Saúde

[Ebook gratuito] Acupunctura: a evidência científica

Pesquisa científica sobre a acupunctura cresce exponencialmente nos últimos 20 anos

Deixou de ser possível afirmar que a eficácia da acupunctura é atribuída ao efeito placebo ou que é útil apenas para a dor músculo-esquelética.


Uma revisão recente examinou guidelines clínicas mundiais, criadas por uma variedade de grupos, incluindo instituições governamentais de saúde e grupos de especialidades médicas. Durante um período de 27 anos, encontraram 2.189 recomendações positivas para a acupunctura para 204 problemas de saúde, principalmente em guidelines publicadas na América do Norte, Europa e Austrália. [1]


Estas recomendações oficiais indicam que a evidência da acupunctura é agora reconhecida por médicos especialistas, deixando de ser uma prática clínica “alternativa”. Na verdade, estes novos dados mostram que a acupunctura é um dos tratamentos mais amplamente recomendados na medicina moderna. [2]


Faz já o download gratuito do ebook acupunctura - a evidência científica, e conhece os resultados de estudos comparativos entre acupunctura e tratamentos convencionais, bem como as principais conclusões sobre a acção da acupunctura na neurofisiologia da dor, sem dúvida a temática mais extensivamente pesquisada ao longo dos últimos 60 anos.


Clica aqui ou na imagem para o download. 👇



Deixamos-te ainda um convite:

Antonio Garcia Godino, fisioterapeuta especializado em acupunctura clínica enquanto modelo neurofuncional da fisioterapia invasiva e docente no Master Oficial em Fisioterapia Invasiva (USP-CEU), estará em Portugal em Setembro e promete ensinar-te a integrar as técnicas de acupunctura e electro-acupunctura na prática clínica diária, em articulação com as demais técnicas convencionais da fisioterapia e, de modo particular, com as abordagens da fisioterapia invasiva.


Atenção! Este curso afasta-se totalmente dos esoterismos da medicina tradicional chinesa e é totalmente direccionado ao fisioterapeuta e à sua abordagem no sistema neuro-músculo-esquelético, tendo em conta toda a evolução que a área denota.


Não se pretende, por isso, formar acupunctores, mas sim enquadrar a prática da punctura enquanto técnica coadjuvante na intervenção em fisioterapia invasiva.

Ver Mais

Fonte:

1. Birch S, Lee MS, Alraek T, et al. Overview of Treatment Guidelines and Clinical Practical Guidelines That Recommend the Use of Acupuncture: A Bibliometric Analysis. The Journal of Alternative and Complementary Medicine Published Online First: 18 June 2018.

2. Koppelman, M. H. (s/d). Acupuncture: An Overview of Scientific Evidence.

Partilha este artigo

Share to Facebook Share to Twitter Share to Google + Share to Mail

Cursos Relacionados

Newsletter Fica a saber tudo para seres cada vez melhor. Regista-te aqui!