Saúde

GAH NO TRATAMENTO DE INCONTINÊNCIA URINÁRIA

  • Os Abdominais usualmente denominados de “tradicionais” implicam uma forte contração dos músculos abdominais e flexão do tronco na sua execução. Ambos os mecanismos provocam um aumento da pressão dentro do abdómen e essa pressão tem influência directa no pavimento pélvico, aumentando os riscos de incontinência urinária e prolapso.

    Actualmente, são inúmeras as pessoas que sofrem de incontinência urinária, condição que tem grandes consequências na qualidade de vida, como sentimentos de vergonha ou frustrações psicossociais.

    Ginástica Abdominal Hipopressiva (GAH) surge como alternativa aos abdominais tradicionalmente executados, por forma a promover o fortalecimento dos músculos abdominais sem sobrecarregar os músculos do pavimento pélvico. Partindo de um conjunto de técnicas posturais, estimula a musculatura acessória respiratória, relaxa o diafragma, diminui a pressão intra-abdominal e activa os músculos abdominais e perineais. 

    O tratamento com mais frequente recomendação para quem apresenta este tipo de sintomas é o treino da musculatura do pavimento pélvico, dado que o acondicionamento muscular e tónus do pavimento pélvico estão positivamente relacionados com a redução dos sintomas desta disfunção.

    Deste modo, a eficácia da GAH está relacionada com a activação da musculatura do pavimento pélvico (MPP) e do músculo transverso quando utilizadas as Técnicas Hipopressivas e gestão da pressão intra-abdominal. O aumento desta pressão é um factor incitador no desenvolvimento de prolapsos e, por isso, a gestão e posterior diminuição da mesma vai atenuar este tipo de acontecimentos.

    Este método, ao contribuir para a normalização do tónus da MPP, mantém a função de suporte perante situações de aumento de pressão intra-abdominal, prevenindo e tratando as situações de incontinência urinária em diferentes actividades do quotidiano.

Ver Mais

Partilha este artigo

Share to Facebook Share to Twitter Share to Google + Share to Mail

Newsletter Fica a saber tudo para seres cada vez melhor. Regista-te aqui!