1ª Edição
Porto 14h Inglês, c/ intérprete p/ português (qd necessário)

Explain Pain

13 Abr 2019 - 14 Abr 2019

Explain Pain

Confirmado

429€

ATÉ 25 DE MARÇO

Inscreve-te neste curso com um amigo e ambos usufruem de 10% de desconto!
Ver regulamento aqui

NOI Explain Pain: os mais recentes avanços da neurociência na abordagem à dor

No renovado curso Explain Pain, do reputado NOI Group, as ciências da dor tornam-se acessíveis e compreensíveis para todos. Os participantes serão introduzidos ao conhecimento mais recente sobre os efeitos do tecido, nervo, cérebro e stress na dor e no movimento.

DESTINATÁRIOS

todos os profissionais com pacientes ou clientes acometidos com dor crónica e estados de stress.

VAGAS

50 formandos

DATAS

13 Abr 2019 - 14 Abr 2019

LIMITE DE INSCRIÇÃO

25 Mar 2019

HORÁRIOS

9h00-17h00

sábado

9h00-16h30

domingo

LOCALIZAÇÃO

Hotel Black Tulip

Avenida da República, nº 2038

4430-195 Vila Nova de Gaia, Porto

COORDENADAS

Latitude: 41,1204304

Longitude: -8,6064404

FORMADOR

Reino Unido

Tim Beames

Terapia Manual

Co-fundador da Pain and Performance

Tim Beames - Master Science Lab
Numa época em que se experiencia uma epidemia de dor crónica e um aumento da evidência do fracasso dos fármacos, ferramentas educacionais simples, mas extremamente poderosas, podem direccionar eficazmente os sistemas biológicos de tratamento da dor.

Nos últimos dez anos ficamos a saber mais sobre a dor do que nos mil anos anteriores e estamos cada vez mais próximos de facultar respostas para o "porquê sinto dor?" e "o que posso fazer a esse respeito?".

No renovado curso Explain Pain, do reputado NOI Group, as ciências da dor tornam-se acessíveis e compreensíveis para todos. Os participantes serão introduzidos ao conhecimento mais recente sobre os efeitos do tecido, nervo, cérebro e stress na dor e no movimento.

O conhecimento será aplicável a todas as faixas etárias e a casos clínicos desde dor lombar, hemiplegia, dores generalizadas às complexidades da dor fantasma e síndrome da dor complexa regional.

Explicar a neurociência moderna a pacientes é uma estratégia que pode alterar os comportamentos de dor e stress. Não obstante, explicar a dor é um processo bidireccional - os padrões de dor, metáforas e histórias do ponto de vista do paciente são essenciais para entender quem sofre e a sua própria história.

Décadas de pesquisa e experiência clínica foram agora sintetizadas na nova etapa do Explain Pain - The Protectometer: um manual que permite que o paciente e o seu profissional de saúde mapeiem a sua experiência de dor, compreendam todos os factores que a afectam e desenvolvam um programa de educação e tratamento terapêutico personalizado.

São dias emocionantes para a neurociência!

O curso de dois dias do Explain Pain, baseado no popular livro de David Butler e Lorimer Moseley com o mesmo nome, extrai novos paradigmas, histórias terapêuticas e estratégias da revolução neurocientífica para facilitar a mudança conceptual tanto para o paciente quanto para o profissional de saúde.

Serás então introduzido ao mais recente conhecimento sobre pain "neurotags", "brain ignition nodes", zinging and zapping nerves, smudging in the brain e backfiring nerves. Aprenderás sobre como o sistema imunológico, o sistema nervoso simpático e o cortisol são críticos numa experiência dolorosa.

Não percas esta oportunidade única. Os cursos da NOI Explain Pain são intelectualmente estimulantes, desafiadores, evidence-based, e agora com a introdução do Protectometer, terás o conjunto de ferramentas terapêuticas mais impressionante de todos os tempos.

Ver Mais

1. Fornecer conhecimentos actuais sobre a dor e a biologia do stress.
2. Dar a conhecer o efeito do stress na dor.
3. Posicionar o conceito Explain Pain enquanto modelo evidence-based de intervenção no tratamento da dor.
4. Ensinar novas estratégias de tratamento educacional e multimodal fundamentadas no Protectometer.
Dia 1:
- Mudança conceptual e abordagem biopsicossocial
- Como funciona o sistema nervoso?
- Narrativas da neurociência 1. Tissue issues, nociception and pain
- Narrativas da neurociência 2 "I have got a pinched nerve"
- Narrativas da neurociência 3 "It?s all in your head"

Dia 2:
- Narrativas da neurociência 4 - "Peturbations in homeostasis"
- Educação terapêutica com base nas neurociências
- Biologically based graded exposure (pacing)
- Exercícios corporais virtuais
Sem informação
Certificado internacional emitido pelo NOI Group.

Certificado de frequência de formação profissional, de acordo com o decreto 35/2002, de 23 de abril.

Modo de pagamento

Totalidade

100%

na inscrição

Faseado

50%
na inscrição
50%
até 05.04.2019

Notas

Inclui documentação de apoio + certificado + coffee-break (água, café e chá)

Tim Beames

Co-fundador da Pain and Performance, uma organização centrada no tratamento de estados de dor complexos e persistentes e na oferta de programas de formação subordinados ao mesmo tema. Tim Beames é o principal instrutor da NOI UK, partilhando o seu conhecimento em todo o Reino Unido, Europa e Austrália. É também co-autor do Graded Motor Imagery Handbook, juntamente com Lorimer Moseley, David Butler e Tom Giles.

1. Irás entender como o sistema da dor lida com lesões nos tecidos e nervos e a função dos processos que se desencadeiam no cérebro em relação a experiências de dor.
2. Seres capaz de proporcionar ao paciente conhecimento sobre dor é uma técnica efectiva de tratamento, baseada em evidência científica. As técnicas de tratamento ensinadas neste curso educam pacientes a utilizar a sua dor de forma efectiva.
3. Possuirás um conhecimento actualizado sobre o que acontece no corpo durante a experiência de dor, incluindo actividade genética e modificações plásticas no cérebro.
4. Irás compreender como a dor é construída pelo cérebro para ajudar a enfrentar uma ameaça e porquê algumas vezes o cérebro produz dor excessiva.
5. Aprenderás directamente com um dos mais requisitados formadores do reputado Neuro Orthopaedic Institute ? NOI Group.
CERTIFICAÇÕES E APOIOS
Certificado 1 - Master Science Lab
Certificado 2 - Master Science Lab

Formação Complementar

FORMADOR Jay P. Shah

Punção Seca Segmentária. C/ médico de Harvard Medical School. Avanços científicos. Neurociência da dor. C/ vencedor do prémio Janet Travell.

Newsletter Fica a saber tudo para seres cada vez melhor. Regista-te aqui!