Saúde

Relação positiva custo-benefício das técnicas quiropráticas

Sucesso do tratamento quiroprático face à abordagem hospitalar, na dor lombar de origem mecânica.

Uma investigação da Faculdade de Medicina do Hospital São Bartolomeu, em Londres, publicada no British Medical Journal, que envolveu o estudo de 741 pacientes com dor lombar, durante três anos, concluiu que a abordagem quiroprata apresenta resultados de custo-benefício altamente positivos comparativamente à abordagem tradicional hospitalar.


Este estudo, um dos mais influentes, devido ao seu tamanho, metodologia científica, independência e resultados pretendia comparar o sucesso do tratamento quiroprático face à abordagem hospitalar, em pacientes com dor lombar de origem mecânica. 


Em três anos, os resultados confirmaram que os pacientes tratados com manobras quiropráticas apresentavam maior benefício e satisfação a longo prazo do que aqueles tratados através da abordagem tradicional hospitalar.


O tratamento, que tinha como limitação um máximo de 10 tratamentos, durante 3 meses, revelou que os pacientes tratados (incluindo os pacientes com dor grave e crónica) com técnicas quiropráticas apresentavam uma melhoria significativamente superior aos demais, nomeadamente no que diz respeito ao factor intensidade da dor. Os resultados observados neste grupo mantiveram-se ainda após 1 a 2 anos.

Ver Mais

Fonte:

Meade, T. W. et al (1995). Randomised comparison of chiropractic and hospital outpatient management for low back pain: results from extended follow up. BMJ; 311:349.

Partilha este artigo

Share to Facebook Share to Twitter Share to Google + Share to Mail

Cursos Relacionados

Newsletter Fica a saber tudo para seres cada vez melhor. Regista-te aqui!