Saúde

[Ebook gratuito] Reabilitação Vestibular

Abordagem fisioterapêutica especializada em distúrbios vestibulares

Evidências demonstram que a reabilitação vestibular (RV) pode ser eficaz na melhoria dos sintomas relacionados com diversos distúrbios vestibulares. [1,2]


Utentes acometidos com patologias vestibulares frequentemente apresentam sintomatologia de vertigem, tontura, distúrbios visuais e/ou desequilíbrio, sendo estas as principais consequências clínicas que a reabilitação visa resolver.


Outras afecções secundárias aos distúrbios vestibulares poderão surgir, tais como náuseas e/ou émese, redução da capacidade de concentração e fadiga.


Todas as anteriores condições podem diminuir a qualidade de vida e afectar todas as esferas da vida quotidiana, para além de contribuírem para transtornos emocionais, como ansiedade e depressão, e levarem à adopção de um estilo de vida sedentário, a fim de evitar episódios ou o agravamento de tonturas e desequilíbrios. Como resultado, a diminuição da força e da flexibilidade muscular, o aumento da rigidez articular e a redução da resistência poderão ocorrer.


Trata-se, pois, de uma abordagem fisioterapêutica especializada, destinada a aliviar os sinais primários e secundários causados por distúrbios vestibulares.


Faz já o download do ebook gratuito e fica a conhecer os mecanismos de recuperação vestibular, os principais exercícios prescritos, bem como os factores que poderão limitar a reabilitação.


Clica aqui ou na imagem para o download. 👇


André Santos, uma das maiores referências mundiais na área da reabilitação vestibular, convida-te a integrar a sua próxima turma em Portugal.


Aprende a:

- Avaliar e reconhecer as síndromes vertiginosas

- Realizar o exame físico direccionado para o diagnóstico cinético funcional

- Conduzir e preparar o tratamento adequado para cada diagnóstico funcional, com intenso treino das técnicas específicas da reabilitação vestibular

Ver Mais

Fonte:

1. McDonnell MN, Hillier SL. Vestibular rehabilitation for unilateral peripheral vestibular dysfunction. Cochrane Database of Systematic Reviews 2015, Issue 1. Art. No.: CD005397. DOI: 10.1002/14651858.CD005397.pub4

2. Herdman SJ. Vestibular rehabilitation. Curr Opin Neurol; 2013:26:96-101.

Newsletter Fica a saber tudo para seres cada vez melhor. Regista-te aqui!