- Uma noite no sofá ou numa cama estranha

- Andar com sapatos desconfortáveis

- Carregar sacos numa mão enquanto colocamos o bebé no carro


Em cada uma destas situações, resolver o problema motor pode requerer uma ruptura com aquilo que é normalmente considerada “boa” postura, forma adequada ou mais harmoniosa de movimento. A habilidade de encontrar uma solução motora para todos estes problemas inesperados é parte do que deveríamos considerar como inteligência motora.


O que significa isso em termos práticos?


A inteligência motora é desenvolvida através do processo de encarar uma variedade de desafios motores. Isto é verdadeiro até mesmo em desportos que não envolvem quase elementos de imprevisibilidade, aleatoriedade ou variação durante uma competição real.


Louie Simmons é um dos mais bem-sucedidos treinadores de powerlifting do mundo, um desporto que requer somente três movimentos simples na competição: agachamento, supino e peso morto.


Apesar do vocabulário do movimento muito pequeno, Simmons treina os seus atletas com uma constante variedade na forma como realizam os movimentos (ex.: barras diferentes, pesos diferentes, velocidades diferentes, diferentes posicionamentos dos pés). Parte da sua lógica é a seguinte: “Assim que o teu corpo achar que tem todas as respostas, começa a fazer perguntas diferentes”.


Na vida moderna, há poucos entraves que colocam o sistema nervoso sob a exigência de encontrar soluções motoras criativas para problemas. Na verdade, toda a inteligência para resolver problemas motores foi exportada para os engenheiros ergonómicos especialistas que desenham as nossas cadeiras, sofás e camas!


No mundo atual, não precisamos de qualquer variabilidade de movimento, nem nos é requisitado o uso de qualquer inteligência motora, razão pela qual quando expostos a desafios motores e posturais, muitas pessoas experimentarão desconforto em menos de 10 minutos.


Fica a dica para refletir sobre os desafios motores significativos: os seus e dos seus utentes/clientes.



Quero ler artigo:

Considerações sobre variabilidade de movimento e recursos motores [parte 1/2]

Ver Mais

Partilha este artigo

Share to Facebook Share to Twitter Share to Google + Share to Mail

Newsletter Fica a saber tudo para seres cada vez melhor. Regista-te aqui!